Inglês – Will, ou Going to? Veja o uso correto que indica o futuro

A maioria dos estudantes assume que a forma will é a única que se utiliza para se designar o futuro no idioma Inglês. Não é verdade. Aprenda abaixo a usar tanto o will, quanto o going to. Vai ajudar você nas provas do Enem e do Vestibular.

Há diferentes formas de se construir o futuro na língua inglesa. O simple future é aquele utilizado para exprimir o futuro mais próximo ou então aquele de declinação simples, como em português se diz, por exemplo, “Eu vou fazer um curso de idioma”.

Ao utilizar apenas esta forma alguns erros são cometidos e, mesmo que a mensagem seja compreendida, a frase não estará dentro norma culta. Aprenda aqui  a fazer o uso correto.

Dica 1: Você sabe quais são os principais temas que caem na prova de inglês do Enem? Confira a dica: https://blogdoenem.com.br/dicas-enem-ingles/

Inglês - Will, ou Going to?Quando se usa Going To – A forma going to é utilizada quando se faz referência a um futuro que temos certeza que vai acontecer. Atenção: não é necessário que esse futuro aconteça, o importante é que ele seja verdadeiro para quem está falando. Para ficar mais claro para você, considere estes exemplos:

Eu vou fazer um curso de inglês = I’m going to take an English class.

A ideia é que quem diz a frase tem planos e intenções verdadeiras para fazer esse curso, ou até mesmo já realizou a sua inscrição. A mesma conclusão pode ser verificada neste outro exemplo a seguir:

Nós vamos sair hoje à noite = We’re going to go out tonight.

Provavelmente as pessoas já fizeram planos de sair juntas ou têm o desejo conjunto de fazê-lo. De qualquer forma, está se falando de planos próximos e relativamente certos de acontecer.

Veja quando se usa Will – O will tem de certa forma a intenção inversa. Aqui se usa a forma para falar de um futuro que não é certo. Por isso, a forma will, na maioria das vezes, é acompanhada pelas expressões maybe (talvez), I think (eu  acho), probably (provavelmente), etc. Preste atenção no exemplo abaixo:

Eu acho vou sair hoje à noite. = I think I will go out tonight.

Por não haver certeza dos planos para hoje à noite, a frase pede necessariamente o uso do will.
Outro exemplo em que o will pode aparecer é quando o falante se refere de  maneira espontânea (ou seja, não planejado).

Considere a situação: alguém está batendo na porta, e você diz: “Eu vou abrir”. A decisão de abrir a porta foi espontânea, não deu tempo de pensar e tomar a decisão, portanto, a forma correta de dizer essa frase no futuro em inglês é:
I will open the door.

Outros exemplos dessa mesma situação podem se verificar a seguir:
Vou pegar um ovo na geladeira. = I will get an egg from the fridge.
 
Se a regra do futuro planejado for seguida à risca, dificilmente você cometerá erros em provas ou redações e também em questões de compreensão de texto. Boa sorte nos estudos.

Complemente seus estudos com o vídeo do prof. Guilherme do Curso Enem Gratuito!

Dica 2: Ainda tem dúvidas sobre os tempos verbais em inglês? Esse link vai ajudar você: https://blogdoenem.com.br/present-future-ingles-enem/

Victor Barreto se formou em jornalismo. Reside em São Paulo. Já atuou como professor de inglês em diversas escolas, como Cultura Ingles, Yázigi e United Institute, além de haver trabalhado como assistente editorial. Atualmente, realiza traduções, dá aulas particulares de inglês e atua como redator online. Twitter: @victor_toscano

Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel