Inscrição no Sisu 2024: saiba como fazer a sua

As inscrições do Sisu para o primeiro semestre de 2024 começam logo depois do resultado do Enem. Confira como fazer a inscrição e conquistar o seu lugar na universidade pública!

Você já pode colocar na sua agenda o período para entrar na universidade pública com a nota do Enem. Será na segunda metade de janeiro de 2024, logo depois do Resultado do Enem. Começam as inscrições do SISU 2024, em etapa única, com todas as vagas do ano. Veja agora as dicas sobre como fazer a inscrição no Sisu 2024.

As dicas essenciais:

  1. Notas de Corte do Sisu
  2. Notas de Corte pelas Cotas
  3. Cálculo da Renda Per Capita
  4. Estratégias para vencer no Sisu

Como funciona o Sisu

O critério do processo seletivo é a sua nota do Enem: é ela que vale na disputa entre os candidatos. Determinadas universidades utilizam critérios mais específicos, dando pesos diferentes a determinadas áreas de conhecimento no Enem, de acordo com o curso.

Por exemplo: para a seleção de um curso de Engenharia, as questões de Matemática e Ciências da Natureza podem ter um peso maior que as questões de Ciências Humanas e Linguagens. Por outro lado, um curso de Jornalismo pode dar maior peso à nota da Redação.

A Lei de Cotas mudou

Tem mudanças radicais nas inscrições do Sisu 2024. Agora o MEC quer fazer uma etapa única de inscrições. Só em janeiro, e com todas as vagas do ano, inclusive dos cursos que começam no segundo semestre.

A outra mudança é na Lei de Cotas. A partir de agora os candidatos cotistas devem se inscrever mesmo na Ampla Concorrência, junto com todos os participantes. Se conseguirem pontuar e passar na Ampla Concorrência, e vaga conquistada não será descontada do contingente de 50% reservado para os cotistas.

Não entendeu direito a nova regra? Veja aqui os detalhes da nova Lei de Cotas.

Entenda as regras do jogo do Sisu 2024

A disputa do Sisu deixa muita gente de fora porque não entende as regras do jogo. A cada dia, as notas de corte são atualizadas de acordo com os candidatos que se inscreveram.

Antes de fazer a inscrição no Sisu 2024, saiba tudo sobre como funcionam as notas de corte para estabelecer as melhores estratégias:

Mudança de opção no Sisu 2024

Se sua nota estiver abaixo da nota de corte do Sisu, você tem a possibilidade de trocar sua inscrição para um curso ou universidade menos concorrida. É possível alterar sua inscrição quantas vezes você quiser até o final do prazo das inscrições.

Divulgado o resultado oficial, os candidatos que não tiverem sido selecionados para a primeira ou para a segunda opção de curso podem se inscrever na lista de espera. Geralmente vários candidatos desistem da vaga quando passam em mais de uma faculdade, ou porque mudar de cidade é muito caro.

Quando as matrículas não são confirmadas as vagas ficam novamente abertas e os candidatos da lista de espera são chamados pouco a pouco.

Como fazer a inscrição no Sisu 2024

Com o Blog do Enem você aprende todos os passos, desde a inscrição e até a fazer simulações de opção de curso ou de instituições. Logo após o sistema abrir você poderá ir testando as suas notas do Enem em diversas instituições e cursos quando o sistema estiver aberto.

Passo a passo da inscrição

Veja as informações oficiais do site do Sisu de como realizar a sua inscrição entre os dias 16 e 24 de fevereiro:

1- Para se inscrever no Sisu

Na página do Sisu clique em “Fazer Inscrição” e, em seguida, em “Entrar com GOV.BR ou fazer cadastro”.

Página inicial do Sisu - Inscrição

2- Antes de começar

A primeira coisa a fazer é confirmar os dados para o Sisu entrar em contato com você. Depois da atualização você está pronto para começar sua inscrição. Se precisar, você pode alterar esses dados a qualquer momento, na barra superior.

3- Minha inscrição

Nesta tela você pode escolher até duas opções de curso. É aqui que você vai acompanhar sua inscrição durante todo o processo. Para começar é só clicar em “Fazer inscrição na 1ª opção”.

Inscrição do Sisu - opções

4- Pesquisa de vagas

Você pode pesquisar as vagas pelo nome do município, nome da instituição ou nome do curso.

Inscrição do Sisu - busca de vagas

5- Conhecendo as vagas

No resultado da busca você conhece os cursos pesquisados. Clique no curso para ver mais detalhes e as modalidades disponíveis. Neste exemplo fizemos a busca pelo curso de Engenharia Civil.

Vagas em Engenharia Civil

Observe no exemplo a seguir que as vagas são exibidas por estado.

6- Modalidade

Leia atentamente as modalidades disponíveis para o curso e escolha uma das opções para a qual pretende concorrer.

Inscrição do Sisu - modalidade

Aqui serão exibidas todas as modalidades a que você pode concorrer. No exemplo abaixo são exibidas as vagas reservadas a candidatos com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo.

Após escolher seu tipo de cota ou optar por ampla concorrência, clique em “Escolher essa modalidade” para continuar. Fique atento às informações de como comprovar as ações afirmativas no momento da matrícula, caso seja selecionado.

Modalidade de cotas

7- Confirmação

Confira os dados do curso e modalidade de vaga que você escolheu, a documentação que será exigida pela instituição na matrícula e clique em “Confirmar minha inscrição”.

Inscrição do Sisu - confirmação

8- Inscrição concluída!

Após confirmar sua inscrição, você voltará para a tela “Minha inscrição” e poderá conferir as informações da opção escolhida. Em seguida você pode repetir o processo para escolher sua 2ª opção de curso.

Inscrição do Sisu - opções selecionadas

Lembre-se que você pode alterar suas opções quantas vezes quiser durante o período de inscrições.

9- Classificação parcial

Aqui, você acompanha as notas de corte dos cursos e a sua classificação parcial durante o período de inscrição. O exemplo abaixo mostra a classificação parcial do terceiro dia do período de inscrição no Sisu 2021.

Resultado parcial

Perceba que a chance de aprovação seria grande, pois o participante possui notas de corte maiores do que as dos cursos selecionados.

Acompanhe as notas de corte a cada dia

Depois de se fazer a sua inscrição no Sisu, não se esqueça de acompanhar as notas de corte até o prazo de encerramento das inscrições!

Se a nota de corte do seu curso estiver muito alta, você pode se inscrever em outra opção menos concorrida. Você pode pesquisar e simular quantas vezes quiser, sem problemas!

Depois ainda tem a Lista de Espera

Se você não conseguir uma vaga no resultado do Sisu, nada de pânico. Logo em seguida já abre o processo de inscrição na lista de espera.

É comum o candidato que passou pelo Sisu para estudar longe de casa desista do curso selecionado. Muitas pessoas fazem as contas de quanto custa morar longe da casa dos pais ou de ter que deixar o trabalho para ir morar em outra cidade e não faz a matrícula.

Muitas vagas vão abrir, inclusive em cursos muito disputados como Direito, Medicina, Psicologia, Administração e as Engenharias.

Inscrições do Sisu 2024

  • Inscrições: Aguarde o Edital
  • Resultado da 1ª chamada: Aguarde o Edital

João Vianney dos Valles Santos

Psicólogo e jornalista, Vianney é diretor do Blog do Enem. Tem doutorado em Ciências Humanas, coordenou o Laboratório de Ensino a Distância da UFSC, e Dirigiu o Campus Unisul Virtual. É consultor de EaD da Hoper Educação.
Categorias: Sisu
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Intensivo
gapixel

intensivogapixel