Como fazer a inscrição do Prouni 2023: confira o passo a passo

As inscrições do Prouni 2022 acontecem entre 28/2 e 3/3. O programa oferece bolsas de estudo de 100% e 50% em universidades de todo o Brasil. Veja o passo a passo de como realizar a sua inscrição!

Não tem segredo para você participar do Programa Universidade para Todos (Prouni). São bolsas de 100% e de 50% do valor das mensalidades, e que valem para todos os cursos. Pode ser a sua chance para começar a cursar Medicina, Direito, Administração, Psicologia, Contábeis, Pedagogia e muito mais.

Para se inscrever, é necessário ter prestado o Enem 2022. Além disso, é necessário ter nota igual ou superior a 450 pontos nas áreas de conhecimento e nota superior a zero na redação.

Quem pode fazer a inscrição do Prouni

De acordo com edital do Prouni 2023, podem concorrer a uma vaga quem participou do Enem 2021 ou 2022 e obteve nota igual ou superior a 450 pontos na média das 5 provas. Além disso, é preciso ter tirado nota acima de zero na redação.

Quem quiser se inscrever no Prouni também não pode ter diploma de ensino superior, com exceção de professores da rede pública, que também não precisam comprovar renda. Além disso, vale lembrar que os candidatos que fazem o Enem como treineiros não podem participar do Prouni.

E-book do Prouni

O Blog do Enem preparou um e-book exclusivo com todas as informações que você precisa para ser aprovado no Prouni! Você vai encontrar informações sobre o que é o Prouni, como fazer o cálculo da renda per capita, as melhores estratégias na hora da inscrição, como funciona a lista de espera e muito mais! Faça o download do E-book do Prouni aqui.

Tipos de bolsa do Prouni

Existem dois tipos de bolsas no Prouni: as integrais e as parciais. Veja a qual você pode concorrer:

  • Integral (100%): destina-se a candidatos com a renda familiar mensal de até 1,5 salário mínimo por pessoa.
  • Parcial (50%): destina-se a quem possui renda familiar mensal de até 3 salários mínimos por pessoa.

É no momento da inscrição que você deve informar sua renda familiar mensal per capita. A partir dos dados que você informar, o sistema de inscrição irá determinar se você pode receber uma bolsa integral ou parcial.

Cronograma do Prouni 2023

As inscrições do Prouni ocorrem duas vezes por ano, uma no início do ano e outra na metade. O cronograma completo será liberado com a publicação do edital. Confira as datas já divulgadas pelo MEC:

  • Inscrições: de 28 de fevereiro a 3 de março
  • 1ª chamada: 7 de março
  • Comprovação de informações da 1ª chamada: de 7 a 16 de março
  • 2ª chamada: 21 de março
  • Comprovação de informações da 2ª chamada: de 21 a 30 de março
  • Prazo para participar da lista de espera: 5 e 6 de abril
  • Divulgação da lista de espera: de 10 a 19 de abril
  • Comprovação de informações da lista de espera: de 10 a 19 de abril

O Cálculo da Renda Familiar Per Capita

As regras de Renda Familiar Mensal Per Capita no Sisu são diferentes, pois há uma combinação de vagas por cotas sociais e raciais onde o critério de renda familiar mensal Per Capita também existe. Há vagas reservadas para a faixa de até 1,5 salário mínimo de renda familiar mensal per capita.

Parece complicado de entender, mas é bastante simples a regra socioeconômica da Renda Familiar Bruta Mensal Per Capita. Se você tem um irmão (ou irmã) e mora contigo e mais seu pai e sua mãe, então são quatro pessoas na família.

Se apenas seus pais trabalham, e a renda mensal bruta somada deles dois for de 4 salários mínimos, você pega este valor total, em reais, e divide por quatro membros do grupo familiar. Se for mãe e padrasto, conta do mesmo jeito. Se for morando com o pai e madrasta, da mesma forma.

Se for meio-irmão ou meia-irmão, conta igual. Se tiver um primo, um tio ou avós agregados ali, também conta. O que importa é o núcleo familiar que mora junto.

O resultado, então, para o exemplo de dois filhos e pai e mãe, com renda mensal bruta de 4 salários mínimos,  para o cálculo de Renda Familiar Mensal Bruta Per Capita (por pessoa), o resultado daria 1 salário mínimo por pessoa.

Este valor, no exemplo demonstrado, corresponderia a menos do que 1,5 salário minimo mensal de renda bruta per capita. Resultado: O candidato poderia concorrer nas bolsas de 100% do Prouni, e nas cótas socioeconômicas do Sisu! E você? Faça as contas agora na simuladora de Renda Familiar Mensal Per Capita:

Faça agora o seu cálculo da Renda Per Capita

Calculadora da Renda Per Capita

*Base de cálculo 2023

Conferiu se você pode disputar as bolsas integrais, de 100% no Prouni, ou as bolsas parciais de 50%? Veja também as suas chances pelas Cotas no Sisu, e nos Juro Zero do Fies.

Passo a Passo da Inscrição do Prouni 2023

1- Primeiramente, você deve entrar no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, o novo sistema de inscrições do Prouni. Na parte superior direita, clique no botão correspondente ao Prouni:

Portal Único de Acesso

2- Você será redirecionado para a página de inscrição do Prouni. Caso queira consultar as bolsas disponíveis antes de iniciar a inscrição, é só descer a página e clicar em “Consulta de Bolsas”. Do contrário, clique em “Inscreva-se”.

Inscrição no Prouni

3- Você deverá fazer o login no Gov.br com seu CPF e senha. É o mesmo sistema utilizado na inscrição do Enem.

Conta no login único - Prouni 2021

4- Em seguida, será solicitado que você preencha seus dados pessoais. Quando terminar, clique em “Salvar e prosseguir”.

Dados do candidato

5- Logo depois, o sistema irá solicitar informações como raça/cor, se você é pessoa com deficiência, em que tipo de escola estudou e se possui vínculo acadêmico.

Como fazer a inscrição do Prouni

Renda familiar per capita

6- Agora chegou o momento de você colocar a renda mensal. Preste bastante atenção nesta etapa, pois é aqui que será definido se você irá concorrer a uma bolsa integral ou parcial. Primeiramente, você deve colocar sua fonte de renda, caso exista. Depois, deve adicionar cada uma das pessoas que moram em sua casa e a renda correspondente.

Renda familiar bruta mensal

Escolha de curso

7- Após preencher todos os seus dados você poderá escolher suas duas opções de curso. Para selecionar, clique em “Escolher curso”.

Como fazer a inscrição do Prouni

8- Em seguida, é só fazer a busca por curso, instituição ou município. Se você deseja cursar Medicina, por exemplo, vai poder ver todos os municípios e instituições que disponibilizam vaga pelo Prouni.

Como fazer a inscrição do Prouni

9- Depois de escolher sua 1ª opção, sua página vai aparecer da seguinte forma:

Como fazer a inscrição do Prouni

10- Para selecionar a 2ª opção de curso é só repetir o processo. Lembrando que você pode selecionar opções em instituições, cursos e turnos diferentes. Não é possível concorrer a um mesmo curso, turno e instituição em mais de uma categoria (ampla concorrência e cotas para negros, por exemplo).

Veja como fazer a inscrição no Prouni! Se você ainda tem dúvidas sobre como funciona o Prouni, confira este vídeo do Curso Enem Gratuito que explica tudo sobre o processo de seleção!

Notas de corte do Prouni

Depois de fazer sua inscrição do Prouni, você ainda pode mudar as opções de curso. É importante acompanhar as notas de curso para saber se você tem chances de ser aprovado no curso escolhido.

Durante o período de inscrição, o sistema do Prouni calcula todos os dias a nota de corte de cada curso com base no número de bolsas disponíveis e no total de candidatos inscritos no curso, por modalidade de concorrência. A partir do dia seguinte à sua inscrição, a nota de corte temporária aparece na sua 1ª e 2ª opção de curso. Veja o exemplo:

Notas de corte

Apesar de o monitoramento da nota de corte ser uma ótima estratégia para escolher qual curso você vai concorrer, ele não garante a pré-seleção para a bolsa ofertada.

Aqui no Blog nós temos uma lista completa das notas de corte da última edição do Prouni para você já começar seu planejamento!

João Vianney dos Valles Santos

Psicólogo e jornalista, Vianney é diretor do Blog do Enem. Tem doutorado em Ciências Humanas, coordenou o Laboratório de Ensino a Distância da UFSC, e Dirigiu o Campus Unisul Virtual. É consultor de EaD da Hoper Educação.
Categorias: Bolsas de Estudo, Prouni, Tudo sobre
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Intensivo
gapixel

intensivogapixel