Jogos Digitais: veja o curso de Graduação e o Mercado de Trabalho

É cada vez maior o mercado de Games. Criar e programar Jogos Digitais está em alta na praça. Quer experimentar? Veja abaixo como é o curso de graduação em Jogos DIgitais, a profissão, e o mercado de trabalho na área de Games.

O mercado de jogos digitais está superaquecido graças a popularização dos games e a expansão de empresas interessadas na criação e desenvolvimento. Seja para comercializar estes produtos, seja para divulgar sua marca. Tem gente que “fica rico” inventando um jogo que “emplaca geral”.

As Universidades estão ligadas nos Jogos Digitais devido ao grande interesse do público jovem por esta área, e porque há demanda nas empresas para contratar bons profissionais. Cursos de graduação em Jogos Digitais fazem sucesso entre nerds e descolados. Mas, há desafios para a profissão e no mercado de trabalho.

Se você se interessou pela profissão, tenha em mente que é necessário se envolver de verdade com o mercado durante e após o curso, pois é fundamental estar sempre atualizado.

Leia revistas online ou tradicionais,  frequentar os blogs e portais sobre games, participar de competições e ficar em dia com as tecnologias dos games é fundamental. Graduação em Jogos DigitaisOutra porta de oportunidades para quem se forma no curso de graduação em Jogos Digitais é trabalhar com  Aplicativos para jogos em tablets,  celulares ou computadores de alta performance para jogos em rede.

No Brasil, este é o mercado que mais se expande por conta do baixo custo e facilidade de jogá-los. Por isso, adicione esses aplicativos a sua lista para jogá-los sempre que puder, mas não vá se esquecer de estudar!

O que faz um desenvolvedor de jogos digitais? – O desenvolvedor de jogos digitais trabalha com todo o processo de criação de um jogo, desde roteiro e desenho de personagens, até a programação. Para que este profissional seja completo, ele precisa dominar todas as etapas desse processo.

Perfil do profissional – Além da capacidade de planejar jogos digitais, o profissional deve ter uma visão profunda de empreendedorismo e marketing de games. Saber lidar com diferentes linguagens e fórmulas de programação também é um requisito. Para que o jogo saia conforme o planejado, outra parte fundamental é o roteiro. Por fim, é importante saber liderar e gerenciar equipes multidisciplinares envolvidas.

Mercado de trabalho – Embora o mercado esteja aquecido, sobram vagas para bons programadores e roteiristas de jogos. Não basta ter o diploma, é preciso ser um craque naquilo que faz.

No curso é possível escolher entre o tecnólogo e o bacharelado. Apesar de os dois profissionais atuarem no mesmo mercado, as atividades de ambos são complementares.

Existem alguns nichos em que o profissional pode atuar. Por exemplo, algumas empresas desenvolvem jogos para treinar seus funcionários através de simulações. Na área de educação, o interesse é pelos jogos digitais, já que eles podem entreter e ao mesmo tempo ensinar.

Além disso, há um grande índice de aprovação do uso de tecnologia, principalmente, entre os jovens. Também há jogos que fazem simulações mais complexas, como de voos, de carros, etc.

A cada ano que passa, existem mais pessoas no mercado habilitadas para trabalhar na criação de jogos. Os estados com maior destaque são Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Sul e Pernambuco. O salário inicial gira em torno de R$ 1.600,00 a R$ 2.400,00.

Graduação em Jogos Digitais

O Curso – O curso busca introduzir o aluno desde os primeiros semestres à realidade da profissão, fazendo com que ele esteja por dentro do mercado, incentivando-o não só a jogar, mas principalmente a buscar informações sobre games através de notícias e críticas.

Os alunos também trabalham projetos em grupos de maneira a se aproximar ainda mais da profissão e a criar afinidade com as funções que deverão exercer seja trabalhando por conta própria ou em empresas. O bacharelado tem duração de 4 anos. Já o técnico, de 2 a 3 anos.
Componentes curriculares:

Bacharelado – Aborda a criação de forma geral, portanto como dura cerca de 4 anos, o aluno verá uma variedade de matérias e dentre elas: Roteiro, Desenho, Linguagem visual, Áudio e vídeo, Programação, Matemática para jogos, Física dos jogos

Tecnólogo – Como se trata de um curso mais rápido, que visa inserir o mais breve possível o profissional no mercado de trabalho, o currículo geralmente é formado por disciplinas voltadas para a programação.

Algumas disciplinas estudadas são: Algoritmo e programação, Matemática, Física para jogos digitais, Computação gráfica, Realidade virtual, Inteligência artificial, Sistemas operacionais.

E depois da faculdade? – Por existir uma enorme quantidade de matérias que compõe a grade curricular, o profissional de jogos digitais possui um amplo leque de opções no campo de atuação:

  1. Áudio – Trabalhar na criação de sons e efeitos para os jogos.
  2. Roteiro – Criar roteiros dos jogos, definindo tema, gênero (aventura, ação, terror, educacional, etc.) e descrevendo o cenário, número de jogadores e estilo do jogo (primeira ou segunda pessoa), regras e requerimentos do sistema.
  3. Ilustração – Desenhar de personagens, cenários e situações.
  4. Modelagem em 2D e 3D – Fazer o acabamento e animação, criar e incorporar iluminação e fazer o tratamento de superfícies em jogos de duas ou três dimensões.
  5. Programação – Programar recursos do jogo utilizando linguagem de programação, noções de matemática e algoritmos para que o personagem interaja com o cenário de forma convincente e para que os comandos sejam feitos no tempo certo através do controle.
  6. Vinheta – Criar vinhetas para o mercado usando técnicas como modelagem, animação e realidade virtual.

Onde estudar Jogos Digitais?

–  As dicas do Blog são: Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) – Tecnológico em Jogos Digitais – Minas Gerais, MG; Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC SP) – Tecnológico em Jogos Digitais – São Paulo, SP
Centro Universitário Senac (Senac SP) – Tecnológico em Jogos Digitais – São Paulo, SP
Universidade Anhembi Morumbi (UAM) – Design de Games – São Paulo, SP

Veja aqui neste vídeo como é o curso de Jogos Digitais:

Mari Silva trabalha como redatora freelancer há dois anos e tem como grandes interesses a sétima arte, games, educação, a blogosfera e, claro, o mundo da escrita.
Google +: https://plus.google.com/u/0/104056917254085846231/posts

Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel