Lentes Esféricas: o Olho Humano – Resumo de Física Enem

Veja agora tudo sobre as Lentes esféricas. Aprenda como funcionam as lentes do Olho Humano e problemas da visão como a Miopia e a Hipermetropia. Confira abaixo nesta aula preparatória para as questões de Física no vestibular e no Enem.

Veja como funcionam as Lentes Esféricas – Entenda o funcionamento do Olho humano e problemas como os da Miopia e da Hipermetropia. Cai no Enem e nos  vestibulares.

Um dos cinco sentidos utilizados pelo ser humano, encontra-se a visão, sentido que tem como órgão fundamental os olhos.

O olho é responsável por captar a luz dos objetos, projetar na retina, que por sua vez será enviado um sinal ao cérebro através do nervo óptico, que então irá codificar e interpretar a imagem, onde então tomamos consciência da imagem a nossa frente.

Desta forma, podemos interpretar o cristalino olho como uma lente, que se acomoda de forma a poder focalizar sobre a retina a imagem de um objeto que esteja mais próximo ou distante do olho.

figura_57.jpg

Em um olho normal, o ponto mais distante da visão nítida, que chamamos de ponto remoto, situa-se no infinito.Já na situação do ponto mais próximo da visão que é possível ter uma imagem nítida, chamamos de ponto próximo, e encontra-se a 25 cm do cristalino.

figura_58.jpg

Resumo sobre as Lentes Esféricas

Para você dominar os fundamentos deste conteúdo de Física para o Enem o primeiro passo é assistir agora ao resumo do professor Diego, do canal do Curso Enem Gratuito. Ele traduz de forma bem simples e direta, para você aprender de uma vez por todas o básico sobre Lentes Esféricas?

Anomalias da visão

Existem algumas situações onde a imagem não se forma exatamente sobre a retina. São deformidades que ocorrem nos olhos, que podem ser corrigidas utilizando uma lente apropriada (através de óculos ou lentes).

Estas lentes devem ter, o que chamamos de convergência adequada, para a correção do problema. Esta convergência é definida como o inverso do ponto focal da lente:

9361.png

Miopia

É uma anomalia, também conhecida como “vista curta”, é um alongamento do globo ocular, de forma que a imagem se forma antes da retina.

Física Enem

Para corrigir, é utilizado uma lente divergente.

figura_60.jpg

Já que o míope terá dificuldade para enxergar de longe, a distância focal da lente corretora deverá ser igual, em módulo, a distância máxima de visão nítida (dr). Como, na lente divergente o foco é negativo, então f = -dr.

9369.png

Hipermetropia

Na hipermetropia, o olho é mais curto que o normal. Isto faz com que a imagem se forme após a retina.

figura_61.jpg

Para corrigir esta anomalia, é utilizado uma lente convergente.

figura_62.jpg

Como a dificuldade do hipermetrope é para enxergar de perto, então temos que o ponto próximo p será 25 cm = 0,25 m, e a posição onde se forma a imagem, p’ = dmin.

Como 9377.png

temos que:

9385.png

Aula Gratuita

Saiba mais sobre Lentes esféricas: Olho humano nesta aula do canal Fabrisfisica , disponível no Youtube. Após assistir, revise o que você aprendeu respondendo aos nossos desafios!

Exercícios – Desafios para você responder e compartilhar.

Questão 01

(CESGRANRIO-RJ) A vergência ou “grau” de uma lente de óculos, expressa em dioptrias (di), equivale ao inverso da distância focal (f), medida em metros. Uma pessoa com hipermetropia, para ver com nitidez um objeto colocado a 25 cm de seus olhos, precisa usar óculos de leitura de “grau” 2 di positivas. A distância mínima, em centímetros, para que essa pessoa, quando sem óculos, veja um objeto com nitidez é de:

a) 20

b) 30

c) 40

d) 50

e) 80

Dica 1 – Estude sobre as principais características das Lentes Esféricas em mais esta aula de revisão para a prova de Física Enem – https://blogdoenem.com.br/lentes-esfericas-fisica-enem/

Questão 02

(UNIFESP-SP) Uma das lentes dos óculos de uma pessoa tem convergência +2,0 di. Sabendo que a distância mínima de visão distinta de um olho normal é 0,25 m, pode-se supor que o defeito de visão de um dos olhos dessa pessoa é

a) hipermetropia, e a distância mínima de visão distinta desse olho é 40 cm.

b) miopia, e a distância máxima de visão distinta desse olho é 20 cm.

c) hipermetropia, e a distância mínima de visão distinta desse olho é 50 cm.

d) miopia, e a distância máxima de visão distinta desse olho é 10 cm.

e) hipermetropia, e a distância mínima de visão distinta desse olho é 80 cm.

Dica 2 – Revise sobre o Princípio de Arquimedes em mais esta aula preparatória para a prova de Física Enem. Estude com a gente para o Exame Nacional do Ensino Médio! – https://blogdoenem.com.br/principio-de-arquimedes-fisica-enem/

Questão 03

(UERJ-RJ) No olho humano, a distância da córnea à retina é, em média, de 25,0mm. Para que a focalização da vista passe do infinito para um ponto a 250mm do olho de um observador, a distância focal do sistema córneo-cristalino deve apresentar o seguinte comportamento:

a) diminuir 23mm

b) diminuir 2,3mm

c) permanecer a mesma

d) aumentar 2,3mm

e) aumentar 23mm

Dica 3 – Estude sobre Hidrostática em mais esta aula preparatória para a prova de Física Enem. Revise com a gente para o Exame Nacional do Ensino Médio! – https://blogdoenem.com.br/hidrostatica-fisica-enem/

Questão 04

(UFC) As deficiências de visão são compensadas com o uso de lentes. As figuras a seguir mostram as seções retas de cinco lentes.

figura_63.jpg

Considerando as representações acima, é correto afirmar que:

a) as lentes I, III e V podem ser úteis para hipermetropes e as lentes II e IV para míopes.

b) as lentes I, II e V podem ser úteis para hipermetropes e as lentes III e IV para míopes.

c) as lentes I, II e III podem ser úteis para hipermetropes e as lentes IV e V para míopes.

d) as lentes II e V podem ser úteis para hipermetropes e as lentes I, III e IV para míopes.

e) as lentes I e V podem ser úteis para hipermetropes e as lentes II, III e IV para míopes.

Questão 05

(UNESP-SP-011) Para que alguém, com o olho normal, possa distinguir um ponto separado de outro, é necessário que as imagens desses pontos, que são projetadas em sua retina, estejam separadas uma da outra a uma distância de 0,005 mm.

figura_64.jpg

Adotando-se um modelo muito simplificado do olho humano no qual ele possa ser considerado uma esfera cujo diâmetro médio é igual a 15 mm, a maior distância x, em metros, que dois pontos luminosos, distantes 1 mm um do outro, podem estar do observador, para que este os perceba separados, é

a) 1

b) 2

c) 3

d) 4

e) 5

Você consegue resolver estes exercícios? Então resolva e coloque um comentário no post, logo abaixo, explicando o seu raciocínio e apontando a alternativa correta para cada questão. Quem compartilha a resolução de um exercício ganha em dobro: ensina e aprende ao mesmo tempo. Ensinar é uma das melhores formas de aprender! 

Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Intensivo
gapixel

intensivogapixel