A literatura de Jorge Amado no Enem: sucesso mundial

Revisão sobre a vida e a obra do autor de 'Dona Flor e seus dois maridos', de Tieta do Agreste, Tenda dos Milagres e muito mais. Ele pertence à fase regionalista do Modernismo Brasileiro. Sua obra é lida em mais de 55 países. Veja abaixo o essencial para os vestibulares e o Enem.

Jorge Amado é um campeão mundial na Literatura brasileira. Foi traduzido em mais de 50 países. Dona Flor e seus dois maridos é um clássico até no cinema. Veja a revisão para o Enem.

Quem gosta de leituras, de cinema ou de novela certamente já ouviu falar muito do baiano Jorge Amado. Isso porque ele é o autor brasileiro mais adaptado para telenovelas, seriados, teatro e cinema. Suas obras têm nomes bem conhecidos: Tieta do Agreste; Gabriela Cravo e Canela; Teresa Batista Cansada de Guerra; Dona Flor e Seus Dois Maridos; e Tenda dos Milagres. 

Dizem que quem nasce na Bahia, não nasce, estreia, pois a Bahia vive presenteando o Brasil com seus poetas, escritores e artistas. Ruy Barbosa, Castro Alves, João Gilberto, Caetano Veloso e Gilberto Gil são alguns nomes que junto a Jorge Amado deixam qualquer baiano morrendo de orgulho de terem representantes tão ilustres.

Vida e obra de Jorge Amado – Literatura Enem

  Jorge Amado nasceu no sul da Bahia, na região conhecida como ‘Região do Cacau, onde ficam os municípios de Canavieiras, Ilhéus, Itabuna, Itacaré, Santa Luzia, Una e Uruçuca.Literatura Jorge AmadoJorge Amado nasceu em Itabuna, no 10 de agosto de 1912  e faleceu em Salvador, no dia 6 de agosto de 2001. O autor é representante da segunda fase do Modernismo no Brasil, que é a chamada fase dos romances regionalistas.  No entanto, a obra de Jorge Amado é dividida pelos críticos literários em três blocos:

  1. )    Romances da Bahia ou proletários que retratam a vida na cidade de Salvador, como é o caso de Suor, O país do Carnaval e Capitães da areia;
  2. )    Romances ligados ao ciclo do cacau, que correspondem aos livros Cacau, e Terras do Sem Fim; e,
  3. )    Crônicas de costumes, começadas com Jubiabá e Mar Morto, e estendendo-se por Gabriela, Cravo e Canela.

Jorge Amado: Sucesso no Cinema e nas Novelas

Você já deve ter lido (ou assistido) uma das obras mais conhecidas de Jorge Amado que é Dona Flor e seus dois maridos, um romance lançado em 1966.

O livro conta a história da mulher Florípedes Paiva, que conhece em seus dois casamentos a dupla face do amor: com o boêmio Vadinho, Flor vive a paixão avassaladora, cheia de erotismo. Jorge Amado - Aula gratuita para o Enem e os VestibularEnquanto com o farmacêutico Teodoro, com quem se casa depois da morte do primeiro marido, encontra a paz e a segurança de um amor tranquilo.

Jorge Amado – Recordista em traduções. Veja!

Traduções em 49 idiomasJorge Amado é um dos escritores brasileiros mais famosos em todos os tempos. Seus livros foram traduzidos em 55 países, em 49 idiomas, existindo também exemplares em Braille e em fitas gravadas para cegos. O

brasileiro Paulo Coelho superou Jorge Amado em número de vendas, mas, em seu estilo, romance ficcional, ele lidera com grande vantagem sobre outros autores. Em 1994 viu sua obra ser reconhecida com o Prêmio Camões, a mais  alta distinção da literatura em língua portuguesa.

Características do estilo de Jorge Amado

Entre os fatores para o grande sucesso de Jorge Amado estão o uso de uma linguagem simples, de acesso popular, e forte característica lírica. Com estes elementos ele fez o registro e a crítica social dos costumes da época retratando o Sul do Estado da Bahia com o ambiente para dar vida a seus personagens. Os livros podem ser enquadrados como épicos, pois têm narrativas com a trajetória completa dos personagens principais, chegando mesmo a serem epopéias em alguns deles. galeria Jorge AmadoPor estas características ele está entre os grandes romancistas do Brasil, como Érico Veríssimo e Machado de Assis. E, no contexto da América Latina, na categoria de Gabriel Garcia Marques e de Mário Vargas Lhosa.

Obras da literatura de Jorge Amado:

Romances: O país do carnaval (1931); Cacau (1933); Suor (1934); Jubiabá (1935); Mar Morto (1936); Capitães da areia (1937); Terras do sem-fim (1942); São Jorge dos Ilhéus (1944); Seara vermelha (1946); Os subterrâneos da liberdade (1952); Gabriela, cravo e canela (1958); Dona flor e seus dois maridos (1967); Tenda dos milagres (1970); Teresa Batista cansada de guerra (1973); Tieta do agreste (1977); Farda, fardão e camisola de dormir (1979).

Novelas: Os velhos marinheiros (1961); Os pastores da noite (1964).
Biografia: ABC de Castro Alves (1941); Vida de Luís Carlos Prestes, o cavaleiro da esperança (1945).

 Teatro: O amor de Castro Alves, reeditado como O amor do soldado (1947).

Os contemporâneos de Jorge Amado

Veja agora com a professora Camila Zuchetto, do canal do Curso Enem Gratuito, os autores consagrados ao lado de Jorge Amado na Segunda Geração do Modernismo:

Muito bom este resumo da professora Camila. E têm mais aulas com ela no canal do Curso Enem Gratuito.

Dica  extra do Blog – Veja também o essencial sobre a literatura de Machado de Assis para os vestibulares e para o Enem: https://blogdoenem.com.br/literatura-revisao-machado-de-assis/

Assista aqui ao trailer da primeira versão cinematográfica de Dona Flor e eu dois maridos, de filme que foi lançado em em 1976:

Dicas sobre Jorge Amado

  Dica 1 – Para saber mais sobre Jorge Amado, vida e obra, museus, história familiar e as atualidades sobre relançamentos, filmes e novelas,  acesse o site oficial Jorge Amado: http://www.jorgeamado.com.br   Literatura Dona Flor
   Dica 2 – Veja também a obra de Carlos Drummond de Andrade, o autor que mais caiu nos vestibulares e no Enem nos últimos anos: https://blogdoenem.com.br/enem-drummond-mais-cobrado/
Carlos Drummond de Andrade - o autor que mais cai no Enem   
Dica 3: Literatura – Quais os Livros mais requisitados nos vestibulares? – https://blogdoenem.com.br/literatura-livros-vestibulares/
                                         Amanda Enem Literatura
Este post foi elaborado por Amanda Nascimento. Ela é formada em jornalismo pela Unisul. Atualmente é acadêmica do curso de Letras – Português e Literaturas, na Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, editora de revistas, e colaboradora do Blog do Enem. Amanda está aqui no Facebook: https://www.facebook.com/amanda.nascimento.9066 .
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel