Como manter o Foco na hora de estudar para o Enem ou vestibular. Veja as dicas!

Aprende mais quem cria e mantém um foco específico. Conseguir isto pode ser mais fácil do que você imagina, e pode render pontos preciosos no Enem ou vestibular. Veja as dicas da Coach Caroline Nunes.

Até mesmo ir ao banheiro durante a preparação para o Enem e o Vestibular vale incluir na sua agenda do dia a dia. Veja as dicas para você controlar melhor o seu tempo de estudo e render mais.

NECESSIDADES FISIOLÓGICAS: Em primeiro lugar, antes de iniciar sua maratona de estudos atenda as suas necessidades fisiológicas: Faça um lanche, de preferência com alimentos leves, frutas, com pouca quantidade de açúcar refinado para evitar o sono. Vá ao banheiro, tome banho se necessário e tenha água por perto. O melhor é ter uma garrafinha e tomar água aos poucos durante o estudo.

AMBIENTE: Mantenha o ambiente próprio para o estudo, ou seja, limpo e organizado. Você pode ter a sensação de que perderá tempo ao organizar o quarto ou local de estudo, mas a verdade  é que quanto mais organizado o ambiente, menos estímulos externos você dá ao seu cérebro e ele pode focar no que realmente interessa: absorver o conhecimento. Isso favorece seu aprendizado. Veja na imagem como se organizar para estudar.enem

META: Defina uma meta para cada dia de estudo. Pergunte-se:
  •  O que eu desejo saber ao final do estudo?
  •  Quando eu terminar de estudar essa disciplina por que terá valido a pena?

Criar uma meta faz com que o cérebro direcione energia e atenção ao cumprimento da tarefa por isso, comece seu estudo com um objetivo em mente, sempre.

PENSAMENTO e POSTURA POSITIVA:

Não estamos falando de pensar simplesmente que vai passar.

 Estamos falando de pensamento e postura positiva em direção ao estudo. Vejamos um exemplo: Se você tem dificuldade em História ou não gosta, quando você for estudar História, em vez de pensar: “Ahh! Agora vem a tortura do blá blá blá de História, que saco! Decorar datas de tudo o que já passou.” que é o que geralmente fazemos quando não queremos fazer algo.

Você deve buscar uma postura e atitude positiva, pois não adianta reclamar, a História não vai mudar, portanto você é que deve mudar sua postura em relação à História.

Quando for estudar assuma uma postura positiva “Vamos lá, História, hoje você não me pega, sou eu quem pega você, hoje eu vou aprender aquilo que eu coloquei como meta.” Pare de reclamar e dar desculpas, assuma e domine o quer e precisa para alcançar o seu resultado! Afinal, você quer ou não quer passar? Crie estratégias para tornar esse momento divertido.

Assista a esse vídeo de 04min 17s de Lia Salgado. É bem curto e muito bom. Orienta sobre como evitar problemas de concentração durante o estudo. Veja o vídeo de Lia Salgado aqui.

despertador

POSTURA ATIVA:

  • Ficar apenas lendo pode tornar seu estudo monótono!
  • Então leia, assista a uma vídeoaula do Curso Enem Gratuito e logo faça exercícios.  Neste canal do Youtube você tem aulões focados nas questões que mais caem no Enem. Aproveite para criar um estudo dinâmico.

SUA MELHOR HORA

  • Perceba qual o horário que você mais produz.
  • Qual o horário e turno que você consegue ficar mais concentrado e por mais tempo e que os fatores externos interferem menos nos seus estudos? Qual o horário que você está com mais disposição e energia?

DISTRAÇÕES

No momento de estudo, celular deve ficar desligado ou no pelo menos no silencioso. Redes sociais devem estar fechadas na hora de estudo e, caso você não for utilizar o computador para ver vídeo aula, deixe desligado também. Assim, você evita aquela vontadezinha de só dar uma olhadinha, para ver se ninguém falou com você.

  passo a passo Prouni Veja como conseguir bolsas de estudo do Prouni.

enem foco

 

Este post foi escrito por Caroline Nunes. Ela é formada em Naturologia pela UNISUL e em Coaching, PNL – Programação Neurolinguística e Consultoria de Projetos de Vida com certificações Internacionais. Ministra Workshops de Planejamento e organização de tempo e treinamentos voltados para  desenvolvimento humano. Caroline está no facebook:  https://www.facebook.com/caroline.c.nunes.3

 

 

Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Intensivo
gapixel

intensivogapixel