MEC tira nota zero no tema da Redação Enem. Sucesso vira fracasso!

Candidatos foram obrigados a dissertar sobre ‘o sucesso’ do Brasil como destino de imigrantes que buscavam nova sorte por aqui. O exemplo era o Estado do Acre como a porta de entrada de haitianos no País.

Em dois anos o ‘exemplo’ do Enem 2012 virou um fracasso. O Governador do Acre, Tião Viana (PT), despacha aviões lotados de haitianos para se livrar do problema, repassando levas de imigrantes para a cidade de São Paulo em abril de 2014.

Foi mesmo uma edição polêmica a escolha do tema e os critérios de correção da Redação no Enem 2012. O Ministério da Educação e o INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas) – órgão vinculado ao MEC e que coordena o Enem, foram acusados de política partidária e de propaganda pró-governo do Partido dos Trabalhadores.

O tema “Movimento imigratório para o Brasil no século 21” mostrava o País como um novo destino de imigrantes no século XXI, e com respeito aos direitos humanos.

Dica 1 – MEC paga mico com receita de Miojo na Redação do Enem: https://blogdoenem.com.br/redacao-enem-mec-se-defende/

Redação Zero MEC

Estávamos apenas em 2012. Faltavam ainda 88 anos para o final do século XXI. Era, de fato, muito cedo para qualquer análise indicando um padrão “para o século”, ou mesmo para o início dele.

E, para complicar, quando as redações corrigidas foram divulgadas, textos com erros de ortografia e gramática tiraram nota 1000, e redações com receita de macarrão Miojo e hinos de time de futebol tiveram boas notas. Nota zero para o MEC e para o INEP na Redação Enem 2012!

As críticas vieram de todos os lados, com o MEC e o INEP jogando na defensiva. A fragilidade do tema ficou evidente no começo de 2014 quando o governo do Estado do Acre jogou a toalha e disse que não tinha condições de segurar as pontas dos imigrantes haitianos.

Dica 2 – Quer mandar bem na Redação do Enem e nos vestibulares? – Veja aqui as melhores dicas sobre como elaborar uma Redação nota 1000: https://blogdoenem.com.br/category/cainaprova/redacao/

Mas, ao invés de negociar uma situação que envolvesse o respeito aos direitos humanos dos imigrantes, provocou um vexame internacional: Despachou haitianos indefesos e desinformados, sem dinheiro no bolso e sem política de qualificação para tentar a própria sorte na cidade de São Paulo.

No jornal Folha de São Paulo o colunista Elio Gaspari escreveu que ‘Tião Viana desovou os haitianos’. Só não dormiram na rua os expulsos do Acre porque a Pastoral do Migrante, da Igreja Católica, improvisou alojamento e alimentação em São Paulo. Veja a coluna aqui: http://www1.folha.uol.com.br/colunas/eliogaspari/2014/04/1446102-tiao-viana-desovou-os-haitianos.shtml

Dica 3 – Veja aqui exemplos de Redação que tiraram nota 1000 no Enem: https://blogdoenem.com.br/redacao-enem-nota-1000

Para completar o vexame, o prefeito de São Paulo que ‘recebeu’ os imigrantes expulsos do Acre sem nem ter sido avisado, Fernando Haddad (PT), foi ministro da educação até janeiro de 2012, época em que as equipes do INEP trabalhavam para definir o tema da Redação do Enem do mesmo ano. Em 2014, já como prefeito da cidade de São Paulo, deve estar amargando o tema da Redação de 2012.

O pior mesmo no caso da Redação do Enem 2012 foi para os candidatos. Quem escrevesse, na época, que o tema estava mal elaborado, e que era precipitado ou propaganda política, perdia pontos.

Dica 4 – Apostilas Enem Gratuitas: Textos, vídeos, exercícios e as dicas mais quentes para você se preparar para valer para o próximo Enem ou para os vestibulares. Cadernos específicos para cada matéria: Tudo aqui: https://blogdoenem.com.br/apostilas-gratis/

Dica 5 – Quer mandar bem na Redação do Enem? Veja aqui tudo sobre Coesão e Coerência para fazer um texto nota 1000: https://blogdoenem.com.br/redacao-enem-coesao-coerencia/
João Vianney - Sisutec
Post de João Vianney Valle dos Santos. Psicólogo e jornalista, Vianney é diretor do Blog do Enem. Tem doutorado em Ciências Humanas, coordenou o Laboratório de Ensino a Distância da UFSC, e Dirigiu o Campus Unisul Virtual. [email protected]
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Intensivo
gapixel

intensivogapixel