Meteorologia – A importância da matemática na previsão do tempo

Se você gosta de cálculos, a área de meteorologia pode ser uma ótima opção. A matemática entra nos movimentos da atmosfera, na análise de gráficos e dados, temas comuns na profissão. Veja como é fácil aprender a disciplina com a Khan Academy.

Para muitos, meteorologista é o profissional que fala sobre o tempo nos veículos de comunicação. Mas será que realmente é só isso? Você sabe dizer qual é a importância da matemática na previsão do tempo? Pois bem, vamos mostrar inúmeras situações do dia a dia de um meteorologista que necessitam de números e também de cálculos.

A meteorologia pode evitar grandes tragédias. Quantos deslizamentos de terra ocorrem anualmente no Brasil, resultando em várias vítimas das enchentes? Outros exemplos são os furacões e as tempestades, que ocorrem a partir da variação do tempo.

Meteorologia

Dica 1 – UFRJ: Notas de Corte Sisu 2014 na Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde há o curso de Meteorologia para você estudar:
https://blogdoenem.com.br/sisu-2014-notas-corte-ufrj/

Logo no início do curso de meteorologia, o estudo é focado em matemática, cálculos numéricos, física e física das nuvens. Os cálculos servem para entender os movimentos da atmosfera. Ou seja, é por meio das equações matemáticas e físicas presentes nos computadores que os meteorologistas interpretam as informações dos satélites e radares meteorológicos para gerar as previsões do tempo.

Meteorologia

O profissional pode atuar no ambiente acadêmico como pesquisador, com a previsão do tempo, ou ainda no suporte de equipes de agricultura, navegação e aviação.

O meteorologista analisa gráficosutilizando programas de computador e mapas. Além disso, o profissional estuda dados relativos à chuva, temperatura, chuva, vento e umidade do ar, com o objetivo de prever o tempo.

A matemática está na medição da velocidade e da distância percorrida pelo vento, além da direção. Os números também são essenciais para medir a umidade relativa do ar, que é dada em porcentagem, assim como o registro da insolação ou da duração do brilho solar, em horas e décimos.

Dica 2 – Você tem dificuldade em Matemática? Veja aqui como é fácil aprender utilizando as aulas gratuitas e os exercícios da Khan Academy: https://blogdoenem.com.br/matematica-aprenda-khan-academy

Os trabalhos na área de meteorologiasão essenciais e interferem diretamente, por exemplo, na vida de um agricultor, que depende dessas condições climáticas para definir o período de plantio e colheita. Você também pode estudar o tempo para orientar o tráfego aéreo e marítimo, ou ainda monitorar as águas das chuvas e dos rios, assessorando órgãos públicos e construtoras, com o intuito de prevenir enchentes.

Se você sente afinidade pela previsão do tempo e gosta de matemática, essa profissão pode ser uma ótima opção. Se precisar aprimorar o conhecimento em cálculos, acesse os exercícios da Khan Academy, a maior plataforma online e gratuita do mundo para se aprender a matéria:www.khanacademy.org.br. Comece agora mesmo!

Este post foi elaborado pela equipe de comunicação da Fundação Lemann – www.fundacaolemann.org.br

Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Intensivo
gapixel

intensivogapixel