Nota do Enem: Enquanto esperamos, discutimos o modelo do Ensino Médio com você

A nota do Enem ainda está no forno e enquanto isso tem gente colocando lenha na fogueira da baixa qualidade da educação brasileira

Na espectativa da Nota do Enem não podemos fechar os olhos sobre as coisas que acontecem ao nosso redor, não é mesmo? Muitos vestibulares acontecendo ainda e mesmo neste momento o Blog do Enem fica de olho em notícias que dizem respeito a você que acabou de terminar o Ensino Médio.

Quem deu o novo pontapé foi o cientista norte-americano Roger Schank, que não se pronunciou a respeito da Nota do Enem ou mesmo da prova em si mas é pesquisador que trabalha com educação avançada em multinacionais como a IBM e universidades de ponta, como a Carnegie Melon, nos EUA.

Schank condenou à falência o método tradicional brasileiro onde ‘professor fala’ e ‘aluno escuta’. Para ele o que interessa é aprender fazendo. Aprendizagem eficaz é aquela que interessa ao aluno.

O ponto de partida não deve ser o conteúdo escolhido pelo professor, mas os problemas que o aluno quer aprender a resolver. Álgebra, pra quê, pergunta ele, se o aluno nunca mais vai utilizar aquelas equações? Shank defende uma redução essencial nos conteúdos do Ensino Médio brasileiro, que tem coisas demais e aprendizagem de menos.

Quer ler o que ele tem a dizer? A entrevista dele está na revista Exame, aqui.

Você concorda ou discorda do professor Schank? Participe também. Coloque a sua opinião aqui no blog do Enem. E, se você quiser falar com quem vai mandar mesmo no Ensino Médio no Brasil, fique esperto porque vai ter comandante nova no MEC.

A professora Cláudia Costin, atual secretária de educação do município do Rio de Janeiro, foi convidada para assumir a Secretaria da Educação Básica no MEC. É de lá que podem sair as decisões de mudança. A Cláudia Costin está no twitter. Você fala com ela no @ClaudiaCostin.

Então, você que está esperando pela nota do Enem e acabou de concluir o Ensino Médio. É de você que estas pessoas estão falando. É com você que elas tem de conversar. Participe!! E mesmo quanto ao Enem, você acha que a sua nota do Enem baseada no tipo de prova e no tipo de correção é a melhor maneira de avaliar?

Lenha na fogueira!

nota do Enem

Para você: nosso calendário Enem 2012! Ta chegando, galera!!

– 3 de novembro, 13h – Aplicação das provas de Ciências Humanas e suas Tecnologias e de Ciências da Natureza e suas Tecnologias;

– 4 de novembro, 13h – Aplicação das provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; de Matemática e suas Tecnologias; e da Redação;

– 7 de novembro – Gabarito Enem 2012;

– 28 de dezembro – Resultado Enem 2012.

Gostou do post? Use os botões abaixo para espalhar por suas redes sociais (sabemos que o Facebook está aberto ai no cantinho do seu computador). E claro, também usar os espaços para comentários abaixo, deixando sua critica, sugestão e também xingamentos.

Nossas redes sociais são:

Facebook: /RedeEnem

Twitter: @RedeEnem

Canal no Youtube: Rede Passaporte

Google+ : Rede Enem

Fonte: Exame

Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Intensivo
gapixel

intensivogapixel