Veja como é o cálculo da Nota do Enem: entenda o uso da TRI

O MEC e o INEP adotam a Teoria da Resposta ao Item (TRI). Na prática, questões mais difíceis valem mais. Aquelas que todos acertam, somam menos pontos no cálculo da nota do Enem. Confira, para entender a sua nota nas provas objetivas.

Se você fez uma prova com 100 questões objetivas e acertar setenta, quanto imagina que vai tirar? Esqueça a resposta ’70’ se a prova em questão é a do Enem. Você pode tirar 50 se acertar apenas as mais fáceis e de média complexidade. Ou, tirar 80 ou até 90 se acertar principalmente as de média e alta complexidade.

O cálculo da nota do Enem é feito a partir das premissas da TRI – Teoria da Resposta ao Item. Nesta formulação o que é mais difícil vale mais pontos, e o inverso também é verdadeiro: questões mais fáceis, valem menos no Enem.Então, é claro que importa acertar muitas questões, sempre.

Mas, para ter uma boa nota de corte no Enem é importante que você acerte também as questões que estejam entre as mais complexas e que exigem mais dos candidatos. Este é o segredo para ficar entre os primeiros.

Só tem um complicador nessa parada: Não estão indicadas nas provas do Enem quais são as questões que valem mais. Ou seja, quem ‘acertou mais’ pode ter uma nota menor do que um candidato ‘que acertou as mais difíceis’, embora em quantidade menor.

O cálculo da nota do Enem

É só durante a fase de correção, quando o INEP processa os gabaritos para todos os alunos, que aparecem as questões mais valorizadas. Justamente aquelas que tiveram menor taxa de acerto.

Estas questões “mais difíceis” valem muito mais no cálculo da nota do Enem. Mas, pela fórmula de cálculo, mesmo gabaritando numa determinada área o candidato não alcança “Nota 1000” nas objetivas.

Entenda o uso da TRI 

Veja com a professora Juliana Evelyn Santos, coordenadora pedagógica do Curso Enem Gratuito, como é feito o cálculo da Nota do Enem. É bem simples a explicação dela. Confira:

E aí, valeu pra você a explicação da professora Juliana?

As notas do Enem pela TRI: Veja no quadro abaixo como fica a dispersão média das notas do Enem a cada ano no cálculo pela TRI. Nas “objetivas” o resultado final deixa evidente o desempenho dos alunos.

A nota média geral ficaria na faixa dos 500 pontos. Confira as diferenças no cálculo da nota do Enem:

Há testes que são feitos antes das provas, para ‘calibrar’ a composição de questões objetivas nas quatro áreas. Porém, o cálculo final é dinâmico, e só se concretiza após a correção de todas as provas.  

Veja as Notas de Corte do Enem. Calcule suas chances

Confira aqui o ranking das maiores e das menores notas de corte do Enem para entrar nos cursos de graduação através do Sistema de Seleção Unificada, o Sisu; através do Programa Universidade para todos, o Prouni; e no programa de Financiamento Estudantil, o Fies.

Acesse aqui as notas de corte do Enem notas de corte do enem horizontalClique na imagem para ver as Notas de Corte do Sisu, do Prouni e do Fies para calcular suas chances. 

T.R.I. – Confusão na cabeça dos candidatos

Esta lógica da Teoria da Resposta ao Item é reconhecida no mundo todo, e garante um equilíbrio entre os resultados de diferentes aplicações do Exame Nacional do Ensino Médio.

Mas, na cabeça dos candidatos ainda gera muita confusão. “Eu acertei cem questões e meu colega acertou 95, mas a nota dele foi  mais alta que a minha”. A resposta está na T.R.I. e no padrão de questões que cada um acertou.

Além deste fator, com a Teoria da Resposta ao Item é possível desenvolver modelos matemáticos para identificar o padrão de respostas do candidato e, assim, reduzir a pontuação decorrente de eventuais chutes do aluno que o sistema vier a identificar.

Veja como chutar nas provas do Enem

Se ficar difícil para você em alguma das provas do próximo Enem, nem tudo está perdido. Veja as dicas para você aprender a chutar no Enem.

Gostou das dicas?

TRI legal?

Porém, na edição de 2011 do Enem, o Ministério da Educação (MEC) e o Inep criaram um novo critério para avaliar o desempenho dos alunos nas provas do Enem. A nova onda que virou a regra desde então tem o nome de Teoria de Resposta ao Item, apelidada de TRI. Trilegal, tchê? Depende…

O que ela tem de original é que o candidato que acerta todas as questões não tira nem 10, nem 100, nem 1000. E, para complicar, quem erra praticamente todas as questões também não tira zero. A nota do Enem no final dependerá do candidato acertar questões mais difíceis ou mais fáceis, e que têm pesos diferentes conforme o desempenho do conjunto de participantes.

Chutar todas no Enem
entenda o cálculo da nota do Enem

Quem chuta todas, e que acaba acertando entre 20 e 30% das questões ‘no chute’, acaba tirando uma nota que pode chegar aos 400 pontos. Difícil mesmo de entender para quem não é especialista em estatísticas. Veja aqui os pontos de quem chuta no Enem. 

Mas, como não está escrito na prova quais são as questões fáceis ou difíceis, os candidatos saem do exame no escuro, sem saber sobre o próprio desempenho até que saia o resultado do Enem. Entendeu o cálculo da Nota do Enem?  Se ainda ficou com alguma dúvida, confira no post

Achou a TRI ‘tri complicada’, ou achou ‘tri legal?’

Não é mesmo fácil pegar de primeira. Tem que mastigar uma, duas, três vezes antes de engolir. Mas, não se estresse por não conseguir entender facilmente.

O Blog do Enem separou para você uma explicação técnica do Ministério da Educação e do INEP sobre a Teoria da Resposta ao Item aplicada ao Enem.  Entre, imprima, leve para a escola, e pede para os professores de matemática ou física explicarem a você e aos colegas como funciona a base estatística da TRI para o cálculo das notas no Enem.

Dica 1 – Veja aqui as notas de corte para todas as carreiras, em todas as universidades públicas que participam do Sisu – Sistema de Seleção Unificada: https://blogdoenem.com.br/notas-corte-universidades/ 

Confira na imagem acima as Notas de Corte no Sistema de Seleção Unificada, no Programa Universidade Para Todos, e no Programa de Financiamento Estudantil, o FIES.

Veja a Nota Explicativa do INEP sobre a TRI: http://download.inep.gov.br/educacao_basica/enem/nota_tecnica/2011/nota_tecnica_tri_enem_18012012.pdf

Categorias: Enem, TRI
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel