Entenda o cálculo da nota do Enem pela TRI

Você sabe como funciona o cálculo da nota do Enem? A conta nunca será nem 'zero' e nem 'mil', mesmo que você chute tudo ou acerte todas. Veja aqui como funciona a Teoria da Resposta ao Item. Entenda a nota que você tirou.

A vida já foi mais simples no mundo dos vestibulares e dos concursos. No início era assim: os candidatos faziam uma prova com 100 questões. Cada uma valia um ponto. Acertou a questão? Pimba, cravou um ponto. Errou a questão ou deixou em branco? Não marcou ponto. Errou todas? Tirou zero. Acertou todas? Tirou 100. Mas afinal, como calcular a nota do Enem ?

A Teoria da Resposta ao Item

Desde a edição de 2011 do Enem, o Ministério da Educação (MEC) e o Inep criaram um novo critério para avaliar o desempenho dos alunos nas provas do Enem. A nova onda que virou a regra desde então tem o nome de Teoria de Resposta ao Item, apelidada de TRI.

O que ela tem de original é que o candidato que acerta todas as questões não tira nem 10, nem 100, nem 1000. E, para complicar, quem erra quase todas as questões também não tira quase zero.

Entenda como funciona a TRI

Confira com a professora Juliana Evelyn Santos, coordenadora pedagógica do Blog do Enem, como é o cálculo da nota do Enem.

A nota do Enem no final dependerá do candidato acertar questões mais difíceis ou mais fáceis, e que têm pesos diferentes conforme o desempenho do conjunto de participantes.

Quem chuta todas, e que acaba acertando entre 20 e 30% das questões ‘no chute’, acaba tirando uma nota que pode chegar aos 400 pontos. Difícil mesmo de entender para quem não é especialista em estatísticas. No chute dá para chegar a até 473 pontos!

Veja aqui os pontos de quem chuta direto nas provas do Enem. Chutar todas no Enem

Mas, como não está escrito na prova quais são as questões fáceis ou difíceis, os candidatos saem do exame no escuro, sem saber sobre o próprio desempenho até que saia o resultado do Enem. Entendeu o cálculo da Nota do Enem?  Se ainda ficou com alguma dúvida, confira no post O que é a TRI?

Dica 2: Confira detalhes sobre os cursos, seus mercados de trabalho e dicas de estudo que o Blog do Enem selecionou para você: https://blogdoenem.com.br/guia-de-cursos-e-profissoes/ 

Que tal algumas dicas de estudos que separamos para você?

Rede Enem

Categorias: Enem, Tudo sobre
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Intensivo
gapixel

intensivogapixel