Oceanografia: o curso de graduação e o mercado de trabalho

O mundo submarino encanta ou desafia você? Quem trabalha com Oceanografia é sempre um apaixonado pelos segredos e potenciais do mar. Está no seu projeto de vida? Veja abaixo como é o curso de graduação em Oceanografia, e as chances no mercado de trabalho.

A oceanografia é a ciência que se propõe a estudar o comportamento dos mares, lagos, oceanos, rios e todos os aspectos que os envolvem. A descrição e fenômenos que acontecem, bem como as espécies aquáticas acabam fazendo parte dessa ciência fascinante.

Existem dois padrinhos para os estudos dos oceanos. Um, no imaginário, com o Capitão Nemo, no comando do submarino Nautilus, no romance As 20 Mil Léguas Submarinas, de Julio Verne.

Outro padrinho que entrou para a história da Oceanografia, este sim, de carne, osso, sal e muito sol, foi  o explorador francês Jacques Custeau. Ele foi um verdadeiro explorador dos sete mares. Um cientista e divulgador para televisão dos segredos da vida sob as águas.
oceanografia

Quem é o oceanógrafo? – O(a) oceanógrafo(a) é quem estuda profissionalmente a vida vegetal e a vida animal que se desenvolvem preponderantemente nos ambientes marinhos.

A análise da composição desses ambientes também é uma ocupação do oceanógrafo, assim como o monitoramento e participação ativa em iniciativas que promovam a preservação desses ambientes.

A participação de quem se forma no curso de graduação em Oceanografia em programas de preservação pode acontecer em vários âmbitos, e os oceanógrafos estão cada vez mais presentes em várias etapas do processo em diversos projetos.

Espera-se que o Oceanógrafo seja capaz de desenvolver determinadas técnicas para exploração de minérios e recursos naturais de forma que o impacto dessa atividade não seja sentida de maneira tão incontornável pelo meio ambiente.

O curso de graduação em Oceanografia

O curso de Oceanografia é abrangente, procura incutir no aluno uma ampla gama de conhecimentos que o tornem hábil para o bom exercício da profissão.
Algumas disciplinas que o aluno de Oceanografia vai encontrar durante o curso são geologia geral, origem e evolução da biosfera marinha, primeiros socorros e sobrevivência em alto mar, química geral, entre outras.

Confira abaixo um vídeo produzido pela Fundação Universidade do Vale do Itajaí – Univali, e que explica um pouco mais sobre o curso de Oceanografia. Veja o que espera você se optar por este curso de graduação.

Mercado de trabalho para Oceanografia

Atualmente o mercado está aquecido para profissionais da oceanografia. Isso se deve ao número de investimentos sendo feitos na costa brasileira. O âmbito em que se encontram a maioria das oportunidades e na prestação de serviços a empresas do setor de exploração de petróleo.

Outras duas áreas que sem dúvida merecem destaque são as de biotecnologia (aqui o profissional deve entender bem as espécies marinhas a fim de extrair delas matéria para ser usada na indústria cosmética e farmacêutica); e a de oceanografia biológica, que consiste na criação de espécies marinhas (atualmente também em alta no país).

O salário para quem se inicia na profissão de oceanógrafo  fica na média de R$4.068,00.

Perfil do profissional após a formação

Ao terminar o curso o profissional irá dominar os diversos aspectos da ciência marinha e estará apto para trabalhar nas várias frentes que a profissão oferece.

Algumas dessas opções são o gerenciamento de recursos, a Limnologia, em que o profissional participa de grupos envolvidos coma preservação de águas doces, modelagem e previsões do clima. O profissional poderá também levar em frente uma carreira acadêmica de pesquisa em sua área.

Pronto para entrar na faculdade de Oceanografia? Se esse ainda não é a sua escolha, clique aqui e conheça o nosso Guia de Profissões.
 
Post escrito por Victor Barreto. Ele é formado em jornalismo,  e reside em São Paulo. Já atuou como professor de inglês em diversas escolas, como Cultura Inglesa, Yázigi e United Institute, além de haver trabalhado como assistente editorial. Atualmente, realiza traduções, dá aulas particulares de inglês e atua como redator online. Twitter: @victor_toscano

Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel