Notas de corte Pedagogia: veja os pontos para passar no Sisu

É o curso de graduação que gera mais empregos no Brasil. Há demanda professores para as séries iniciais do Ensino Fundamental e para Educação Infantil. O salário pode não ser ‘alto’, mas há empregos e oportunidades. Confira as notas de corte do Enem no Sisu para Pedagogia!

Confira abaixo as notas de corte de Pedagogia e quantos pontos você precisa fazer no Enem para ingressar na instituição que você deseja! Há notas muito baixas nas vagas pelo Sisu em universidades muito boas! Veja as oportunidades!

As carreiras de professor(a) para as etapas de educação infantil, alfabetização, séries niciais do ensino fundamental, e para educação especial estão presentes em todos os municípios do país, abrindo mercado permanente para novas contratações.

Na edição de 2019 do SiSU, as vagas para Pedagogia foram ofertadas por 231 cursos e a média das notas de corte de foi de 612,51 pontos. Confira as instituições que exigiram as maiores e as menores pontuações na categoria de ampla concorrência em 2019.

As 10 maiores notas de corte de Pedagogia:

1- Instituto Federal De Educação, Ciência e Tecnologia Do Ceará (IFCE): 738,05

2- Universidade Federal Do Rio De Janeiro (UFRJ) – matutino: 736,53

3- Instituto Federal De Educação, Ciência E Tecnologia Do Pará (IFPA): 735,06

4- Universidade Federal Do Sul E Sudeste Do Pará (UNIFESSPA): 712,13

5- Universidade Federal Do Rio De Janeiro (UFRJ) – vespertino: 711,61

6- Universidade Federal Do Rio Grande Do Norte (UFRN): 701,97

7- Universidade Federal Do Acre (UFAC): 686,04

8- Universidade Federal De Juiz De Fora (UFJF): 683,14

9- Universidade Federal De Minas Gerais (UFMG): 683,08

10- Universidade Federal Do Paraná (UFPR): 680,58

As 10 menores notas de corte de Pedagogia:

1- Instituto Federal De Educação, Ciência E Tecnologia Catarinense (IFC): 537,72

2- Fundação Universidade Federal Do Pampa Unipampa (Unipampa): 543,76

3- Universidade Federal De Mato Grosso Do Sul (UFMS): 543,93

4- Universidade Estadual Do Piauí (UEPI – Correntes) – noturno: 548,31

5- Universidade Estadual Do Piauí (UEPI – São Raimundo Nonato) – vespertino: 548,85

6- Universidade Estadual Do Paraná (Unespar): 550,37

7- Universidade Do Estado De Mato Grosso (UNEMAT): 551,02

8- Universidade Federal De Mato Grosso (UFMT): 552,6

9- Universidade Estadual Do Piauí (UEPI – Bom Jesus) – noturno: 552,64

10- Universidade Estadual De Mato Grosso Do Sul (UEMS): 552,65

Se você quiser entender melhor como funciona o SiSU e quais estratégias adotar na hora de se inscrever, assista ao vídeo do canal do Curso Enem Gratuito!

Notas de corte nas categorias de cotas

As notas de corte de Pedagogia, assim como de outros cursos, apresentam alterações se você se inscrever em alguma modalidade de cota. Nas cotas de escola pública sem restrição de renda, por exemplo, a média foi de 598.26 pontos. A instituição com a maior nota de corte nessa modalidade foi a UFRJ de Praia Vermelha: 722,43 pontos. Já a que teve a menor exigência foi a UFMS, com apenas 392,48 pontos.

Se você já sabe em quais instituições de ensino gostaria de estudar Pedagogia, é recomendável que busque quantos pontos precisa fazer na modalidade de cota em que você se encaixa. No nosso site há uma lista completa com todas as instituições que participaram do SiSU em 2020. Acesse e já comece a comparar e a se programar!

ProUni e Fies

Passado o período de inscrições do SiSU, se você não conseguiu uma vaga numa universidade pública, não precisa se desesperar! Ainda tem o ProUni e o Fies! O Programa Universidade para Todos (ProUni) é um programa que oferece bolsas de estudos, integrais e parciais (50%), em instituições particulares de educação superior.

Para concorrer às bolsas integrais, o estudante deve comprovar renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até um salário mínimo e meio. Para as bolsas parciais (50%), a renda familiar bruta mensal deve ser de até três salários mínimos por pessoa.

No nosso site temos uma lista das notas de corte de instituições que utilizam o ProUni. Não deixe de conferir para inserir no seu planejamento!

Por fim, o Fies é um programa de financiamento estudantil em universidades particulares em que você concorre ao financiamento coletivo com juros zero. Confira as maiores e as menores notas de corte de Pedagogia para o Fies:

Maiores notas:

Rio Verde GO UNIVERSIDADE DE RIO VERDE PEDAGOGIA 670,5
Santos Dumont MG INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DE SANTOS DUMONT PEDAGOGIA 660,2
São Paulo SP PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO PEDAGOGIA 651,66
Taubaté SP UNIVERSIDADE DE TAUBATÉ PEDAGOGIA 647,68
Piracicaba SP FACULDADE SALESIANA DOM BOSCO DE PIRACICABA PEDAGOGIA 644,7

Menores notas:

São Paulo SP Faculdade Villas Boas PEDAGOGIA 450,38
Timbaúba PE Faculdade de Ciências de Timbaúba PEDAGOGIA 450,38
Teresina PI FACULDADE PIAUIENSE PEDAGOGIA 451,94
Chapadinha MA FACULDADE DO BAIXO PARNAÍBA PEDAGOGIA 452,12
Rio de Janeiro RJ CENTRO UNIVERSITÁRIO MOACYR SREDER BASTOS PEDAGOGIA 452,48

Você pode conferir a lista completa das notas de corte do Fies aqui.

E se você estiver confuso em qual categoria você se encaixa porque não sabe como calcular a renda, este vídeo vai te ajudar 🙂

O curso de Pedagogia

Se você pensa em colocar Pedagogia como uma de suas opções de curso no SiSU, saiba que você poderá fazer muito além de ensinar alunos dos anos iniciais do ensino fundamental. Pedagogia é a área que trata dos princípios e métodos de ensino, da administração de escolas e da condução dos assuntos educacionais.

O pedagogo (ou a pedagoga) deve trabalhar para garantir e melhorar a qualidade da educação, tendo dois grandes campos de atuação a sua disposição: a administração escolar e o magistério. Os profissionais formados em Pedagogia podem trabalhar também em ONGs, museus, brinquedotecas, mídias educativas, pesquisa, produção de material pedagógico, políticas educacionais e qualquer outro espaço que tenha algum tipo de educação envolvida.

notas de corte pedagogia
Veja como é o curso e a profissão

Há muitos empregos na área e com alta renovação. Afinal, professores que atuam em sala de aula podem se aposentar com apenas 25 anos de trabalho. Decorre daí um dos fatores da oferta permanente de vagas. Outro fator favorável ao aumento de empregos para Pedagogia é a recente obrigação de oferecer Educação Infantil. São novas creches e mais empregos ainda.

Se você ainda ficar na dúvida depois de ver  as notas de corte de Pedagogia e nossa publicação sobre o curso e a carreira de pedagogo, sugerimos que busque o currículo do curso na universide que você deseja estudar. Conversar com um profissional que atua na área também pode ser decisivo na sua escolha!

Prepare-se para tirar uma boa nota no Enem em 2020

Uma boa estratégia para você chegar bem no próximo Exame Nacional do Ensino Médio é ter um cronogramae manter a frequência de estudos. O Curso Enem Gratuito preparou um plano de estudos extensivo com aulas todos os dias. Além de aulas escritas, também tem vídeos e simulados de todas as disciplinas. Além disso, tem dicas de estudos e listas com os conteúdos que mais caem. Não deixe de se preparar!

João Vianney dos Valles Santos

Psicólogo e jornalista, Vianney é diretor do Blog do Enem. Tem doutorado em Ciências Humanas, coordenou o Laboratório de Ensino a Distância da UFSC, e Dirigiu o Campus Unisul Virtual. É consultor de EaD da Hoper Educação.
Categorias: Notas de corte Tags: , , ,
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel