Veja os Princípios da Eletrostática – Resumo de Física Enem

Veja como e por quê acontece um susto, um desconforto, quando você recebe um choque elétrico. Ele pode até matar as pessoas. Aprenda agora no resumo de Eletrostática para gabaritar Física no Enem.

Os princípios da eletrostática e os processos de eletrização caem direto nas provas do Enem, do Encceja e dos vestibulares.  Toda a matéria é constituída por elementos básicos que chamamos de átomos. Este nome teve origem da Grécia antiga, quando se pensava em quais seriam as menores partículas constituintes da matéria.

Os filósofos Leucipo e Demócrito acreditavam existir essas partículas e as denominaram de átomos, onde, do grego, a = não e tomo = divisível. Ela seria, portanto, uma partícula indivisível.

Hoje sabemos que o átomo, apesar de ser muito pequeno, é constituído por partículas menores ainda, e pode ser dividido (o que deu origem à bomba atômica).

Um átomo possui duas regiões, o núcleo e a eletrosfera.

  1. No núcleo do átomo  encontramos os prótons e nêutrons;
  2. Os prótons são partículas carregadas positivamente e não possuem mobilidade, estando sempre fixos na matéria;
  3. já os nêutrons são partículas neutras e também não possuem mobilidade na matéria.
  4. Na eletrosfera, temos os elétrons, partículas negativas, que se movimentam em torno do núcleo, podendo se movimentar através da matéria.
  5. Veja na imagem:Física Enem

 

Os Princípios da Eletrostática

Confira agora com o professor Otávio Seco, do canal do Curso Enem Gratuito, uma introdução fantástica, genial, sobre os Princípios da Eletrostática. É para você aprender de vez, e nunca mais esquecer. Em seguida, depois do resumo, você confere a Carga Elementar e O Corpo Eletrizado.

As dicas do professor Seco:

  1. Carga elétrica é uma propriedade das partículas elementares formadoras dos átomos, como por exemplo, dos prótons e dos elétrons.
  2. Apesar de ambos possuírem essa propriedade, a forma como a carga elétrica se manifesta difere para cada partícula.
  3. Próton: tem carga positiva e está posicionado no centro do átomo.
  4. Nêutron: é uma partícula neutra e encontra-se também no centro do átomo.
  5. Elétron: tem carga negativa e está posicionado na eletrosfera.
  6. Nesta aula, o professor Otávio Seco te ensina os Princípios da Eletrostática.
  7. Aprenda o que é carga elétrica, como calcular a quantidade de carga elétrica, o valor da carga elétrica fundamental e as fórmulas importantes desse conteúdo.

 

A Carga elementar e os Princípios da Eletrostática

A carga elementar é o módulo do valor da carga que um elétron ou próton possui, pois essas duas partículas possuem a menor quantidade de carga elétrica encontrada na natureza.

O seu valor, representado pela letra e, é:aula13_fig002.tifLembramos que a unidade utilizada para carga elétrica é o Coulomb (C). Desta forma, podemos dizer que a carga do elétron é –e e a do próton é igual a +e.

O Corpo Eletrizado

Um corpo eletrizado, isto é, com carga total diferente de zero, possui falta ou excesso de um número n de elétrons. Sendo Q a quantidade de carga elétrica desse corpo, seu módulo pode ser calculado como:aula13_fig003.tif

Quando retiramos elétrons de um corpo neutro, o corpo terá mais prótons do que elétrons e, assim, sua carga total será positiva, ou seja, o corpo estará eletrizado positivamente.aula13_fig004.tif

Quando adicionamos elétrons de um corpo neutro, o corpo terá mais elétrons do que prótons e, assim, sua carga total será negativa, ou seja, o corpo estará eletrizado negativamente.aula13_fig005.tif

Princípios da atração e repulsão

Uma experiência que podemos realizar é atritar um pente de plástico em um tecido de flanela e depois aproximarmos o pente de pedacinhos de papel.

Verificamos que o papel é atraído pelo pente. Por que isto ocorre? Porque, quando atritamos o pente na flanela, ocorre troca de elétrons entre os dois e ambos ficam eletrizados.aula13_fig006.tif

Assim, temos um dos princípios básicos da eletricidade, que é o da atração e repulsão entre corpos carregados.

Positivo atrai negativo, e vice-versa.

“Cargas elétricas de mesmo sinal se repelem e de sinais opostos se atraem”. Istp sognifica que positivo repele positivo, e que negativo repele negativo.aula13_fig007.tif

Processo de eletrização

Veja no resumo do professor Otávio Seco a base para os três tipos de Eletrização. É um resumo super show. Confira:

Veja agora os tipos de Eletrização

Eletrização por contato

Quando temos dois corpos condutores, um corpo neutro e outro carregado com carga positiva, por exemplo, se colocarmos esses dois corpos em contato, eles irão equilibrar suas cargas elétricas, de modo que o excesso de carga que o corpo eletrizado possuía vá para o que estava neutro e, no final do processo, os dois corpos se encontrarão eletrizados.aula13_fig008.tif

Neste processo, temos que a carga total antes e depois do contato é igual.aula13_fig009.tif

Em particular, se os corpos A e B tiverem a mesma geometria e forem de mesma natureza, eles ficam com quantidades de carga elétrica finais iguais, ou seja:aula13_fig010.tif

Eletrização por atrito

Podemos observar que dois corpos de naturezas diferentes, ao serem atritados, ficam eletrizados.

Ao atritar dois corpos, estamos fornecendo energia para que haja transferência de elétrons de um para o outro. Os dois corpos adquirem cargas elétricas de iguais módulos, sendo que uma irá ficar positiva e outra negativa.aula13_fig011.tif

Abaixo temos uma tabela com algumas substâncias e a tendência de ficarem carregadas positivamente ou negativamente.aula13_fig012.tif

Eletrização por indução

Neste processo, não há contato. Temos inicialmente dois corpos, um eletrizado e outro neutro. Vamos considerar, por exemplo, que o corpo eletrizado está carregado negativamente.

Ao aproximarmos o corpo eletrizado do neutro, estaremos induzindo que as cargas elétricas negativas do corpo neutro sofram repulsão, indo localizar-se na face que está mais afastada do corpo eletrizado.aula13_fig013.tif

Após isto, ligaremos um fio ao corpo neutro até a Terra, sendo que este fio deve estar em contato com a face onde as cargas negativas estão localizadas. Desta forma, estes elétrons que estão sendo repelidos pelo corpo eletrizado irão para a Terra. Após isto, retiramos a ligação do corpo com a Terra e afastamos o corpo negativo.

Agora temos um segundo corpo também carregado, porém com carga positiva.aula13_fig014.tif

 

Desafios sobre os Princípios da Eletrostática

Questão 1

(PUC-MG) Em uma experiência de laboratório, constatou-se que um corpo de prova estava eletricamente carregado com uma carga cujo módulo era de 7,2 . 10-19C. Considerando-se que a carga do elétron é 1,6 x 10-19C, pode-se afirmar que:

a) o corpo está carregado positivamente.

b) a medida está indicando a carga de vários prótons.

c) a medida está errada e não merece confiança.

d) o corpo está carregado negativamente.

Dica 1 – Aproveite esta aula de revisão sobre Fenômenos Ondulatórios e fique preparado para a prova de Física Enem. O Exame Nacional do Ensino Médio está chegando!

Questão 2 sobre os Princípios da Eletrostática

(EFOA-MG) Um sistema é constituído por um corpo de massa M, carregado positivamente com carga Q, e por outro corpo de massa M, carregado negativamente com carga Q. Em relação a este sistema pode-se dizer que:

a) sua carga total é -Q e sua massa total é 2M.

b) sua carga total é nula e sua massa total é nula.

c) sua carga total é +2Q e sua massa total é 2M.

d) sua carga total é +Q e sua massa total é nula.

e) sua carga total é nula e sua massa total é 2M.

Dica 2 – Revise tudo sobre Ondas em mais esta aula de Física Enem. O Exame Nacional do Ensino Médio está chegando, estude com a gente!

Questão 3

(Mackenzie-SP) Considere as afirmações abaixo:

I. Um corpo, ao ser eletrizado, ganha ou perde elétrons.

II. É possível eletrizar uma barra metálica por atrito, segurando-a com a mão, pois o corpo humano é de material semi-condutor.

III. Estando inicialmente neutros, atrita-se um bastão de plástico com lã e, consequentemente, esses dois corpos adquirem cargas elétricas de mesmo valor e naturezas (sinais) opostas.

Assinale:

a) se somente I está correta.

b) se somente II está correta.

c) se somente III está correta.

d) se II e III estão corretas.

e) se I e III estão corretas.

Dica 3 – Relembre tudo sobre Lentes esféricas: Olho humano em mais esta aula preparatória para a prova de Física Enem. Estude com a gente!

Questão 4

(UFSCar-SP) Atritando vidro com lã, o vidro se eletriza com carga positiva e a lã com carga negativa. Atritando algodão com enxofre, o algodão adquire carga positiva e o enxofre, negativa. Porém, se o algodão for atritado com lã, o algodão adquire carga negativa e a lã, positiva. Quando atritado com algodão e quando atritado com enxofre, o vidro adquire, respectivamente, carga elétrica:

a) positiva e positiva.

b) positiva e negativa.

c) negativa e positiva.

d) negativa e negativa.

e) negativa e nula.

Questão 5

(Uni-Rio RJ) Três esferas idênticas, muito leves, estão penduradas por fios perfeitamente isolantes, num ambiente seco, conforme mostra a figura abaixo. Num determinado instante, a esfera A(QA = 20μC) toca a esfera B(QB = -2μC); após alguns instantes, afasta-se e toca na esfera C(QC = -6μC), retornando à posição inicial. Após contatos descritos, as cargas das esferas A, B e C são, respectivamente, iguais a (em μC).

aula13_fig015.tif

a) QA = 1,5 QB = 9,0 QC = 1,5

b) QA = 1,5 QB = 11 QC = 9,0

c) QA = 2,0 QB = -2,0 QC = -6,0

d) QA = 9,0 QB = 9,0 QC = 9,0

e) QA = 9,0 QB = 9,0 QC = 1,5

 Você consegue resolver estes exercícios sobre os Princípios da Eletrostática? Então resolva e coloque um comentário no post, logo abaixo, explicando o seu raciocínio e apontando a alternativa correta para cada questão.

Quem compartilha a resolução de um exercício ganha em dobro: ensina e aprende ao mesmo tempo. Ensinar é uma das melhores formas de aprender!

Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel