Aprenda Probabilidade jogando RPG e tire de letra no Enem – parte 1

Probabilidade é conteúdo recorrente de Matemática no Enem e nos vestibulares. Aprenda mais sobre probabilidade jogando RPG aqui no Blog do Enem com aulas da Khan Academy e mais de 300 mil exercícios para você escolher. Fique pronto para mandar bem nas questões de Matemática no Enem ou no Vestibular.

Você já domina o conteúdo de Análise Combinatória? É conteúdo certo de Probabilidade no Enem.

Se você não lembra direitinho o que é Probabilidade e Análise Combinatória é fácil recuperar esta matéria. Com a Análise Combinatória é possível encontrar a QUANTIDADE (número) de combinações em um determinado caso.

Ficou difícil para você? Então, antes de continuar neste post sobre como aprender Probabilidade jogando RPG faça aqui uma revisão sobre Análise Combinatória.

Aprenda Probabilidade jogando RPG

probabilidade Neste posts você verá qual é a CHANCE (%) de ocorrer determinada situação usando o RPG, que nada mais é do que um jogo em que um lançamento de dados pode determinar o futuro dos personagens.

Por isso, para os jogadores de RPG (Role Playing Game) a capacidade de usar e interpretar o resultado de um lançamento de dados é fundamental para o bom desenvolvimento de uma aventura. Então, vamos supor que o sistema do nosso jogo aqui no blog do ENEM seja um que utilize o chamado D6 (dado comum ou dado de 6 faces).

Este dado (D6) contém cada face numerada ou pontuada de 1 até 6. Sendo assim, a chance de obter 1 como resultado é a mesma para obter 6, tal fato nos possibilita trabalhar com espaços equiprováveis (quando as probabilidades são iguais em cada um dos eventos prováveis).

Para isso, veja o quadro a seguir:

RPG

Dica 1: Relembre como calcular porcentagem aqui no Blog do ENEM. Confira aqui

Veja que estamos usando acima a relação P(E) na forma fracionária e em porcentagem, sendo a primeira mais fácil de usar para efeitos de cálculo em uma prova do ENEM ou Vestibular:

RPG

 

Regra da Adição

Pensando em alguma situação de jogo que pode ocorrer, o mestre de RPG pode dizer ao seu jogador que para obter sucesso em um dado momento da aventura ele poderá tirar a face 1 ou a face 2 lançando um único dado, uma única vez (chamamos esse fato de eventos mutuamente exclusivos) Neste caso, temos o seguinte:

RPG

Aprenda aqui a aplicar a regra da adição com outros exemplos, aproveitando para se aprofundar um pouco mais no estudo de probabilidade.

Regra da Multiplicação

No entanto, algumas situações do jogo requerem que sejam lançados dois dados simultaneamente. Espera-se que, neste caso, cada lançamento produza um resultado independente do outro.

Nesta situação o jogador poderá obter qualquer uma das 6 faces em cada um dos dois dados, por isso dizemos que a chance de ele obter um resultado igual a 5 e 3 em cada lançamento pode ser calculada assim:

RPG

Dica 2: Relembre as operações de adição e multiplicação com frações aqui

Vídeo aula da Khan Academy: Veja aqui como você pode apostar na possibilidade de conseguir números pares por três vezes seguidas, mesmo sem ser um apostador.

Desafios

1 – (Mackenzie) A probabilidade de ocorrerem duas caras ou duas coroas no lançamento de duas moedas é:

a) ¼                b) ½                c) ¾                d) 1                 e) 2

2 – (ENEM 2009) Um casal decidiu que vai ter 3 filhos. Contudo, quer exatamente 2 filhos homens e decide que, se a probabilidade fosse inferior a 50%, iria procurar uma clínica para fazer um tratamento específico para garantir que teria os dois filhos homens. Após os cálculos, o casal concluiu que a probabilidade de ter exatamente 2 filhos homens é:

a) 66,7%, assim ele não precisará fazer um tratamento
b) 50%, assim ele não precisará fazer um tratamento
c) 7,5%, assim ele não precisará fazer um tratamento
d) 25%, assim ele precisará procurar uma clínica para fazer tratamento
e) 37,5%, assim ele precisará procurar uma clínica para fazer um tratamento

Resolva  aqui mais exercícios de Probabilidade com a Khan Academy e vá confiante para a prova do ENEM ou Vestibular.

Gabarito: 1) B ; 2) E

Post escrito pelo professor Davi Risseti. Formado pela Universidade Estadual de Campinas, com especialização em educação matemática em grupos colaborativos. Professor da rede privada de ensino básico na região de Campinas e professor de ensino superior nos cursos de Pedagogia, Gestão e Matemática. Facebook: https://www.facebook.com/davi.rissetti

Este post é resultado da parceria da Fundação Lemann com o Blog do Enem – www.fundacaolemann.org.br

Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel