Profissões do futuro: conheça 7 profissões que nasceram com a internet

Veja oportunidades de bons salários e de empregos flexíveis com as profissões da Era Digital. Confira também os cursos de graduação que abrem as portas deste futuro para você.

Que a internet revolucionou a comunicação no mundo não é novidade para ninguém. Mas essa ferramenta não fez apenas isso. Ela é responsável por grandes mudanças em diferentes âmbitos da sociedade. Veja as sete profissões do futuro que nasceram com a Internet. Conhecê-las pode ajudar você a escolher seu curso!

A Internet é responsável por mudanças radicais em muitos setores do mercado de trabalho. Por isso, separamos para você uma lista de profissões do futuro, criadas graças à internet. Na verdade já são profissões do presente, como Programador Web, Web Designer, Arquiteto da Informação, Analista de Mídias Sociais, entre outras.

As oportunidades para quem faz cursos na área de Tecnologia da Informação, por exemplo, estão em alta mesmo com a crise econômica do Brasil. Esses setores continuam com vagas abertas e com bons salários, principalmente, para quem tem perfil inovador, competência e formação apropriada.

Veja os cursos superiores de cada uma das profissões do futuro. O blog do Enem tem uma seção especial que explica cada um dos cursos de graduação.

7  profissões do futuro criadas na era da internet

1 – Arquiteto de Informação

Você sabe o que é um arquiteto da informação? Essa profissão, que ganhou vida por conta da internet e tem se tornado cada vez mais necessária dentro das empresas, foi estabelecida para adequar as informações de um site para o seu público alvo e para a sua proposta.

Esses profissionais organizam e estruturam sites, dando melhor navegabilidade para os usuários. Você pode se formar num curso de graduação em Jornalismo, por exemplo, e atuar nesta área. Veja aqui como é o curso de Jornalismo.

2 – Web Designer

Essa profissão importante tanto para pequenas quanto grandes empresas. Isso porque o web designer é dotado de conhecimentos suficientes para colocar um site no ar. Ele ficará responsável pela elaboração do layout, dos códigos e de todos os elementos que compõem a aparência de um site. Tem um bom desempenho nesta área quem se forma em cursos de graduação em Design, Artes visuais, Multimídia Digital, Jogos digitais ou comunicação. Veja aqui como é o curso de Jogos Digitais

3 – Redator e editor de conteúdo

O conteúdo para internet precisa ser pensado de forma diferente de jornais, revistas e outras mídias impressas. Para isso, o profissional de Jornalismo precisou se adequar a um novo meio de comunicação. Além de redigir um texto, o redator web sabe usar de estratégias como call to actions e outros recursos do marketing digital para atrair o leitor.

Quem conclui cursos de graduação em letras, história, jornalismo e outros vinculados à área de comunicação tem boas chances. Veja como é o curso de Comunicação Social.

4 – Programador

Eles criam aplicativos, desenvolvem a parte lógica dos sites e outras tarefas que não são nada fáceis. Sem os programadores não poderíamos usufruir das tão adoradas redes sociais e outros espaços de que tanto gostamos na web. O programador é aquele que mantém os espaços digitais em perfeito funcionamento.

Os cursos de graduação que formam bons programadores são os de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Engenharia de Software, Engenharia de Computação e de Sistemas para Internet. Veja aqui como é o curso de Sistemas da Informação.

5 – Analista de Mídias Sociais

São eles que alimentam as páginas do Facebook, Instagram e outras redes sociais. Estudam o comportamento dos usuários nesses espaços e estabelecem o melhor jeito de se comunicar com o público. Além disso, esses profissionais sabem aplicar como ninguém o marketing digital.  Curso de Graduação em Marketing

Os profissionais destas áreas geralmente concluem cursos de graduação em Publicidade e Propaganda ou Comunicação Social. Veja aqui como é o curso de Publicidade e Propaganda.

6 – Analista de SEO

Um analista de SEO é o responsável pela visibilidade de um site ou blog. Estar bem posicionado em mecanismos de pesquisas como o Google não é tarefa simples. É preciso que sites e blogs sigam algumas regras para que isso seja realmente eficaz. É tarefa do analista de SEO garantir esse bom posicionamento.

Nesta área os profissionais que têm domínio de ferramentas matemáticas avançadas conseguem se destacar bem. Veja aqui como é o curso de Matemática.

7 – Analista de marketing digital

Muitas empresas têm migrado seus serviços para o espaço digital, mas não sabem como fazer isso de forma adequada para obter sucesso. Nesse momento, o ideal é contratar um analista de marketing digital para auxiliar e dar norte ao empreendimento. Veja aqui como é o curso de Marketing.

Essas são algumas das profissões que se alavancaram na era digital. Gostou de alguma? São mercados amplos e em constante crescimento. Cabe a você investir em formação e conhecimento. Certamente o mercado irá acolher você!

Agora que você já conhece algumas profissões do futuro, clique aqui e conheça nosso Guia de Profissões.

Post escrito por Mariana Oliveira. Ela é formada em Design Gráfico pelo SENAI-MG e é graduada na Faculdade Tecnológica de Produção Multimídia pela universidade da PUC-Minas. Atualmente, escreve textos voltados para a área de publicidade e comunicação em geral. Twitter: @marioliveirain / Facebook: facebook.com/marianaoliveirai

Rosângela Menezes

Rosângela Menezes é formada em Licenciatura em Física pela Universidade Federal do Amazonas e em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atuou como professora por 10 anos e, atualmente, escreve textos sobre Ciência e Tecnologia.
Categorias: Profissões
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel