Projeções Cartográficas e Representação do Espaço na Geografia

Leitura e interpretação de mapas caem no Enem todo ano. Aprenda o básico sobre as Projeções Cartográficas para mandar bem nas questões de Geografia. Veja resumo gratuito.

Os mapas são ferramentas que representam o espaço geográfico. São a representação da realidade diminuída inúmeras vezes para caber no papel. Confira a seguir.

Construir mapas não é uma tarefa simples, e hoje, a cartografia se utiliza de técnicas modernas para a elaboração dessas ferramentas tão utilizadas. Assim, as Projeções Cartográficas que são confeccionadas tem o objetivo de se aproximar cada vez mais da realidade.

Mas será que essas representações ficam realmente fiéis? Vamos analisar algumas delas? É hora de aprender que os mapas diferem entre si, você já percebeu? Então acompanhe!

As representações planas da Terra

As projeções cartográficas constituem a rede de paralelos e meridianos sobre a qual desenhamos as linhas dos mapas. A partir daí, as superfícies curvas são adaptadas para uma superfície plana.

Com essa ação teremos sempre distorções, pois não existe um tipo de projeção perfeito, de modo que não se consegue obter ao mesmo tempo dimensões perfeitas de ângulo, distância e formas dos continentes e oceanos.

Resumo de Introdução: Dicas de Cartografia

Aprenda o básico sobe a Elaboração, Leitura e Interpretação de Mapas para compreender as projeções cônicas ou cilíndricas. Confira com o professor Carrieri:

Excelente o resumo. Vamos em frente.

As projeções cartográficas podem ser: cilíndricas, cônicas e azimutais.

Projeção Cilíndrica –  Neste tipo de projeção, os paralelos e meridianos são representados em um cilindro, que formarão ângulos retos. Porém nas áreas de altas latitudes haverá deformações, pois posteriormente essa projeção será planificada.

Projeções Cartográficas - Geografia EnemFigura 1– Projeção Cilíndrica

As Projeções cilíndricas dividem-se em: Projeção de Mercator e Projeção de Peters.

Projeção de Mercator Nela há uma visão eurocentrista da época, onde a Europa é vista mais ao centro. Elaborada pelo geógrafo Gerhard Kremer, que ficou conhecido como Mercator.

Projeção de Peters – Elaborado pelo alemão Arno Peters, na época da Guerra Fria, tinha um objetivo histórico para chamar a atenção para “Um mundo mais solidário”.

A projeção apresentada por Peters dá um destaque para os países subdesenvolvidos onde a África e América são “alongadas” ressaltando a ideia de igualdade.Projeções Cartográficas - Geografia EnemFigura 2– Representação cartográfica cilíndrica: Projeção de Mercator e dePeters.

As Projeções Cônicas são projetadas em um cone que depois será planificado. Apresenta deformações na base e no vértice do cone. A mais conhecida é a projeção de Lambert.Projeções Cartográficas - Geografia EnemFigura 3– Projeção cônica de Lambert.

Dica 1– Você recorda o que é o movimento de Translação? Não?! Então acesse esta super aula, explicando o que é e suas consequências para o planeta e os seres vivos! Acompanhe! https://blogdoenem.com.br/movimento-translacao-terra-geografia/
Dica 2– Você já reparou, quando olha para o mapa do nosso planeta? Há mais água do que terra! É isso mesmo! Vamos estudar sobre os oceanos? Cai no Enem e vestibulares!https://blogdoenem.com.br/oceanos-geografia-enem/

Projeções Azimutais

– São aquelas projetadas sobre um plano, geralmente a partir dos polos ou do Equador. O ponto de tangência torna-se o centro do mapa. São utilizados pela aviação e a navegação marítima.Projeções Cartográficas - Geografia EnemFigura 4– Projeção Azimutal.

A mais conhecida projeção Azimutal é do emblema da ONU (Organização das Nações Unidas).Projeções Cartográficas - Geografia EnemFigura 5– Emblema da ONU- exemplo de projeção Azimutal.

Exercícios

Vamos resolver um exercício? Exercitar e fixar são fundamentais!

35- (UESPI) Todo mapa é confeccionado num determinado sistema de projeção. Observe o mapa a seguir e assinale o tipo de projeção em que foi desenhado.

Projeções Cartográficas - Geografia Enem

A)Cônica
B)Cilíndrica
C)Policônica
D)Circular
E) Esférica

Resposta correta letra B.

Elizabeth Geografia Enem
Os textos e exemplos acima foram preparados pela professora Elizabeth Noceti Pereira- formada em Licenciatura Plena em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atua como docente nas redes estadual e municipal da região da Grande Florianópolis.
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Intensivo
gapixel

intensivogapixel