Projeto de vida: como escolher a profissão e o curso de graduação

Não está nada fácil para você. É muita pressão. Todo mundo cobrando a sua escolha, mas a cabeça ainda cheia de confusão. Veja as dicas para se sair bem sair dessa enrascada na escolha da sua profissão e do curso de graduação.

Quais são as prioridades do seu Projeto de Vida? Em quais competências você deve investir para a enfrentar esses novos desafios da vida moderna?  Responder a estas perguntas ajuda você a encontrar o caminho.

O conhecimento humano se multiplica cada vez mais rápido, logo, a competência mais importante é saber viver nesse contexto de rápidas mudanças e ser capaz de ver sentido naquilo que está fazendo. Um curso de graduação mal escolhido não vai ajudar você em nada. É melhor se conhecer a fundo e ter um Projeto de Vida antes de optar.

projeto de vida

Pensar no futuro e fazer planos são aspectos naturais para muitas pessoas. Porém, organizar-se para sua realização é um desafio. A escolha da carreira profissional é o primeiro passo em direção à materialização de aspirações, sendo a conquista de um diploma num curso de graduação uma das formas de se ampliar os conhecimentos e as bases para tornar sonhos em realidade. Veja as dicas de Vânia Hernandes e Milena Mascarenhas.

Mas, o que te faz feliz? É você que precisa decidir isto!

O que te faria sentir realizado? Esse é um momento para pensar o que faz sentido, para poder escolher o que estudar, no que trabalhar e desenvolver projetos convergentes com esses objetivos. Assim você será firme no seu Projeto de Vida.

O mais importante: É você quem tem que decidir! A liberdade de escolher, de tomar decisão, de ser o que quiser ser, independente do contrário que dizem. Você é livre para escolher o caminho que quer trilhar num curso de graduação, por exemplo.

Por isso, perguntamos a você: Quais as expectativas para seu Projeto de Vida? O que é significativo para você? Como viver a vida com sentido, fazendo a diferença nos lugares e ambientes? Como obter felicidade, realização profissional e contribuir para uma sociedade mais justa, humana e socialmente viável?

     A motivação está dentro de você

Esses fatores estão relacionados com a motivação e isso não é algo que se oferece que se ensina, a motivação é algo que está dentro de você, um propósito maior de viver, um sentido mais profundo.

Você tem o seu valor! Você pode fazer a diferença no mundo! Basta identificar a área, a linha que quer se dedicar, assim poderá estruturar o empreendimento pessoal, organizando e planejando os rumos do seu projeto de vida, sistematizando para alcançar o objetivo almejado.

Queremos lembrar a você que a palavra projeto vem latim projectum do verbo proicere, “antes de uma ação”. E a execução do projeto de vida dará para a segurança necessária para ser protagonista da construção da sua própria história.

Projeto de Vida – Veja como fazer o seu!

A elaboração do projeto de vida pessoal, amplia a assertividade na tomada das decisões, dando mais sentido ao propósito de vida pessoal. Com metas e objetivos a serem alcançados ao longo da vida, o Projeto de Vida consiste em um plano pessoal, contemplando as diferentes áreas da vida: profissional, financeira, saúde integral, autoconhecimento e voluntariado. E através da sistematização de um projeto, você poderá orientar nas condutas e na direção da vida, contribuindo para a melhoria pessoal e da humanidade.

E se você tem dúvida, veja o que escreveu William Shakespeare, autor de Romeu e Julieta: “Nossas dúvidas são traidoras e nos fazem perder o bem que poderíamos conquistar se não fosse o medo de tentar”. Por isso, decida em se apropriar da sua história!

O propósito de vida tem relação direta com a realização pessoal, com os princípios e valores intrínsecos estruturados intimamente e que devem ser vivenciados no dia a dia. O ideal é a confluência desses fatores, aproveitar o aprendizado, contatos, profissão e os próprios recursos para tais objetivos.

Mas a atividade “real”, a ação em função do projeto de vida pessoal, não precisa estar restrita ao trabalho remunerado. Trata-se principalmente de colocar em prática os conhecimentos já adquiridos, de aplicar as habilidades e competências já conquistadas e com o movimento, novas possibilidades serão descortinadas.

E aí, vamos começar a construir um Projeto de Vida? Acessa nosso guia de profissões e conheça o mercado de trabalho para diferentes áreas.

milena mascarenhas
Milena Mascarenhas

Milena Mascarenhas é mestre em História. Consultora acadêmica na HOPER Educação. É voluntária há mais de 12 anos no Terceiro Setor, ministrando palestras pelo Brasil e Exterior sobre o Propósito da Vida. Atualmente é Secretária Geral da Associação Internacional da Programação Existencial – APEX. Milena está no facebook:

https://www.facebook.com/milena.mascarenhas

 

vânia hernandes
vânia hernandes

Vânia Hernandes é. professora Universitária, Life e Executive Coach, Consultora na área de pessoas. Pós-graduada em Psicologia Positiva e graduada em Administração. Voluntária há mais de 8 anos no terceiro setor, ministrando cursos sobre o propósito de vida e planejamento existencial. Vânia está no facebook:

https://www.facebook.com/vania.hernandes.7

Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Intensivo
gapixel

intensivogapixel