Buscar no Blog

Prouni 2012 – Tiramos todas as suas dúvidas

O que é o Prouni 2012?

Programa Universidade para Todos. Esse é o lema do Prouni. Criado em 2004 pelo Governo Federal, o Prouni 2012 visa ajudar, através da oferta de bolsas de estudo integral ou parcial, estudantes sem condições financeiras para estudar em instituições de educação superior privadas, seja em cursos de graduação ou sequenciais de formação específica. Vale lembrar que a bolsa do Prouni 2012 é para estudantes sem diploma de nível superior, que venham do ensino médio da rede pública ou da rede particular na condição de bolsistas integrais da própria escola.

Prouni 2012O Prouni 2012 oferece dois tipos de bolsa:

1 – Bolsa integral – a renda familiar, por pessoa, do estudante que deseja conquistá-la tem que ser de até um salário mínimo e meio.

2 – Bolsa Parcial de 50% – nesse caso a renda familiar, por pessoa, tem que ser de até três salários mínimos.

 Prouni é a mesma coisa que Sisu?

Não é a mesma coisa. Se você está com essa dúvida, preste atenção:

O Prouni 2012 tem como objetivo oferecer bolsas de estudo em instituições privadas de educação superior  para os estudantes sem  diploma de nível superior.

Já o Sisu é para as instituições públicas de educação superior. Através desse sistema, essas instituições participantes selecionam novos estudantes exclusivamente pela nota obtida no Enem.

O legal é que você, caro estudante, pode fazer a inscrição tanto para  o Prouni como para o Sisu. Porém, a regra é clara: caso for selecionado pelos dois sistemas, Prouni e Sisu, o aluno terá que optar entre cursar na instituição pública ou ser bolsista do Prouni em uma instituição privada. Você não poderá acumular a bolsa do Prouni 2012 com a vaga do Sisu.

Qual a relação do Prouni e Enem?

Para inscrever-se no Prouni o estudante tem que fazer o Enem. Não tem escapatória. É fator primordial. Mas não somente isso. Existe uma pontuação mínima exigida e a comprovação da renda familiar, por pessoa, de até três salários mínimos; e que satisfaça uma das seguintes condições:

  • ter completado o ensino médio em escola da rede pública;
  • ter completado o ensino médio em escola da rede privada, como bolsista integral da própria escola;
  • ter feito todo o ensino médio parcialmente em escola pública e parcialmente em escola privada, na condição de bolsista integral  desta última;
  • ser portador de deficiência;
  • ser professor da rede pública de ensino, exercendo o magistério na educação básica e integrando o quadro de funcionários permanentes de instituição pública, e concorrer a bolsas exclusivamente nos cursos de licenciatura, normal superior ou pedagógica. Nesse quesito não é exigida a comprovação de renda.

Prouni e FIES

Existe sim uma relação entre o Prouni e o FIES. E serve para aqueles candidatos que conseguiram a bolsa parcial de 50% do Prouni. Por isso, nada de desespero.

O bolsista que conseguir somente os 50% do Prouni 2012 poderá utilizar o FIES para custear os outros 50% da mensalidade e, ainda, não precisa apresentar fiador na contratação do financiamento.

A única condição é que a instituição para qual o candidato foi selecionado tenha firmado  Termo de Adesão ao FIES e ao Fundo de Garantia de Operações de Crédito Educativo – FGEDUC.

Para tirar todas as dúvidas acesse aqui o site do Prouni 2012.

Fique por dentro do calendário Enem 2012

– 3 de novembro, 13h – Aplicação das provas de Ciências Humanas e suas Tecnologias e de Ciências da Natureza e suas Tecnologias;

– 4 de novembro, 13h – Aplicação das provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; de Matemática e suas Tecnologias; e da Redação;

– 7 de novembro – Gabarito Enem 2012;

– 28 de dezembro – Resultado Enem 2012.

Gostou do post? Use os botões abaixo para espalhar por suas redes sociais (sabemos que o Facebook está aberto ai no cantinho do seu computador). E claro, també usar os espaços para comentários abaixo, deixando sua critica, sugestão e também xingamentos.

Nossas redes sociais são:

Facebook: /RedeEnem

Twitter: @RedeEnem

Canal no Youtube: Rede Passaporte

Google+ : Rede Enem

Boa sorte e bons estudos.