E agora, qual curso de graduação escolher? Veja as dicas para vencer os desafios.

Você está em dúvida sobre qual curso de graduação escolher? A Coach Caroline Nunes traz dicas que vão ajudar você a tomar decisões em relação à escolha da carreira. É o seu futuro. Se ligue.

É muita pressão! Tem a vibe do Enem, do Vestibular, do Sisu, do Prouni… É muita decisão em pouco tempo para pensar o futuro pessoal e profissional. Decidir qual carreira seguir nem sempre é fácil.

Veja os seus talentos antes de escolher um curso. A pior escolha é aquela que não encontra sintonia com seus desejos, aspirações e habilidades. conheça seu sonho carolineAs exigências em relação à vida profissional e a quantidade de conhecimento que deve ser absorvida e aplicada tornam-se a cada dia maiores. A necessidade de decidir, com rapidez, o que fazer pode acarretar em escolhas impensadas.

Muitos jovens entram no 3º do ano Ensino Médio ou fazem o cursinho para enfrentar as provas do Enem ou do Vestibular e ainda ainda não sabem com certeza o caminho que pretendem trilhar para a vida adulta.qual curso escolher E, mesmo depois de escolher e começar um curso de graduação e com você  já na faculdade, muitas vezes o coração e a mente pedem para trocar de curso, porque a primeira opção não era o que parecia. Se você está em alguma destas situações, confira nossas dicas para ajudar na sua decisão!

Tempo de Trabalho

Você deve lembrar que quando decide exercer uma profissão, escolhe também passar pelo menos 8h em contato com ela, estudando, praticando. Portanto, se você optou por algo que você já sabe que não gosta, repense.

Grande parte do tempo da sua vida, você estará se dedicando a sua profissão, então escolha algo que realmente o motive a acordar pela manhã!10 maiores salários

Veja aqui as 10 profissões com mais chance de futuro, as 10 piores para conseguir emprego, e uma lista completa de cursos de graduação para você escolher o seu: https://blogdoenem.com.br/guia-de-cursos-e-profissoes/

Os pais entendem ou não o desejo dos filhos?

Muitas vezes os pais depositam nos filhos a responsabilidade de realizar um sonho que era deles e esse desejo pode interferir na sua escolha, mesmo que inconscientemente. Cuidado! Nesses casos, uma conversa sincera, realizada num momento de calma pode ser uma ótima solução para esse impasse.

Mostre para eles os seus verdadeiros desejos e aspirações quanto ao que deseja seguir e o quanto isso é importante na sua vida. Lembre-se: deve ser um momento no qual todos estejam calmos, receptivos e possam ouvir um ao outro.

O Sonho de todos os jovens

Se você já tivesse toda a autonomia de tempo e dinheiro o que você faria profissionalmente?

Imagine que você tem muito dinheiro, suficiente para tudo o que você deseja ter e fazer e que você tem tempo de sobra, o que você faria? O sonho é algo que mesmo que você tivesse muito dinheiro e muito tempo, você ainda assim se dedicaria a ele.

O que você gosta de fazer e que pode trazer dinheiro? Reflita verdadeiramente sobre essas questões, pois é um ponto chave para uma tomada de decisão consciente.

prouni Veja as notas de corte e as inscrições para o Prouni:  https://blogdoenem.com.br/prouni-bolsas-estudo/

Para você encaixar melhor as suas ideias e refletir sobre como escolher o seu curso de graduação, tire aí seis minutos e assista a este vídeo do Professor Adalberto Pinto no link:

[youtube http://www.youtube.com/watch?v=LDbyKKLyLCc]

Os Talentos individuais

Saber quais são os seus é fundamental para apoiar na escolha da sua carreira. Talento é algo que você faz muito bem e naturalmente, e que ainda assim pode ser aprimorado.

Portanto, todos nós temos talentos; basta apenas descobrir quais são. Responda às perguntas abaixo que podem ajudar você nisso:

  1. O que sua mãe, pai ou pessoa que você ama, diria em relação ao que você é bom?
  2. O que seus amigos, colegas de trabalho diriam sobre suas qualidades? Como eles o descreveriam?
  3. O que você gosta de fazer, que até pagaria para fazer?
  4. Como você deseja ser lembrado daqui a 80 anos?
  5. O que você faz naturalmente, sem esforço ou gostaria de fazer, que lhe dá prazer?
  6. Na sua vida, até hoje, o que você vivenciou que poderia ensinar para outras pessoas?

Responda a essas perguntas e veja quais talentos e qualidades surgem, quais se repetem e em que você pode aprimorá-las ainda mais.

Veja aqui mais de 70 opções de cursos de graduação para você escolher o seu. Tem Medicina, Direito, Odontologia, Gerontologia, Radiologia, Química, e dezenas de outros! Tudo no Guia de Cursos de Graduação do Blog do Enem: https://blogdoenem.com.br/guia-de-cursos-e-profissoes/

Onde e como você pretende ganhar a vida?

Além de todos estes fatores, pense no que é importante pra você em relação a local de trabalho. Se você prefere um local fechado ou aberto, prefere estar em contato com as pessoas ou não, algo mais intelectual ou operacional.

Esses aspectos irão ajudá-lo tanto na escolha da sua carreira quanto a decidir qual nicho, dentro da carreira escolhida, você poderá seguir.

Pense verdadeiramente e sinceramente nesses aspectos. Isso lhe dará mais motivação para estudar e mandar bem na faculdade, ou então no próximo Enem ou vestibular.

Até o próximo!

Caroline Nunes - Enem
Este post foi escrito por Caroline Nunes. Ela é formada em Naturologia pela UNISUL e em Coaching, PNL e Consultoria de Projetos de Vida com certificações Internacionais. Ministra Workshops de Planejamento e organização de tempo e treinamentos voltados para desenvolvimento humano. Caroline está no facebook: https://www.facebook.com/caroline.c.nunes.3
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Intensivo
gapixel

intensivogapixel