Revisão de Química: Gases, veja todas as suas propriedades

Você lembra de tudo sobre os gases? Que tal relembrar aqui no blog do Enem? Estude com a gente!

Os gases representam o estado físico da matéria  cujos valores de volume, densidade ou forma própria não são definidos. Apresentam alto grau de desordem causado pelo deslocamento livre das partículas que os constituem (átomos, moléculas ou íons  – geralmente moléculas) e são objetos de estudos por possuírem grande aplicabilidade no cotidiano, e por ser a camada material na qual mais mantemos contato, afinal, normalmente todo o nosso corpo fica em contato com gases (ar atmosférico).

Dica 1 – O que mais cai em Química nos Vestibulares e no Enem? Veja aqui as melhores dicas: https://blogdoenem.com.br/enem-2013-quimica-cai-mais/

O vapor é a matéria no estado gasoso, estado esse que pode ser liquefeito com o aumento da pressão. Já o gás é um fluido impossível de ser liquefeito com um simples aumento da pressão. Isso faz com que o gás seja diferente do vapor.

Entenda melhor o que são os polímeros assistindo ao vídeo de Sergio Augusto Borges e mande muito bem nas questões de química dos vestibulares e também no Enem. Não deixe de conferir!

Dica 2 – Relembre as principais unidades de medidas mais utilizadas nas questões de química dos vestibulares de todo Brasil e no Enem. Acesse o nosso link e veja tudo sobre as unidades e suas conversões. Aproveite essa oportunidade! https://blogdoenem.com.br/unidades-de-medidas-quimica/

gases
O termo gás vem do grego caos e significa espaço vazio.

O gás tem como característica principal ocupar totalmente o volume do recipiente que o hospeda, independentemente de sua quantidade. Isso acontece porque os gases se comportam de forma desordenada em virtude do grau de liberdade que possuem, ocupando totalmente o volume do recipiente a ele oferecido.
Outra característica dos gases é sua grande capacidade de compressão.

Saiba um pouco mais sobre os gases assistindo a videoaula do Seimaisfisica ministrada pelo professor Pedro Paulo de Melo Venezuela e fique fera no assunto. Não deixe para tras esse conteúdo! È muito cobrada nas provas dos vestibulares e também no Enem.

Gases ideias, o que são?

Os gases que conhecemos como o nitrogênio, oxigênio e o hélio, apresentam cada um suas características moleculares particulares, mas, se colocados a uma alta temperatura e baixa pressão, eles passam a apresentar comportamento muito semelhante. No estudo dos gases, foi adotado um modelo teórico para os gases reais e que na prática não existe. Quanto maior a temperatura e menor a pressão encontram-se os gases, esse modelo se ajusta cada vez melhor. Esse modelo é chamado de modelo dos gases ideais ou lei dos gases ideais.

Lei Boyle-Mariotte: Diz que a temperatura de uma amostra de gás permanece constante e sua variação de volume é inversamente proporcional a sua variação da pressão.

pV = a

onde: p = pressão da amostra; V = volume;  a = amostra de gás (depende da temperatura em que ocorre a transformação)

Lei de Charles e Gay-Lussac: Se a pressão da amostra do gás for mantida constante, sua temperatura e volume são diretamente proporcionais.

Onde: V = volume;  T = temperatura;
Obs.: Essa proporcionalidade volume e temperatura só são válidas para a escala Kelvin.

Combinando as leis de Boyle-Mariotte e Gay-Lussac, obtém-se uma equação que relaciona as três variáveis de estadoanteriormente referidas.
Assim, a lei dos gases perfeitos traduz-se pela seguinte equação:

P*V = n *R*T

Onde P=pressão (atm); V=volume ocupado pelo gás (dm3), n=numero de moles; T=temperatura (K); R=constante dos gases ideais = 0,082 atm.dm3.mol-1

Quer mandar bem nas provas dos vestibulares e também no Enem? Então assista a videoaula do Fabrisfisica sobre a lei dos gases ideais e fique fera nesse assunto. Não deixe essa chance passar!

Dica 3 – Reveja também outro assunto de química que cai bastante nas provas dos vestibulares e do Enem que é Biodiesel. Acesse o nosso blog do Enem e veja um super resumo preparado pela professora Munique Dias. Vai ficar de fora dessa? https://blogdoenem.com.br/quimica-biodiesel-combustivel/

Que tal  um exemplo agora  para fixar o conteúdo? Vem com a gente!

Um gás ideal ocupa 4 litros a uma temperatura de 300 K. Se alterarmos sua temperatura para 900 K, qual seria seu novo volume?

Agora resolva esse desafio!

(Vunesp-SP) À que temperatura se deveria elevar certa quantidade de um gás ideal, inicialmente a 300 K, para que tanto a pressão como o volume se duplicassem?

a) 1200 K             b) 1100 K            c) 900 K          d) 800 K          e) 700 K

Resposta: A

Dica 4 – Relembre outros assuntos de química acessando o nosso blog www.blogdoenem.com.br e gabarite as questões de química nas provas dos vestibulares e do Enem.
Munique Química
Os textos e exemplos de apresentação desta aula foram preparados pela professora Munique Dias para o Blog do Enem. Munique é formada em química pela UFSC, tem mestrado e atualmente cursa o doutorado em Engenharia. Química, também pela UFSC. Facebook: https://www.facebook.com/MuniqueDias .
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel