Revisão de Química: Você sabe o que é hulha?

Você sabe de onde vem a hulha? E para que ela serve? Fique sabendo disso e muito mais com um super-resumo que o Blog do Enem preparou especialmente para você! Fique ligado!

A hulha é uma variedade do carvão mineral que apresenta um dos maiores índices de carbono em sua composição.

Dica 1– O que mais cai em Química nos Vestibulares no Enem? Veja aqui as melhores dicas: https://blogdoenem.com.br/enem-2013-quimica-cai-mais/

Você deve estar pensando, mas o que é mesmo o carvão? Veja bem…

Ao longo de milhões de anos, a madeira sofre um processo de fossilização, em que a concentração de carbono vai aumentando e o carvão mineral, também chamado de carvão natural, vai sendo produzido. Isto ocorre, pois a madeira é composta basicamente de hidrogênio (H), oxigênio (O) e carbono (C). Mas com o tempo o hidrogênio e o oxigênio são eliminados na forma de água (H2O), dióxido de carbono (CO2) e metano (CH4). Desse modo, forma-se o carvão mineral ou natural, que é uma mistura de substâncias complexas ricas em carbono.

Existem quatro tipos principais de carvões minerais: a turfa, o linhito, a hulha e o antracito. A hulha é também chamada de carvão de pedra e apresenta cerca de 80% de carbono em massa.

Química - Hulha

Dica 2– Quer saber um pouco mais sobre a borracha? Como ela foi descoberta? Então acesse o link do Química Viva e descubra. Não deixe de conferir!https://crq4.org.br/default.php?p=texto.php&c=quimicaviva_descoberta_da_borracha

Mas para que serve a Hulha? Vamos descobrir?

A hulha é um composto muito utilizado pela indústria, porque ao se fazer a sua destilação seca, ela dá origem a três compostos analisados a seguir:

1. Fração gasosa: (gás de iluminação): é chamada assim porque era utilizada para iluminar ruas. Também é usado como combustível doméstico e na indústria. Composta de 49% de Hidrogênio, 34% de metano, 8% de dióxido de carbono e outros gases em menor proporção.

Química - Hulha

2. Fração Líquida: formada pelas águas amoniacais e o alcatrão de hulha

2.1- Águas amoniacais: constituídas de substâncias nitrogenadas; principalmente aminas – compostos derivados da amônia (NH3). Usado para produzir ácido nítrico e principalmente na produção de fertilizantes agrícolas.

2.2 – Alcatrão de hulha: é a principal fonte natural de obtenção dos compostos aromáticos e ao passar por uma destilação fracionada dá origem a cinco frações, que permitem fornecer matérias-primas para inúmeros produtos químicos, como medicamentos, plásticos, tintas, produtos de limpeza, pavimentação de ruas (piche), etc. As cinco frações são:
• Óleo leve (2%) – benzeno tolueno, xileno;
• Óleo médio (12%) – fenol, cresóis, etc.;
• Óleo pesado (10%) – Naftaleno e seus derivados;
• Óleo de antraceno (25%) – antraceno, fenantreno, carbazol, criseno, etc.
• Piche (51%) – Hidrocarbonetos de massa molar elevada.

Química - Hulha
Alcatrão da hulha

3. Fração sólida: Denominado carvão coque, é bastante utilizado em siderúrgicas para a obtenção de aço. Também é utilizado na produção de ferro e na de gasolina sintética.

Química - Hulha
Carvão Coque
Dica 3 – Reveja também outro assunto bastante cobrado nas provas do Enem e dos vestibulares Acesse o nosso blog do Enem e veja um super- resumo preparado pela professora Munique Dias. Vai ficar de fora dessa? https://blogdoenem.com.br/enem-equilibrio-quimico/

Conseguiu relembrar? Então veja através de um resumo os produtos derivados da hulha:

Química - Hulha

 

Saiba mais sobre o benzeno!

Assista essa vídeo aula do Curso Enem Gratuito em que o professor Sobis entra no assunto das cadeias aromáticas e continue estudando!

Dica 4 – Relembre outros assuntos de química acessando o nosso blog www.blogdoenem.com.br e gabarite as questões de química nas provas dos vestibulares e do Enem.
Munique Química - Poluição
Os textos e exemplos de apresentação desta aula foram preparados pela professora Munique Dias para o Blog do Enem. Munique é formada em química pela UFSC, tem mestrado e atualmente cursa o doutorado em Engenharia. Química, também pela UFSC. Facebook: https://www.facebook.com/MuniqueDias .
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel