Química: Saiba tudo e mais um pouco sobre as Reações químicas!

Você houve tanto falar sobre Reação Química, mas, no entanto, você sabe defini-la? Não se preocupe o blog do Enem não te deixa na mão! Vem com a gente!

As substâncias podem combinar-se com outras substâncias transformando-se em novas substâncias. Para estas transformações damos o nome de Reações Químicas.

Reação química: é um fenômeno onde os átomos permanecem intactos. Durante as reações as moléculas iniciais são ”desmontadas” e os seus átomos são reaproveitados para “montar” novas moléculas.

Dica 1 – O que mais cai em Química nos Vestibulares e no Enem? Veja aqui as melhores dicas: https://blogdoenem.com.br/enem-2013-quimica-cai-mais/

Um exemplo de reação química é a queima de álcool durante a qual há uma reação química entre o álcool e o oxigênio do ar resultando gás carbônico e água.

Química

Dica 2 – Reveja o que são fenômenos e quais os tipos que existem aqui no Blog do Enem! Acesse o nosso link e estude sobre esse assunto com uma super-revisão preparada pela professora Munique Dias para você. Não deixe de conferir! https://blogdoenem.com.br/quimica-fenomenos-fisicos-quimicos/

Você lembra o que são os reagentes e os produtos de uma reação química? Vamos relembrar? Cai nas provas de química dos vestibulares de todo o Brasil e também no Enem.

[Reagentes] —> [Produtos]

Reagentes: São os materiais que sofrem o fenômeno químico, ou seja, são os materiais que “desaparecem” no curso da reação química.

Produtos ou resultantes: São os materiais que resultam do fenômeno, ou seja, são materiais que “surgem”.

Pensando no exemplo anterior de reação química, os reagentes são o álcool e o oxigênio e os produtos são o gás carbônico e a água.

Dica 3 – Que tal continuar estudando sobre as Reações Químicas? Acesse o nosso Blog do Enem e veja também sobre o tempo das Reações Químicas. Vamos lá saia na frente! https://blogdoenem.com.br/quimica-cinetica/

Quais os tipos mais importantes de reações químicas? Vamos rever? Cai nas provas dos vestibulares e também no Enem.

  • Reação de Síntese ou Combinação Direta é a reação onde duas ou mais substâncias se combinam diretamente para formar um novo composto químico.
    Fórmula Geral: A + B —> AB
    Exemplo: Fe + S —> FeS
    i.e., Ferro + Enxofre —> Sulfeto de Ferro
  • Reação de Decomposição é a reação onde um composto químico se quebra (decompõe) em duas ou mais substâncias. Se a decomposição requer uma fonte de calor, a mesma é chamada decomposição térmica.
    Fórmula Geral: AB —> A + B 
    Exemplo: ZnCO3 —> ZnO + CO2
    i.e., Carbonato de Zinco (+ Calor) —> Óxido de Zinco + Dióxido de Carbono
  • Reação de Simples Troca é a reação onde um elemento substitui outro em um composto químico para produzir um novo composto e o elemento deslocado.
    Fórmula Geral: A + BC —> AC + B 
    Exemplo: Fe + CuSO4 —> FeSO4 + Cu
    i.e., Ferro + Sulfato de Cobre —> Sulfato de Ferro + Cobre
  • Reação de Dupla Troca é a reação onde dois compostos químicos trocam seus radicais para formar dois novos compostos.
    Fórmula Geral: AB + CD —> AD + CB 
    Exemplo: KCl + AgNO3 —> KNO3 + AgCl
    i.e., Cloreto de Potássio + Nitrato de Prata —> Nitrato de Potássio + Cloreto de Prata

Quer aprender ainda mais sobre a classificação das reações químicas? Então acesse o link abaixo a assista a videoaula do Biolugia. Não Deixe para trás, isso pode fazer a diferença na hora das provas dos vestibulares e do Enem!

Dica 4 – Complemente seus estudos revisando a reação de dupla troca aqui no blog do Enem. Acesse o nosso link e veja um super – resumo preparado pela professora Munique Dias. Vai ficar de fora dessa? https://blogdoenem.com.br/quimica-reacao-dupla-troca/

Os textos e exemplos de apresentação desta revisão sobre Reações Químicas foram preparados pela professora Munique Dias para o Blog do Enem. Munique é formada em química pela UFSC, tem mestrado e atualmente cursa o doutorado em Engenharia Química, também pela UFSC. Facebook: https://www.facebook.com/Munique .

Munique Química

Agora que você já sabe tudo sobre Química, que tal conhecer nossa rede de blogs?

Blog do Fies | Blog do Prouni | Blog do Sisu

Gostou do post? Use os botões abaixo e ao lado para espalhar por suas redes sociais.

Facebook: /RedeEnem (Clique AQUI para saber como receber TUDO sobre o Enem)

Twitter: @RedeEnem | Canal no Youtube: Rede Enem | Google+ : Rede Enem

Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel