Análise da Redação Enem nota 1000: veja um exemplo real

Veja o exemplo real de uma análise de Redação Enem nota 1000. O professor pegou o texto aprovado e foi comentando: Introducão, Desenvolvimento, e Conclusão. Confira:

Obter nota máxima na Redação Enem é o sonho de qualquer candidato. Com essa super nota, você já dá um grande passo rumo a uma ótima pontuação final. Pode ser seu diferencial lá na frente… Então, confira uma análise de uma redação Enem nota 1000. Situação real, pra valer.

Análise da Redação Enem nota 1000

A Veja Enem e Vestibulares pegou uma Redação Enem e analisou do título ao último paragráfo de um texto dissertativo-argumenativo nota 1000. É a sua chance de aprender com os acertos das pessoas.

  • Título da Redação do Enem  “Redes sociais: o uso exige cautela”, por Camila Pereira Zucconi Viçosa-MG 
  • Análise do Profissional – “É um ótimo TÍTULO e já indica a posição da candidata sobre o tema”.

Introdução da Redação Enem  Uma característica inerente às sociedades humanas é sempre buscar novas maneiras de se comunicar: cartas, telegramas e telefonemas são apenas alguns dos vários exemplos de meios comunicativos que o homem desenvolveu com base nessa perspectiva. E, atualmente, o mais recente e talvez o mais fascinante desses meios são as redes virtuais, consagradas pelo uso, que se tornam cada vez mais comuns.

Análise do Profissional – A contextualização desta INTRODUÇÃO é muito boa. A candidata acerta ao citar a evolução sofrida pelos meios de comunicação.

Como fazer a Introdução perfeita

Então, veja as dicas do Curso Enem Gratuito para você fazer uma Introdução Perfeita. É com a professora Daniela Garcia, no canal de aulas do CEG.

Mandou bem a professora Daniela. Agora, vamos seguir. Veja o segundo parágrafo da Redação nota 1000 da Camila Zuconi:

Parágrafo da Redação do Enem 

Orkut, Twiter e Facebook são alguns exemplos das redes sociais (virtuais) mais acessadas do mundo e, convenhamos, a popularidade das mesmas se tornou tamanha que não ter uma página nessas redes é praticamente como não estar integrado ao atual mundo globalizado. Através desse novo meio as pessoas fazem amizades pelo mundo inteiro, compartilham ideias e opiniões, organizam movimentos, como os que derrubaram governos autoritários no mundo árabe e, literalmente, se mostram para a sociedade. Nesse momento é que nos convém cautela e reflexão para saber até que ponto se expor nas redes sociais representa uma vantagem.

Análise da Redação Enem pelo Professor:

A autora do texto entendeu satisfatoriamente a proposta. Ao desenvolver sua ideia, mostra um conhecimento de mundo amplo, citando amizades, informações disseminadas e movimento políticos. Cabe destacar um ponto negativo na passagem: o uso do termo “convenhamos”, típico da língua falada e que deve ser evitado em textos mais formais.

Parágrafo da Redação do Enem  Não saber os limites da nossa exposição nas redes virtuais pode nos custar caro e colocar em risco a integridade da nossa imagem perante a sociedade. Afinal, a partir do momento em que colocamos informações na rede, foge do nosso controle a consciência das dimensões de até onde elas podem chegar. Sendo assim, apresentar informações pessoais em tais redes pode nos tornar um tanto quanto vulneráveis moralmente.

Análise do Profissional – A primeira frase é bastante adequada. A partir dela, são discutidos prejuízos à integridade do indivíduo em razão do mau uso das redes sociais.

Parágrafo da Redação Enem – Percebemos, portanto, que o novo fenômeno das redes sociais se revela como uma eficiente e inovadora ferramenta de comunicação da sociedade, mas que traz seus riscos e revela sua faceta perversa àqueles que não bem distinguem os limites entre as esferas públicas e privadas “jogando” na rede informações que podem prejudicar sua própria reputação e se tornar objeto para denegrir a imagem de outros, o que, sem dúvidas, é um grande problema.

Análise do Profissional – O parágrafo relaciona as duas ideias desenvolvidas anteriormente, o que é positivo. Há, contudo, um reparo a ser feito: a utilização de um único e longo período. Essa construção deve ser evitada, pois dá margem a erros e dificulta a leitura.

Os segredos do Desenvolvimento da Redação

Você acabou de ver logo acima a análise sobre o bloco em que a candidata apresentou o Desenvolvimento do texto dissertativo-argumentativo. Nesta análise da Redação Enem nota 1000 o professor observou que ela cumpriu tudo certinho, apesar de ter feito um paráfrafo mais longo.

Confira a dica para você também arrasar no desenvolvimento:

Excelentes as dicas da professora Daniela. Agora, vamos para o desafio final do texto dissertativo-argumentativo: hora de elaborar a Proposta de Intervenção.

Conclusão da Redação do Enem 

– Dado isso, é essencial que nessa nova era do mundo virtual, os usuários da rede tenham plena consciência de que tornar pública determinadas informações requer cuidado e, acima de tudo, bom senso, para que nem a própria imagem, nem a do próximo possa ser prejudicada. Isso poderia ser feito pelos próprios governos de cada país, e pelas próprias comunidades virtuais através das redes sociais, afinal, se essas revelaram sua eficiência e sucesso como objeto da comunicação, serão, certamente, o melhor meio para alertar os usuários a respeito dos riscos de seu uso e os cuidados necessários para tal.

Análise do Profissional – A solução sugerida nesta CONCLUSÃO é adequada porque procura combater o problema apresentado: a confusão entre público e privado. A autora faz um apelo ao bom senso, acrescentando que estado e comunidades virtuais devem cooperar no assunto. A posição satisfaz a orientação do Enem, que demanda do estudante uma proposta de intervenção específica e realizável.

E ai, o que achou dessa análise da Redação Enem? Com um pouco de preparação dá para se dar bem, não é mesmo?

Como fazer a Redação do Enem

Para fechar esta Análise da Redação Enem nota 1000,  a dica do Blog do Enem é você concluir com uma aula-resumo, da professora Tharen Teixeira, sobre os mistérios e segredos do texto dissertativo-argumentativo:

Veja mais redações Enem nota 1000

Quer mais uma coleção de dicas para você dominar todas as dimensões de Análise da Redação Enem nota 1000? Confira agora como elaborar o texto dissertativo-argumenativo.

Análise da Redação Enem nota 1000

Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Intensivo
gapixel

intensivogapixel