A Vírgula na Redação Enem: domine o uso correto no seu texto

A vírgula na redação é um problemão? Vamos detonar esse bicho-papão? Veja as dicas do professor Wilson Rochenbach e uma aula da professora Daniela Garcia. Vem!

Nas redações do ENEM do vestibular, é possível observar alguns problemas recorrentes com o uso errado da vírgula. Confira nesta revisão gratuita como não perder pontos assim. A dica é mandar vem na vírgula na redação.

Os alunos perdem muitos pontos na hora da redação devido ao descuido com a norma culta padrão. É preciso estar atento ao emprego da pontuação, principalmente, à vírgula.  

A vírgula na Redação do Enem

Dá para resolver as dúvidas para não errar na vírgula na Redação? É claro que sim! Com um pouco de estudo e atenção às dicas do nosso blog, sua redação será nota 10. Usar a vírgula não é tão difícil assim. Fique de olho nas dicas abaixo para o uso da vírgula no Período Simples:

1) a vírgula não pode separar o sujeito do predicado no Período Simples: “José(,) comprou um presente para sua namorada nesta loja”; 2) o adjunto adverbial deslocado deve ser separado por vírgula ou vírgulas, dependendo da posição, assim como o vocativo e o aposto no Período Simples:

Nesta loja, José comprou um presente para sua namorada.” “ José comprou, nesta loja, um presente para sua namorada.” “Paulo, venha aqui.”(vocativo) “Falei com João, meu primo, sobre sua proposta.”(aposto)

A vírgula no período composto:

1) as orações coordenadas são separadas por vírgula, mesmo as aditivas, quando o e separa orações com sujeitos diferentes, ou quando tem valor de mas “José chegou, cumprimentou Pedro, e Maria trouxe o café.”(José é sujeito de chegou e cumprimentou e Maria é sujeito de trouxe) “Ele caiu do último andar, e (mas) não morreu”;

2) é proibido o uso de vírgula separando a oração principal da subordinada substantiva “Acredito(,) que você seja inocente.”;

3) nas adverbiais, a vírgula é obrigatória, se a oração subordinada vier antecedida ou intercalada à principal “Como a zona rural apresenta inúmeros problemas, o homem não consegue se fixar no campo” “O homem, já que a zona rural apresenta inúmeros problemas, não consegue se fixar no campo.”

4) nas adjetivas, orações introduzidas por pronomes relativos, a vírgula separa somente orações explicativas “As florestas, que são reservas naturais, devem ser preservadas.”

A afirmação que são reservas naturais não altera a informação contida em “As florestas devem ser preservadas”, ou seja, a oração principal não necessita da subordinada para ser verdade.

Já as restritivas não podem ser separadas por vírgula(s), pois elas são necessárias para que a oração principal seja verdadeira “Numa prova, as questões que são difíceis devem ser deixadas para depois.”, somente as difíceis devem ser deixadas para depois.

Aula Gratuita: domine o uso da vírgula na Redação

Confira com a professora Dani de Floripa, do Curso Enem Gratuito, as principais dicas sobre o uso da vírgula na redação.

Muito boas estas dicas da professora Dani. Agora, confira uma grande polêmica política provocada pela vírgula!!

Polêmica no uso da vírgula

Como você viu, uma vírgula ‘fora de lugar’ pode mudar todo o sentido da oração. Em 2018 o Governo Federal se arrependeu de ter lançado um slogan (bordão) para comemorar dois anos de mandato do então presidente Michel Temer. A frase escolhida foi “O Brasil voltou, 20 anos em 2”.

Mas, na hora da foto, a cabeça do presidente ficou tampando a vírgula, e o sentido mudou. Veja na imagem:  Então, sem a vírgula, o sentido da frase mudou completamente. A proposta original (copiada do governo de Juscelino Kubitschek, que tinha como tema “50 anos em 5”, ficou com cara de atraso, e não de aceleração.

No mesmo dia o governo de Michel Temer abandonou a frase que gerou a confusão. Ou seja, tropeçaram por causa da vírgula!!

 

Os passos para a Redação Nota 1000

1A Estrutura da Redação
2Como fazer a Introdução da Redação
3Como defender um ponto de vista
4Três técnicas para fazer uma boa Conclusão
Dica 1 – Veja aqui como dominar a “gramática” ajuda a produzir uma boa redação: https://blogdoenem.com.br/redacao-gramatica/
Dica 2 – Veja aqui o que são as marcas da oralidade no seu texto: https://blogdoenem.com.br/redacao-marcas-oralidade/

Agora, você pode olhar sua redação, observar e entender os erros que cometeu no uso da vírgula. Reescreva-a, fazendo a correção da pontuação, assim você terá a melhor redação possível.

Veja como fazer a Introdução da Redação do Enem

Confira no resumo da professora Daniela Garcia o passo a passo da Introdução da Redação.

Muito show este resumo. Têm mais aulas da professora Daniela no canal do Curso Enem Gratuito.

Este post foi elaborado pelo professor Wilson Rochenbach Nunes para o Blog do Enem. Wilson é formado em Letras pela Unilassale Canoas – RS e Mestre em Linguística Aplicada pela PUCRS.
Wilson Redação
 Dá aulas de Português para concursos em cursos da Grande Florianópolis e Grande Porto Alegre desde 2002.
Veja o uso correto da vírgula na Redação do Enem
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel