Buscar no Blog

Redação Enem – Veja como iniciar uma boa dissertação.

Como iniciar a redação Enem? Você já se perguntou sobre isso? Aproveite nossa aula de hoje e aprenda mais sobre como fazer uma boa dissertação para o Enem. É o primeiro passo para uma redação nota 1000.

Certamente a maior dúvida quando se faz a Redação do Enem ocorre logo no início: E agora, como eu devo começar? Hoje, o Blog do Enem vai te ajudar a iniciar seu texto dissertativo-argumentativo – aquele gênero textual que o Enem pede – com técnicas de como fazer a primeira das três partes da redação: a Introdução. Fique ligado com a gente e seja nota 1000 no Enem.

Sabemos que a redação do Enem é uma das maiores preocupações do candidato. Pensando nisso, vamos trabalhar com você a escrita da redação para a prova do Enem. Vamos iniciar uma introdução, mas antes deve-se saber o que é uma redação e como ela é organizada.

Redação Enem 2013Então, vamos lá, ‘começando pelo começo’!. É hora de ver as formas de iniciar uma redação, isto é, como fazer sua introdução.

Não vamos trabalhar hoje a introdução inteira, vamos somente escrever o início da introdução – sim, hoje nossa aula é somente sobre isso, aliás, será bastante coisa.

Existem várias formas de começar uma introdução, mas as mais indicadas pelo Blog do Enem para sua Redação Enem são as seguintes:

1) por uma pergunta – ou retórica (pergunta de ênfase), ou que será respondida durante a redação. [Perguntas que fogem desse padrão atrapalham a lógica, ou coerência, da dissertação para o Enem]. Exemplo: É possível imaginar o Brasil como um país desenvolvido e com justiça social enquanto existir tanta violência contra o menor?

2) por um dado histórico (sempre com indicação precisa de datas ou referências de acontecimentos históricos). Exemplo: Às crianças, nunca foi dada a importância devida. Em Canudos e em Palmares, não foram poupadas. Na Candelária ou na praça da Sé, continuam não sendo.

3) por uma comparação (assemelhando ou opondo coisas). Exemplo: É comum encontrar crianças de dez anos de idade vendendo balas nas esquinas brasileiras. Na França, nos EUA ou na Inglaterra – países desenvolvidos – nessa idade, as crianças estão na escola e não submetidas à violência das ruas.

4) por um dado estatístico (sempre referenciando de onde esse dado foi extraído). Exemplo: Quarenta mil crianças morreram hoje no mundo, vítimas de doenças comuns combinadas com a desnutrição, segundo a UNICEF. Para cada criança que morreu hoje, muitas outras vivem com a saúde debilitada. Entre os sobreviventes, metade nunca colocará os pés em uma sala de aula.

5) por uma citação (sempre entre aspas e, após, referenciar quem foi a pessoa citada). Exemplo: Navegar é preciso, viver não é preciso’. Com leve estremecimento de susto, aplica-se o antigo verso do poeta Fernando Pessoa ao sistema de informação, pesquisa e correspondência por computador, a comunicação on line, a Internet.

6) por uma definição, ou conceito. Exemplo: A gíria é um patrimônio comum, é um instrumento de comunicação que parece imprescindível, sobretudo, para a juventude. Até mesmo as gerações que a condenavam acabaram por assimilar algumas expressões de maior ocorrência.

redação - fonte castelo branco

  Existem outras formas de como você pode iniciar sua introdução, mas essas são essenciais e fáceis de começar sua redação para o Enem.

  Lembre-se do ditado: Toda escritura requer uma boa leitura. Então, leia sempre e, com isso, você criará uma desenvoltura e acúmulo de informações sobre muitos temas.

 Seu poder de redigir e argumentar será maior, certo?

Dica do Blog do Enem: Apostila Gratuita para Redação Enem. Dicas para um texto nota 1.000 – http://blogdoenem.com.br/redacao-enem-apostila-gratuita/

Aproveite essa aula de hoje para o Enem. Exercite a escrita do início de sua introdução. Poste como comentário dessa aula na nossa página no Facebook, e veja aqui Exemplos de Redação Nota 1000http://blogdoenem.com.br/redacao-enem-nota-1000/