Não caia nos erros mais comuns na Redação do Enem

Confira os principais erros cometidos na Redação Enem. Confira abaixo para mandar bem na proposta do texto dissertativo-argumentativo, e tomar vacina contra vacilos

A contagem regressiva para as provas do próximo Enem está sempre na cabeça dos candidatos. Mandar bem na Redação fundamental para uma boa nota ao final. Mas, o perigo sempre está por perto. Veja agora os seis erros mais comuns na Redação, e fique longe deles.

O Enem está logo ali na frente: Pode faltar um ano, um mês, uma semana ou apenas um dia, mas ele sempre chega como se fosse um portal que desafia você e seus colegas para entrar na Universidade. E, e se tem algo que tira o sono dos candidatos na véspera ou mesmo falando um ano para as provas é a preocupação com a Redação!

Para ajudar você a se livrar deste pesadelo a equipe do Blog do Enem, em parceria com o portal Universia Brasil preparou uma lista com os seis erros mais comuns na redação, e que os estudantes cometem na hora de elaborar o texto dissertativo-argumentativo.

Erros mais comuns na Redação

O nervosismo e a falta de confiança no que está escrevendo são grandes distrações na hora da prova, então leia esse post com cuidado e preste atenção para não cometer esses erros e prejudicar o seu desempenho no Enem.Redação EnemPara elaborar essa seleção de erros mais comuns na Redação, a equipe do portal Universia Brasil conversou com a professora de redação do Cursinho da Poli, Andrea Lanzara.  E a equipe do Blog do Enem selecionou as aulas gratuitas das professoras Kel e Daniela Garcia. Veja a lista dos erros logo a seguir, e confira as aulas gratuitas de orientação.

1) FUGIR DO TEMA

A professora Lanzara alerta: fugir do tema proposto é um erro gravíssimo. Quando o aluno não lê com atenção a proposta da Redação Enem ou os textos de apoio, acaba prejudicando – e MUITO – a sua nota nessa parte do exame.  “Toda redação em vestibular deve ser desenvolvida a partir de um recorte temático e quem faz esse recorte é a proposta de redação”, explica Andrea.  Uma dica é fazer anotações sobre as principais ideias dos textos expostos na coletânea e, quando acabar de elaborar sua Redação Enem, releia seu texto e confira se ele realmente aborda o tema exigido.

2) COPIAR TRECHOS DOS TEXTOS MOTIVADORES

Quando um candidato não tem domínio sobre o tema cobrado na Redação Enem, é comum que ele apele para a cópia de trechos da coletânea de textos apresentada na proposta. Mas essa não é a solução ideal, já que a cópia dos textos motivadores é considerada um erro grave, mesmo quando feita em forma de citação. “Se o aluno copiar, sua redação não será desclassificada, mas ele vai ter parte do texto completamente desconsiderada. Então, ele perderá na progressão textual”, justifica a professora. Por isso, NÃO COPIE nada, nem mesmo uma frase, dos textos que estão na prova APENAS PARA CONSULTA. Utilize-os para desenvolver suas próprias ideias a partir das informações que ali estão expostas.

3) NÃO SEGUIR AS NORMAS DO TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO

Não adianta escrever uma narrativa ou um poema se o tipo de texto cobrado pelo Enem é o dissertativo-argumentativo.  E também não é recomendável inserir técnicas de outros tipos textuais, como aliteração, na sua redação. “O aluno tem que saber que ali ele só tem espaço para desenvolver estrutura do tipo dissertativo-argumentativo.”

Segredos da Redação Enem 1 – Veja como fazer um texto dissertativo -argumentativo – https://blogdoenem.com.br/redacao-enem-dissertativo-argumentativo/redação dissertativo argumentativo

4) ARGUMENTAR EM UM ÚNICO PARÁGRAFO

“A argumentação não pode ser desenvolvida em um único parágrafo. Cada argumento, cada informação deve ser desenvolvida em parágrafos diferentes”, afirma a professora. “Então, se o aluno tem três argumentos para trabalhar, ele vai abrir três parágrafos no desenvolvimento”, exemplifica Lanzara.

Para evitar cair neste que é um dos erros mais comuns na Redação, faça um planejamento do seu texto antes de escrevê-lo. Organize suas ideias e determine antes o que vai ser abordado em cada parágrafo.

Veja agora as dicas da professora Daniela Garcia, do canal do Curso Enem Gratuito, sobre como produzir uma excelente argumentação no Desenvolvimento da Redação:

Viu só como a professora Daniela ajuda você a colocar as ideias no lugar? Excelente este resumo. Vale a pena ver de novo.

 

5) NÃO SEGUIR A NORMA CULTA DA LÍNGUA PORTUGUESA

Cuidado para utilizar gírias, abreviações e expressões utilizadas na fala, como “tipo assim” e “né”. Elas devem ser deixadas de fora da Redação Enem  para você não escorregar nos erros mais comuns.

O uso da norma culta da língua portuguesa é obrigatório. Deixe as conversas informais para o Facebook, Instagram, Telegram e Tik Tok. Veja um resumo super rápido e focado sobre o uso da norma culta na Redação do Enem.

A Norma Culta na Redação

A professora Kel, especialista em Português para a Redação no canal do Curso Enem Gratuito, preparou uma síntese para você ter bem claras as diferenças entre a Norma Culta, que vale pontos na Redação, e a linguagem coloquial, que se utilizada fora de contexto pode derrubar sua nota na correção.

Veja:

Viu só como é importante ficar em dia com o uso correto do Idioma Português? Sem essa de colocar gírias, palavrões ou a linguagem das Redes Sociais como se fosse o seu padrão gramatical e vocabular na redação. É perder pontos na certa.

 

Os passos da Redação Nota 1000

1A Estrutura da Redação
2Como fazer a Introdução da Redação
3Como defender um ponto de vista
4Três técnicas para fazer uma boa Conclusão

6) USAR O SENSO COMUM Perde pontos!

Quem usar clichês e ideias muito batidas na Redação Enem corre o risco de obter uma avaliação ruim de seu texto. O objetivo é que você exponha suas ideias e seu raciocínio ao elaborar seu texto e não que apenas reproduza um discurso que ouve diariamente. Mas, atenção para a diferença entre ser original e fazer uma análise sem sentido do problema proposto.

Como não zerar na redação

Para você tomar mesmo uma vacina contra os erros mais comuns na Redação, veja agora uma aula-show da professora Daniela com as dicas para você não zerar na prova. Vem!

Mandou muito bem! Agora, é a sua vez de fazer bonito no próximo Enem. O Blog quer ver você na galeria dos campeões da Redação!

Aulas gratuitas de Redação:

Segredos da Redação – Aprenda a diferença entre tema e título – https://blogdoenem.com.br/redacao-tema-titulo/redação enem diferença entre Tema e TítuloNada de perder pontos com erros básicos!

O texto original do portal Universia Brasil sobre os  erros que você não deve cometer na Redação Enem você encontra acessando o link http://noticias.universia.com.br/destaque/noticia/2014/08/18/1109921/7-erros-deve-cometer-redaco-enem.html. Vale a pena acessar o portal e conferir as super dicas de oportunidades de bolsas de estudo no Brasil e no exterior. Ficou interessado? Então acesse www.universia.com.br.

Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel