Apostila de Redação Enem. Dicas do texto nota mil

Veja apostila grátis com estilos e modelos para tirar nota mil na Redação Enem. Para mandar bem você precisa escrever no modelo dissertativo-argumentativo. Vem!

Quem mal lê, mal fala, mal ouve, mal vê (Monteiro Lobato). Podemos acrescentar que para escrever uma boa redação, então, sem chances para quem pouco lê!  – Quer superar os seus limites para criar uma boa Redação Enem ou de vestibulares? – O Blog do Enem tem as dicas para você chegar lá e tentar um texto nota 1000.

Estudar com material didático de primeira qualidade faz toda a diferença.  O Blog do Enem  selecionou uma excelente apostila, que é o E-book de Redação do Enem,  para você ler e estudar sobre Redação. Além de baixar a Apostila você tem aqui as melhores aulas preparatórias para a Estutura da Redação.

Como fazer a Redação Enem

O primeiro passo da Redação é fazer uma boa interpretação dos textos de apoio e do enunciado com o tema. Uma boa lida, marcando o que você entende como os pontos centrais que podem compor o seu ponto de vista para chegar ao posicionamento. E, então, estabelecer a sua tese considerando o contexto, e caprichar na Introdução.

1 – A Introdução da Redação

Veja com a professora Daniela Garcia como fazer uma Introdução Perfeita, e conquistar a simpatia dos avaliadores logo no primeiro parágrafo.

Muito boas estas dicas da professora Daniela. Têm mais aulas com ela no canal do Curso Enem Gratuito.

2 – O Desenvolvimento da Redação

Veja agora como você pode utilizar dados e citações para dar sustentação nos seus argumentos em defesa do seu ponto de vista. É a hora de mostrar consistência, Coesão e Coerência dentro do texto da Redação Enem. Dois parágrafos bem escritos impressionam bem os avaliadores. Veja como fazer:

Durante o desenvolvimento da redação, é importante perceber que apenas informações sobre o tema não são o suficiente para argumentar. Da mesma forma que somente críticas sem comprovação não cumprem o papel de um texto dissertativo.

Logo, é essencial que haja tanto o posicionamento do autor, quanto a corroboração por meio de fatos, dados ou exemplos.

3 – A Conclusão

Agora, confira como criar a sua Proposta de Intervenção em relação à problemática apresentada no Tema da Redação.  A tradição do Ministério da Educação está na escolha de temas que promovem a inclusão social, que promovem o acesso à cidadania em diversos aspectos.

Mas, é importante entender que, diferente do que muita gente fala, você não precisa solucionar nenhum problema. A competência 5 avalia uma proposta de intervenção.

Ou seja, você precisa intervir para buscar diminuir o problema, mas dificilmente conseguiríamos resolver questões tão complexas em tão poucas linhas, certo? Então, em primeiro lugar, pode se desfazer da “neura” de querer resolver tudo… Você só precisa tentar amenizar o problema, ok.

Veja na aula gratuita como mandar bem na Proposta de Intervenção:

Olha que vale a pena ver de novo estas dicas de como fazer uma Conclusão perfeita!

Apostila de Redação Enem

Na Apostila de Redação  (E-Book da Redação do Enem) você encontra aulas completas  sobre Descrição, Narração e Dissertação. A Redação Enem é feita no modelo dissertativo-argumentativo, e nesta apostila você aprende:

Baixe aqui o E-book de Redação Enem

Quatro passos da RedaçãoNota 1000

1A Estrutura da Redação
2Como fazer a Introdução da Redação
3Como defender um ponto de vista
4Três técnicas para fazer uma boa Conclusão

Dica 1 – Veja aqui exemplos de redações que tiraram nota mil nas provas anteriores do Enem: https://blogdoenem.com.br/redacao-enem-nota-1000/

 Dica 2 – Como fazer uma boa dissertação no Enem:  https://blogdoenem.com.br/redacao-enem-como-fazer-dissertacao-2/
Dica 3 – Boa redação no Enem requer domínio de dissertação e atualidades:  https://blogdoenem.com.br/enem-boa-redacao-dicas/
redação - fonte castelo branco
Apostila de Redação Enem
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel