O uso da criatividade na Redação Enem para enriquecer seu texto

Se você tem receio de que seu texto dissertativo-argumentativo caia na mesmice, veja como deixá-lo mais ousado. Confira as dicas para utilizar a criatividade na Redação

As Regras da Redação são muito rígidas para você cumprir e mandar bem no Enem, no Encceja e nos vestibulares. Mas,  sempre tem um espaço para uma dose de Criatividade. Confira.

Já pensou em falar de amor citando um trecho de uma música do Chico Buarque ou falar de amizade com a Canção da América, de Milton Nascimento? Aproveitando suas leituras, você pode fazer referência a Machado de Assis, trazendo como exemplo Dom Casmurro, se o tema for ciúme.

A Criatividade na Redação Enem

Ou, por outro lado, se o assunto for, por exemplo, avareza, seria oportuno citar O Santo e a porca, de Ariano Suassuna.  Caso literatura e a música não sejam seus pontos fortes, há ainda outros recursos que podem dar aquela forcinha na hora de escrever.criatividade redação enemUm deles é defender suas ideias expondo exemplos. É uma maneira de explicar seu ponto de vista e não deixar dúvidas sobre o que você quer argumentar na sua Redação Enem.

Vale lembrar que praticar a escrita ainda é a melhor saída para garantir um bom desempenho na Redação Enem. Treinar com os temas sugeridos pelos professores e estar atento aos assuntos explorados pelos noticiários é indispensável para desenvolver essa parte tão importante da prova com tranquilidade.

Exercício de Criatividade

No blog do Professor Sergio Antunes encontramos várias dicas de como escrever bem. Em um de seus posts ele sugere uma técnica para estruturar a Redação Enem organizando mapas mentais.  Com isso, você consegue visualizar com o que o tema da redação está relacionado, facilitando o desenvolvimento da sua Redação no Enem. Confira um passo a passo para organizar suas ideias:

– Primeiro escreva o tema principal no centro da pagina;
– Depois coloque as informações que possui sobre aquele assunto sob a forma de palavras-chaves. Não se preocupe com a ordem;
– Ligue todas as palavras chaves ao tema principal, usando os ramos e sub-ramos;
– Com estas ligações você verá que os ramos vão criar novas palavras chave, e
– Escreva seu texto ou redação usando o esqueleto do mapa mental que você acaba de fazer.

Para conferir outros temas abordados pelo professor Sergio Antunes acesse: http://profsergioantunes.blogspot.com.br/

As Regras Oficiais da Redação

A Diretoria de Avaliação da Educação Básica do MEC lançou o Guia da Redação do Enem. Então, é pegar firme nestas dicas e mandar bem. guia da Redação do EnemVeja abaixo um resumo do Guia da Redação. O MEC também colocou dentro do Guia da Redação do Enem  exemplos de textos Nota 1000 avaliados como muito bons pela equipe do Ministério e do INEP, que é o orgão vinculado ao MEC e responsável pelo Enem.

  • A síntese do MEC sobre a Redação do Enem envolve quatro focos para o seu texto:
  • 1 – Atenção ao Tema que estiver proposto no Enunciado;
  • 2 – Criar uma Tese a respeito da problemática apresentada;
  • 3 – Apresentar Argumentos em defesa da Tese que você criar; e,
  • 4 – Concluir com uma Proposta de Intervenção Social, considerando a perspectiva dos Direitos Humanos. 

As Dicas para o texto nota mil

Veja agora com a professora Tharen Teixeira uma aula-resumo com as principais dicas aplicadas à produção do texto dissertativo-argumentativo, e confira onde você pode acoplar o uso da criatividade na Redação do Enem.

Muito bom este resumo. Têm mais aulas da professora Tharen no canal do Curso Enem Gratuito. Confere lá.

Critérios para nota 1000

  • A nota máxima é de 1000 pontos, que estão dividos em Cinco Competências, valendo 200 pontos cada uma delas:
  • A – Domínio da escrita formal do Português;
  • B – Compreensão e desenvolvimento do Tema no estilo do texto dissertativo-argumentativo;
  • C – Selecionar fatos, informações e etc. em defesa do ponto de vista apresentado;
  • D – Demonstrar conhecimento linguístico para construir a argumentação; e,
  • E – Elaborar a Proposta de Intervenção Social na perspectiva dos Direitos Humanos.
  • O texto de cada candidato será corrigido por dois professores, sem que um saiba da nota atribuída pelo outro. Se a diferença entre as notas for maior que 100 pontos, ou se em uma das cinco competências a diferença for superior a 80 pontos, um terceiro professor corrige também.

 

O Blog do Enem também fez uma pesquisa e separou 10 exemplos de Redação Enem Nota 1000 para você consultar e comparar com os seus textos de rascunho ou de preparação para o Exame. Confira aqui as dicas para a Estrutura da Redação (Introdução; Desenvolvimento; e, Conclusão).

Veja neste link dez exemplos de Redação Enem Nota Mil:Veja 10 exemplos de Redação Enem Nota 1000

Não se esqueça de revisar sua Redação Enem. Observe se seus argumentos são pertinentes e se estão dentro do tema proposto. Revise, também, os aspectos gramaticas e não se esqueça do título.

Dica 2 – Redação Enem – Rede social ajuda candidato a treinar https://blogdoenem.com.br/redacao-enem-almanaque-da-rede/
Dica 3 – Enem – Boa redação requer domínio de dissertação e atualidades https://blogdoenem.com.br/enem-boa-redacao-dicas/
Dica 4– Veja aqui exemplos de redações que tiraram nota mil no Enem 2013: https://blogdoenem.com.br/redacao-enem-nota-1000/
Amanda Enem Literatura
Este post sobre Criatividade na Redação Enem foi elaborado por Amanda Nascimento. Ela é formada em jornalismo pela Unisul. Atualmente é acadêmica do curso de Letras – Português e Literaturas, na Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, editora de revistas, e colaboradora do Blog do Enem. Amanda está aqui no Facebook: https://www.facebook.com/amanda.nascimento.9066 .
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel