As dicas da Redação Enem de quem tirou 980 e 960 pontos

Confira dois textos dissertativos argumentativos e veja as dicas da Redação Enem de quem teve 'um notão' no Enem! A Cindy cravou 980 pontos, e o Eric mandou bem com 960. Ela passou para Medicina, e ele para Engenharia Mecânica. Agora, é a sua vez!

Você está estudando para o Enem e está preocupado com a redação? Então fique relax, porque o Blog do Enem ajuda você nessa missão: basta conferir essas dicas da Redação Enem da Cindy Lie Tabusi, e do Eric Ishikawa Francisco. Eles mandaram super bem, com 980 e 960 pontos e passaram pelo Sisu em Medicina e Engenharia Mecânica!

As Dicas dos Feras da Redação

Veja o que dizem  estes dois estudantes ‘super feras’  e que fizeram uma pontuação muita alta na redação. Cindy e Eric deram dicas de Redação Enem aqui para o Blog do Enem ajudar você seguir o mesmo rumo deles e garantir uma boa pontuação neste ano!

Eles estudaram no Colégio Bandeirantes de São Paulo, e de lá decolaram no Enem e no Sisu. Vamos lá ver os  textos dissertativos argumentativos que eles escreveram e conferir as dicas de estudo para você conseguir também:

As dicas da Redação Enem

Cindy Lie Tabuse – Aprovada na UFMG e na UFRJ no curso de Medicina – Redação nota 980

Dicas da Redação da Cindy: Treinar a escrita é a melhor forma de melhorar e se preparar pra prova! Nunca me senti muito confiante em relação à redação, por isso para mim foi imprescindível escrever o máximo que podia.

Escrevia uma a duas redações por semana, o que me ajudou a me sentir mais confortável com os textos. A leitura também é muito importante para sustentar seus argumentos na hora de escrever!

Eu tentava ler obras literárias e textos de filosofia, sempre analisando que temas poderiam ser relacionados. Até um comentário que o professor faz na aula pode ser interessante pra complementar seu argumento!

Eu carregava um caderno e anotava o que achava ser uma boa inferência para um futuro texto. Apesar de ser um ano corrido, acho válido também reservar um tempo pra leitura de jornais. O tema do ano passado estava muito relacionado com o contexto político-social pelo qual o país passava. Estar atento aos eventos que estão se passando pode ajudar bastante! Estas são as dicas da Redação Enem que a Cindy utilizou pra mandar bem.

Resumo sobre o texto dissertativo

Antes de conferir a Redação da Cindy e do Eric, veja esta aula gratuita da professora Tharen Teixeira, com as dicas para você montar a Estrutura do Texto Dissertativo-argumentativo:

Gostou da aula? Totalmente show! Veja mais aulas da professora Tharen no canal do Curso Enem Gratuito.

Veja a redação escrita pela Cindy:

O “sexo frágil”

A violência contra a mulher no Brasil é uma das questões recorrentes que ainda aterrorizam a mulher brasileira. Mesmo com a sanção da Lei do Feminicídio que enquadrou uma nova categoria de penalização entre os crimes hediondos, ainda não houve diminuição efetiva desses crimes que acometem milhões de cidadãs brasileiras.

A violência, tanto física, quanto moral ou sexual tem raízes no mesmo aspecto: a inferiorização da mulher na sociedade. Historicamente, a mulher sempre foi considerada o “sexo frágil”, mostrando-se fora da vida política, restrita apenas ao espaço doméstico.

Com a relativa emancipação feminina e sua inserção na vida política e no mercado de trabalho, o papel social da mulher mudou, transgredindo a ideologia arcaica que muitos ainda possuem atualmente.

Logo, por não haver uma correlação entre o papel social real da mulher e sua imagem no imaginário das pessoas, há a persistência da violência. Em casos como de violência sexual, o agressor passa até a justificar seu crime como uma “correção social” do comportamento feminino, culpabilizando a vítima, que não segue certos parâmetros comportamentais idealizados pelo agressor.

Dessa forma, a persistência da violência contra a mulher pode ser combatida através de uma mudança na mentalidade social, por meio da mobilização de vários setores sociais. As escolas, por exemplo, podem promover palestras educativas, já que comportamentos agressivos podem se manifestar na adolescência.

Já o Estado, pode agir através de campanhas na mídia que divulguem informações sobre a Secretaria de Políticas para Mulheres e conscientizem a população sobre os perigos da violência contra a mulher.

Deve-se também aumentar o número de juizados e varas especializados para agilizar os processos de julgamentos e aumentar a quantidade de unidades policiais de ajuda à mulher, especializados em casos de violência feminina. Logo, a ideologia do “sexo frágil” poderá ser extinguida em prol de um sociedade mais segura.

Gostou do texto da Cindy? Muito bem escrito. Mereceu mesmo a excdelente nota que ela tirou. Veja agora as dicas para você também mandar bem:

Como fazer a Redação do Enem:

  • A elaboração de um texto dissertativo-argumentativo pode ser divida em basicamente três pontos que você pode ver abaixo em detalhes:
  • 1 – Introdução;
  • 2 – Desenvolvimento; e,
  • 3 – Conclusão.

 

Estas três partes são essenciais no processo de como fazer a Redação do Enem. Depois da leitura deste post acesse uma coleção com dez modelos de Redação Enem nota 1000, e veja exemplos de textos dissertativos-argumentativos que tiraram a nota máxima:

1 – Introdução

Aqui, você apresenta o tema e o enfoque que dará a ele. Seja sucinto, exponha a sua tese e mostre ao leitor a sua linha de raciocínio. Na dissertação, os seus argumentos devem ser usados para convencer. Veja aqui uma aula especial sobre a Introdução da Redação do Enem.

É na largada do texto dissertativo argumentativo que você ‘sinaliza’ o caminho, e já mostra que sabe como fazer a Redação do Enem.  Veja como começar bem a Estrutura da Redação:A Estrutura da Redação do Enem

2 – Desenvolvimento

Apresente ideias que justifiquem a sua tese de forma consistente e também os seus argumentos. Coloque da forma mais clara possível os pontos abordados para o leitor entender o seu ponto de vista. Dois argumentos mandam melhor do que apenas um.

Use um parágrafo para cada argumento e analise todos os aspectos possíveis. Uma dica importante é pensar em uma frase principal para cada parágrafo, e a partir disso desenvolver um argumento completo em cada frase.

Veja aqui uma aula especial sobre o Desenvolvimento da Redação Enem. É no desenvolvimento que você constrói os argumentos e faz a defesa de um ponto de vista. Faz parte da estratégia sobre como fazer a redação do Enem.

3 – Conclusão

Para terminar a Redação do Enem, retome as ideias expostas na introdução junto com os principais argumentos que justifiquem a tese e encerre o texto. Aqui, você deve propor uma solução ao problema, uma intervenção, e que contemple a perspectiva dos Direitos Humanos.

Dê a solução a partir dos pontos levantados por você na sua redação. Confira aqui uma aula exclusiva sobre como fazer uma conclusão.

As dicas do Eric Ishikawa Francisco

O Eric fez média para passar pelo Sisu na Ufscar, na Unicamp, e na USP (Universidade de São Paulo, Escola Politécnica) no curso de Engenharia Mecânica – Fez uma Redação nota 960. Confira:

Dicas de estudo do Eric: O hábito da leitura foi essencial pra mim, tanto pra aprimorar vocabulário quanto pra estruturar melhor o texto. A maioria dos textos que eu lia eram reportagens ou editoriais que eu encontrava em sites como El Pais, Carta Capital, Veja, Folha de SP ou Estadão.

Mas o mais importante pra mim foi o fato de eu ter procurado redações anteriores do Enem que haviam tirado nota mil. Desse modo eu pude perceber, por exemplo, que todos eles focavam bastante nas soluções, sugerindo três ou quatro soluções práticas para o problema elaborado na proposta.

Aqui está, na íntegra, a redação escrita pelo Eric:

Por um Brasil respeitoso

Durante a história da humanidade, há um predomínio absoluto de sociedades patriarcais, as quais subjugavam as mulheres, restringindo-as de possuírem direitos políticos ou sociais. Ao longo do tempo, concessões foram sendo feitas, permitindo-lhes, por exemplo, trabalhar e votar.

Contudo, na sociedade contemporânea, tal pensamento retrógrado ainda é observável, principalmente ao se analisar a violência praticada contra elas. No Brasil, onde a mentalidade machista opressora ainda é maioria, essa brutalidade aflige milhares delas, apesar de algumas medidas governamentais já haverem sido tomadas para amenizar a situação.

O machismo é o maior responsável pelas agressões contra as mulheres. Muitos homens, e inclusive algumas mulheres, consideram o sexo feminino frágil, delicado, o qual “por natureza” deve ser subserviente ao masculino, sendo aquele responsável por certas tarefas, como as domésticas e devendo-se manter totalmente obediente. Desse modo, a violência contra a mulher fica legitimada no momento em que ela descumpre alguma de suas funções.

Tal permissão fica comprovada quando 7 em 10 mulheres que ligam ao 180 afirmam que os companheiros, que deveriam ter afeto por elas, são os agressores. Assim, para reverter esse quadro, o Governo Federal deveria impor em escolas públicas e privadas momentos (como uma aula de Sociologia) que provocassem nos alunos reflexões sobre o respeito a elas e sobre a igualdade de gênero.

Felizmente, algumas medidas, como a Lei Maria da Penha, já foram adotadas a fim de reduzir o problema. Porém, ainda é necessário maximizar os resultados, punindo os agressores devidamente. Segundo o Conselho Nacional de Justiça, apenas 33% dos casos envolvendo a Lei Maria da Penha foram julgados.

Isso demonstra a ausência de rigidez no cumprimento da lei. Tal problema seria contornado por um aumento no número de juizados responsáveis por esses casos aliado a uma diminuição da burocracia, medidas a serem tomadas pelo Estado.

Em suma, a violência contra a mulher no Brasil persiste por causa do machismo e da fragilidade da lei, cabendo, além do Governo, à população conscientizar-se. Para a sociedade civil isso significa denunciar e educar para que se possa ter um país mais justo, igualitário e respeitoso.

Mandou muito bem o Eric. Mereceu a nota excelente que ele tirou! Entrou para a galeria da fama de quem mando bem, e o texto fica registrado aqui nas Dicas da Redação Enem.

Redação Enem nota 1000 – Veja como chegar lá!

Confira os 10 passos para fazer uma Redação do Enem nota 1000. Quem dá os conselhos é a professora Fabiana De Lazzari, do Colégio Bandeirantes, de São Paulo, da mesma instituição em que estudaram os alunos com essas excelentes redações citadas acima. Confira também nossa lista de temas de redação para já começar a praticar!

Veja 10 exemplos de Redação Enem Nota 1000

Quer mandar bem na Redação do Próximo Enem? Leia agora 10 textos aprovados com Nota 1000  na correção do texto dissertativo argumentativo. Você vai logo perceber que não é tão difícil assim. Confira os textos e compare com as redações que você está fazendo para treinar.Veja 10 exemplos de Redação Enem Nota 1000Veja 10 exemplos de Redação Enem Nota 1000

Este post sobre as dicas da redação Enem foi produzido para o Blog do Enem em cooperação com a equipe do Colégio Bandeirantes, de São Paulo. Veja aqui mais sobre o Colégio Bandeirantes, que é um dos melhores do Brasil: http://colband.net.br/ . A equipe do Blog do Enem agradece!

Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel