Coesão Textual na Redação Enem e vestibular – Veja aula gratuita

Aprenda com o tema da Coesão Textual quais os elementos necessários para um texto claro e objetivo para você tentar a nota mil na Redação Enem. Leia o texto abaixo e assista a vídeo-aula.

Quantas vezes já aconteceu do professor de redação entregar o texto corrigido e você se deparar com a seguinte observação: “não há coesão textual na redação”? Veja aqui como não repetir este erro, e entrar no caminho da Redação Enem nota 1000 e da redação vestibular nota máxima.

Coesão textual na redação

  Afinal de contas, qual seria o problema do texto em relação à “coesão textual”? Para responder a essa pergunta você precisa ter claro o que significa a palavra coesão, e saber como ela é aplicada na redação do Enem e do vestibular.

Coesão: é a utilização correta dos aspectos lexicais (expressões e vocabulário da língua), semânticos (sentido e significado das palavras), morfológicos (estrutura e flexão das palavras) e sintáticos (ordem em que os elementos são colocados na sentença), fazendo com que um texto se apresente de forma clara. Isto vale ponto na Redação Enem e do vestibular também.

A coesão textual está relacionada ao sentido entre os elementos que compõe um texto. O texto é coeso se está bem estruturado quanto à utilização de conectivos, se ­­os verbos estão empregados adequadamente e quando os termos substitutivos, como os pronomes, referenciam adequadamente ao termo a que se referem.

Os elementos de Coesão

Veja agora com a professora Kel, do canal do Curso Enem Gratuito, como utilizar os conectivos no seu texto dissertativo-argumentativo:

Então, com as dicas da professora Kel você aprendeu a utilizar os conectivos de maneira correta no seu texto da redação. Se ainda não compreendeu certinho, vale a pena ver de novo antes de prosseguir com a Estutura da Redação e a Coerência no seu texto.

A Estrutura da Redação

Os passos da Redação Nota 1000

1A Estrutura da Redação
2Como fazer a Introdução da Redação
3Como defender um ponto de vista
4Três técnicas para fazer uma boa Conclusão

Veja agora uma outra abordagem sobre Coesão e Coerência:

Coesão textual

Em qualquer modalidade de texto, captar a atenção do leitor é fundamental. E o que dizer de um texto que será avaliado por, pelo menos, três especialistas no assunto? Uma escrita confusa em que parágrafos e frases não se conectam certamente será mal avaliada pela banca.

Um texto coeso é aquele que apresenta uma sequência lógica de eventos. Frases, orações e parágrafos são relacionados harmonicamente. Um texto coeso garante que os argumentos utilizados pelo redator sejam entendidos.

Para alcançar tal nível de compreensão, cada termo deve fazer referência a outro item. Imagine seu texto como se fosse um espiral no qual todos os elementos estão entrelaçados e dão continuidade um ao outro.

Como bem definiu o linguista inglês Michael Halliday, “a coesão não nos revela a significação do texto, revela-nos a construção do texto enquanto edifício semântico”.

Dica 1 – O que mais cai na prova de Linguagens no Enem? Veja as dicas para você resolver as principais questões de Gramática e Literatura:https://blogdoenem.com.br/category/cainaprova/linguagens/

Elementos de coesão

Os elementos de coesão são as palavras de transição, também conhecidas como conectores, que estabelecem uma relação entre os enunciados. Como o próprio nome sugere, essas expressões conectam as orações e tornam os termos dependentes entre si. O resultado será um texto mais interessante e de leitura agradável.

São exemplos de conectores: “inicialmente”, “ainda por cima”, “afinal”, “portanto”, “posteriormente”, “segundo”, “em outras palavras”, “e”, “mas”, “porém”, “além disso” e “a propósito”.

Os tempos verbais também garantem a coesão textual. Começar um parágrafo com o verbo no tempo presente e terminar conjugando-o no passado dificulta a compreensão. Isso acontece porque os tempos verbais estão relacionados com os acontecimentos relatos no texto e, portanto, devem fazer sentido entre si.

Aula Gratuita de Coesão Textual

Escrever de maneira coesa demonstra que você consegue desenvolver um raciocínio claro e objetivo, transpondo ao papel suas ideias e argumentos. Vale pontos na Redação do Enem e do vestibular.

Veja nossa aula especial sobre coesão textual para a redação do Enem com a professora Daniela Garcia!

Você já tem os elementos necessários para caprichar em Coesão Textual na sua Redação Enem.  Ficou em dúvida? Leia novamente, assista ao vídeo, e tire as suas dúvidas lendo também a Apostila Gratuita de Redação Enem. Agora, é com você.

Coerência textual

É bastante simples de explicar o que é um texto coerente: o conteúdo precisa ter sentido, ser compreendido e seguir um raciocínio lógico. Mas é relativamente fácil cometer gafes. Quem nunca leu o próprio texto depois de alguns dias e se perguntou: “onde eu estava com a cabeça quando escrevi isso?”.

Qualquer distração pode resultar em algum deslize. De nada adianta escrever de forma coesa e produzir um texto incoerente.Redação - Coesão e Coerência Um texto incoerente é aquele que possui frases como: “Mariana esquentou a água, por isso o chá está frio”. Se Mariana esquentou a água, o chá deveria estar quente. Ou seja, não há sentido entre os elementos da frase.

As ideias precisam ter uma relação lógica de causa e consequência para fazer sentido.  Dizer que “Rafael era um esportista nato. Havia raquetes de tênis, bolas de futebol e roupas de ginástica espalhadas por toda a casa”, faz bastante sentido, não é mesmo? As frases estão conectadas, há uma relação de sentido e de relevância entre elas.

Os exemplos acima são bastante simples, mas demonstram como um bom texto é um todo significativo de ideias que apresentam relações lógicas e complementares umas às outras. Uma sequência deve dar sentido à próxima e fazer referência à sentença anterior.

Resumo online

O site Brasil Escola traz um artigo sobre coesão textual que reforça os seguintes recursos, todos eles aplicados ao Enem e ao Vestibular:

1. Conectivos: são conjunções que ligam uma oração a outra, que permitem que um período tenha conexão com o outro, como: mas, porém, todavia, entretanto, portanto, uma vez que, já que, logo, então, por sua vez, por conseguinte, mas também, apesar, apesar disso, porque, pois, assim que, desde que, dessa forma, de forma que, assim que, de maneira que, entre outros.

2. Estruturas sintáticas: confira se os verbos estão dispostos de maneira adequada e se estão com o significado desejado; verifique os complementos verbais (no caso dos verbos que necessitam) e o uso das preposições.

 

3. Períodos longos: Analise se há períodos muito longos, pois são os maiores responsáveis pela confusão textual. Prefira as frases curtas, objetivas ou, se for necessário, o uso de uma oração mais explicativa, não se esqueça de usar conectivos! (Fonte: site http://www.brasilescola.com/redacao/como-tornar-um-texto-coeso.htm).

Agora, confira 10 exemplos de Redação Enem Nota 1000:

redação enem nota 1000 verde
veja textos nota 1000

Dica: – Veja os temas que mais caem no Enem e as principais dicas para você mandar bem na Redação no Enem: https://blogdoenem.com.br/category/cainaprova/redacao/
Amanda Enem Literatura
Este post sobre Coesão textual na Redação Enem e vestibular  foi elaborado por Amanda Nascimento. Ela é formada em jornalismo pela Unisul. Atualmente é acadêmica do curso de Letras – Português e Literaturas, na Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, editora de revistas, e colaboradora do Blog do Enem. Amanda está aqui no Facebook: https://www.facebook.com/amanda.nascimento.9066 .
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel