Redação Enem – Correção da edição 2012 será liberada hoje

Prepare seus documentos e senha, hoje será liberada a correção da Redação Enem

O que muitos candidatos queriam finalmente será revelado e todas as dúvidas quanto aos erros e acertos serão expostas. A correção da Redação Enem foi um dos temas mais polêmicos da última edição e fez o diferencial para alguns alunos, tanto para o bem como para o mal. O tema da Redação Enem 2012 foi “Movimento imigratório para o Brasil no século 21”.

Dessa vez será muito fácil de você conferir sua Redação Enem. Basta ter em mãos seu CPF ou número de inscrição e senha utilizada em outras operações do Enem e acessar o site oficial do Enem 2012. Com isso você poderá ver online, seu texto e nota por área de competência. Para você que não lembra, as áreas de competência da Redação Enem eram:

Redação Enem

1ª competência: Demonstrar domínio da norma padrão da língua escrita.

2ª competência: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

3ª competência: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

4ª competência: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários à construção da argumentação.

5ª competência: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

E se você quiser comparar seu desempenho com a média dos outros candidatos, será apresentado um gráfico comparativo com seu desempenho individual.

E se eu não concordar com a correção da minha Redação Enem?

Infelizmente você não pode fazer nada. Conforme o Edital do Enem 2012, não é possível entrar com recurso administrativo para modificar sua nota. Mas se você quiser ir mais longe, pode entrar na justiça comum. Segundo o MEC, a divulgação da nota da Redação Enem serve apenas para fins pedagógicos.

Esse ano a correção foi modificada. Normalmente a Redação Enem passa por dois corretores, e caso haja uma diferença maior de 200 pontos na nota final ou 80 pontos em alguma competência, um terceiro corretor e chamado. O MEC informou que 4.113.558 redações foram corrigidas no exame deste ano, e 826.798 entraram no sistema de terceira correção. Ainda seguindo algumas estatísticas, 1,82% das redações foi entregue em branco e 1,76% teve nota zero.

Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel