Como apresentar diferentes Pontos de Vista na Redação

Aprenda a se posicionar diante de temas polêmicos para não perder pontos na redação Enem. Tudo começa na análise do tema e criação do seu Ponto de vista. Veja agora:

Como você sabe, a redação Enem é cobrada dos candidatos na forma de uma dissertação argumentativa. Saber como apresentar o seu Ponto de Vista na Redação vale pontos preciosos. Quando a prova do Enem pede a você uma dissertação argumentativa isso significa que você precisa apresentar uma solução no parágrafo final (na conclusão). Confira.

O Ponto de vista na Redação

  Mas, tudo começa pelos Pontos de Vista que você estabelecer. As ideias também precisam estar articuladas de forma que o leitor acredite na viabilidade da sua proposta para melhorar a situação exposta no primeiro parágrafo (a introdução). 

Isso significa que você terá de trabalhar com diferentes pontos de vista, e ser capaz de pesar cada um dos argumentos expostos na redação Enem Desenvolver a argumentação, no entanto, não se resume a listar conceitos e simplesmente jogá-los no texto. Ficou difícil de entender? Então vamos ver um exemplo.

Pontos de Vista sobre temas genéricos

Imagine que o tema da sua redação seja “mobilidade urbana”. Além de discorrer sobre o assunto, você certamente vai precisar apresentar soluções para o problema. Na introdução, seria interessante dizer que esse é um dos maiores desafios das cidades grandes.

No desenvolvimento, é hora de apresentar dados como o número de acidentes devido ao excesso de carros em circulação e o tempo que as pessoas perdem todos os dias para ir e voltar do trabalho. Os Pontos de Vista utilizados na introdução precisam ser ancorados em dados e argumentos no desenvolvimento.

Dicas para criar o Ponto de Vista

Confira agora com a professora Daniela Garcia, do canal do Curso Enem Gratuito, as dicas básicas para você não fugir do Tema da Redação e criar o seu Ponto de Vista:

Nos parágrafos que antecedem a conclusão também é interessante dizer os motivos pelos quais a mobilidade urbana é um problema. Na conclusão, é hora de apresentar soluções viáveis.

A argumentação na Redação Enem

A mesma questão pode ser abordada de uma forma mais objetiva. Vamos supor que o tema da redação do Enem discorra sobre as faixas exclusivas para ônibus.

Perceba que o tema tem relação com mobilidade urbana, mas você não pode tratar o assunto de forma genérica. Tópicos pontuais também exigem que o seu ponto de vista seja direcionado.redação pontos de vistaNesses casos, é preciso ser capaz de dar voz às diferentes opiniões sobre o tema e apresentar os pontos divergentes. Mas tenha o cuidado de não apresentar argumentos superficiais e opiniões óbvias.

Uma dica para discorrer sobre esse tipo de assunto na Redação Enem é recuperar o histórico sobre o tema. Quais cidades adotaram uma faixa exclusiva para ônibus? Elas obtiveram uma melhora significativa ao adotarem tal sistema? E, se você alinhar os argumentos e os exemplos com os Pontos de Vista, a sua redação ganha coesão e coerência, somando mais pontos.

Ao apontar as razões pelas quais a adoção da faixa foi uma experiência positiva e mostrar em que momentos a iniciativa não deu certo seu texto fica mais rico. Lembre-se de que cada afirmação é sucedida por uma explicação. Logo depois de dizer que o projeto deu certo, é hora de apresentar os motivos: há menos carros em circulação, mais pessoas utilizam o transporte público.

Atualidades & Argumentação

A força dos seus argumentos estará no nível de conhecimento sobre o tema. Por isso é tão importante estar informado e estudar os temas atuais. Reserve pelo menos uma hora do seu dia para ler os principais sites de notícias. Também é recomendável a leitura de reportagens online ou em revistas.

Ao contrário do que muitos alunos pensam, texto longo não é sinônimo de texto bom. Poucas coisas incomodam mais os revisores do que um aluno que enrola, enrola e não diz nada. Outra dúvida bastante recorrente ao discorrer sobre temas polêmicos é “devo ou não expor minha opinião explicitamente?”.

A resposta é: depende. Assumir um ponto vista requer que os seus argumentos sejam contundentes o bastante para convencer o leitor sobre a sua tese.

Dicas de Redação  Enem: 1 – Descubra aqui quais são Os Cinco Passos para conquistar a banca de avaliadores.  2 – Descubra aqui como os estudar os temas de atualidades e com produzir bons argumentos na redação do Enem; 3 –  Veja aqui como estruturar suas ideias num texto dissertativo argumentativo.

Este post sobre o Ponto de Vista na Redação foi elaborado por Victor Toscano. Ele é jornalista e mora em São Paulo. Foi professor de inglês em diversas escolas e trabalhou como assistente editorial. Atualmente, realiza traduções, dá aulas particulares de inglês e atua como redator online. Twitter: @victor_toscano

Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel