Cuidado: o Português das Redes Sociais não vale na Redação

É fácil e divertido escrever com tudo abreviado ou adaptado nas Redes Sociais. Mas, se você levar este costume para dentro da Redação do Enem, é perda de pontos. Veja:

Se você costuma deixar de lado as normas da gramática nas redes socais, e utiliza uma linguagem informal, tudo bem nos seus contatos pessoais. Mas, para o mundo do trabalho,e para a Redação do Enem, o risco de pagar mico e de pegar uma nota baixa é muito grande! Cuidado para não passar vergonha na Redação do vestibular ou do Enem.

Você é desses que vive conectado e adora uma rede social? Virou rotina dar aquela olhadinha no Instagram, Twitter e Facebook todos os dias? Certamente, nesses meios você escreve de um jeito mais solto e sem se preocupar com as normas gramaticais.

O Português nas Redes Sociais

Mas, também já deve ter se deparado com erros tão gritantes que chegou a sentir certa vergonha pela pessoa ter escrito tão errado. E mais, desse erro estar disponível para qualquer um ver.

Na página “Muro da vergonha – erros ortográficos e gramaticais” encontramos uma seleção de posts com erros gramaticais que saltam aos olhos, veja:Gramática - Redes Sociais

A expressão “com certeza” escrita como se fosse uma única palavra, “concerteza”, e o erro ortográfico ao escrever “agradecer” com “ç” são erros que vão além da informalidade permitida nas redes sociais. Por isso, acabam por se transformar em piada.

A Norma Culta na Redação do Enem

Veja com a professora Kel, do canal do Curso Enem Gratuito, as dicas básicas para você diferenciar a Norma Culta da linguagem falada, coloquial. Vem!

Mandou bem a professora Kel.  Você já sabe, usou o Português das Redes Sociais fora de contexto,  é perda de pontos na Redação.

A galera que vacila e não se cuida acaba virando “Pérolas do Enem”, ou aparecendo no Muro da Vergonha com os piores erros ortográficos e gramaticais”.

Acentuação na Redação

Você não quer ser mais um a aparecer nessa página ou nas Pérolas do Enem, certo? Então aproveita para assistir uma aula sobre um dos aspectos ortográficos mais deixados de lado nas redes sociais: acentuação gráfica. É com a professora Mercedes, uma fera do canal do Curso Enem Gratuito:

Muito bom este resumo da professora Mercedes!

Céu e Língua Portuguesa

A página “Língua Portuguesa”, da professora Céu Marques, trabalha as normas da nossa língua de maneira leve e, por vezes, divertida. Ela elabora vários tipos de posts.  Alguns apresentam desvios das normas e explicam a maneira correta, outros trazem dicas etc.

Veja o exemplo:Gramática EnemNa legenda, a professora escreveu o seguinte: “Dependendo da posição do adjetivo com relação ao substantivo, ele pode mudar completamente de sentido. Afinal, ele é um bom pai ou um pai bom? Ela é uma boa mãe ou uma mãe boa?”.

Abaixo outro post da página Língua Portuguesa, agora sobre o uso do verbete “anexo”: Gramática Enem

Ficou interessado em conhecer a página “Língua Portuguesa”? Curta a página no Facebook, assim você pode conferir dicas diretamente na sua time line. Acesse o link: https://www.facebook.com/linguaportuguesa07

O texto certo na Redação

Veja agora com a professora Daniela Garcia as dicas para o texto certo na hora de escrever a sua redação do Enem. Ela é uma fera na preparação de alunos para a Redação.

Valeu pra você? Com certeza que sim. A Daniela é show!

Dica 1: Redação Enem – Tire dúvidas sobre Regência verbal com aula grátis: https://blogdoenem.com.br/redacao-enem-regencia-verbal/

Dica 2: Redação Enem: Revisão sobre Pronomes Relativos com aulas grátis:
https://blogdoenem.com.br/redacao-enem-pronomes-relativos/
Dica 3: Redação Enem: Você sabe o que é Coesão Textual? Aulas grátis aqui: https://blogdoenem.com.br/redacao-enem-gratis/

Este post foi elaborado por Amanda Nascimento. Ela é formada em jornalismo pela Unisul. Atualmente é acadêmica do curso de Letras – Português e Literaturas, na Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, editora de revistas, e colaboradora do Blog do Enem. Amanda está aqui no Facebook: https://www.facebook.com/amanda.nascimento.9066 .

Amanda Gramática

 

Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel