Linguagens: veja os principais tópicos para a Redação Enem

Linguagem correta, com estilo e vocabulário é tudo para escrever um bom texto dissertativo-argumentativo. Veja os principais tópicos para a Redação do Enem.

O Blog do Enem selecionou videoaulas gratuitas para você fixar os principais tópicos para a Redação do Enem nos aspectos da Linguagem, da Gramática, e dos estilo dissertativo-argumentativo. Com este domínio você faz uma boa redação Enem e nos vestibulares.

A melhor dica é você estar sempre pronto nos conteúdos de Gramática para enfrentar as provas dos próximos vestibulares e do Enem. Por isso, sempre é hora de refrescar a memória e revisar todos os conteúdos de Gramática.

Tópicos para a Redação Enem

– Você acha que não vai dar conta, por ser muita coisa? Fique tranquilo! O Blog do Enem está ao seu lado o ano inteiro. Separamos uma série de videoaulas que revisam o conteúdo trazem a resolução de questões de gramática dos principais vestibulares do país.

redação enem dicas em vídeo

Aqui estão as aulas das professoras Tharen Teixeira,  Daniela Garcia; Mercedes, Camila e Jéssica. Elas são as campeãs em dicas de Redação, Interpretação de Texto, Literatura e Gramática. Os vídeos com as dicas da Redação do Enem estão disponíveis no canal de vídeos do Curso Enem Gratuito:

Na primeira aula a revisão está focada nos conteúdos de acentuação gráfica, com a professora Mercedes.

Viu só que show? É o caminho para você não perder pontos no texto do Enem!

O texto dissertativo-argumentativo

Nesta segunda aula de revisão as dicas estão com a professora Tharen Teixeira, com a estutura do texto dissertativo-argumentativo, que é o padrão do Enem. Esta é uma das dicas mais importantes.

Excelente esta forma de abordagem da professora Tharem. Você nunca mais esquece a Tríade da Introdução; do Desenvolvimento; e da Conclusão.

A Introdução da Redação

No vídeo abaixo a professora Daniela Garcia mostra com maestria como você pode encantar os avaliadores logo no primeiro parágrafo da redação. Confira como fazer uma Instrodução Perfeita:

Genial a estratégia didática da professora Daniela. É uma campeã na preparação de alunos para chegar no topo das notas no texto dissertativo-argumentativo.

Linguagem Denotativa x Linguagem Conotativa

Veja agora com a professora Camila, especializada em Linguagem e Literatura, como você faz para diferenciar Denotação de Conotação, e não se confundir nas questões de interpretação de texto:

Dica 1 – Já escolheu o seu curso? Qual a carreira que você pretende seguir? Cuidado na hora de escolher. Veja aqui a lista das 10 melhores e das 10 piores profissões no mercado: https://blogdoenem.com.br/profissao-lista-das-10-piores/
Dica 2: Redação Enem – Aula Grátis de Acentuação Gráfica para vocês! https://blogdoenem.com.br/redacao-enem-acentuacao/
 Dica 3: Redação Enem – Ganhe pontos com o emprego correto dos ‘Porquês’: https://blogdoenem.com.br/redacao-enem-ganhe-pontos/
Dica 4: Redação Enem: Veja aula grátis sobre o uso correto da Crase: https://blogdoenem.com.br/redacao-enem-aula-gratis/

Este post foi elaborado por Amanda Nascimento. Ela é formada em jornalismo pela Unisul. Atualmente é acadêmica do curso de Letras – Português e Literaturas, na Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, editora de revistas, e colaboradora do Blog do Enem. Amanda está aqui no Facebook: https://www.facebook.com/amanda.nascimento.9066 .

 Amanda - Redação e Gramática

 

Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel