A Região Norte e a Floresta Amazônica – Revisão de Geografia Enem

Vamos estudar um pouquinho da região norte? Você sabia que essa região é considerada um “vazio populacional”? Vamos entender o que acontece! Cai no Enem e nos vestibulares de todo Brasil.

Veja as principais características da Floresta Amazônica. Cai no Enem e no Vestibular.

A Região Amazônica é Formada pelos estados de Rondônia, Acre, Roraima, Amazonas, Pará, Tocantins e Amapá. Possui uma extensa área de 3.853.327 km². Apesar do tamanho é uma das regiões menos povoadas, e parte dessa população é indígena.

É considerada uma região com baixa densidade demográfica, por isso a expressão “vazio populacional”. Isso devido a algumas pessoas tais como seringueiros, comunidades ribeirinhas e indígenas, porém atualmente a maior parte da população vive nas cidades, trabalhando e desenvolvendo suas atividades na área urbana.

Dica 1– Confira também aqui no nosso Blog uma super aula sobre a Região Sul! Vai ficar fora dessa? Bons estudos! https://blogdoenem.com.br/geografia-enem-regiao-sul/

O clima predominante é o equatorial (quente e chuvoso), destaque para a rede hidrográfica extensa e volumosa.  No relevo, a maior parte das áreas se constitui por baixas altitudes. Encontram-se serras ao norte e ao sul, e o pico mais alto do Brasil com 2.994 metros de altitude – o Pico da Neblina.

Região Norte

Vamos estudar agora como foi a exploração e ocupação da região?

Ocupada inicialmente por grupos indígenas, essa região foi explorada com algumas finalidades pelos portugueses a partir de 1800, além disso, os colonizadores queriam proteger a região, construindo assim alguns fortes.  Vamos ver quais eram algumas dessas finalidades?

  • Ir à busca das “drogas do sertão”, tais como canela, cravo, baunilha, cacau, pimenta, etc.
  • Capturar índios, a fim de escraviza-los e catequizá-los.
  • Extração do látex, produto muito exportado.
  • Construção de vias de circulação (através dos rios), para escoar a produção exploratória.

A Floresta Amazônica.

Grande parte da região é formada pela floresta e pelos rios que compõem a Bacia hidrográfica. A floresta se estende além das fronteiras do território brasileiro, adentrando os países: Colômbia, Bolívia, Peru, Equador Venezuela, Guiana, Suriname e Guiana Francesa, devido a essa presença em vários países da América do Sul, é conhecida como a Amazônia continental ou Pan- Amazônia. Já a que engloba todos os estados brasileiros é chamada de Amazônia legal. Analise os mapas abaixo e veja a diferença:

Região Norte

Veja este vídeo com resumo sobre outros biomas do Brasil, com nossa professora de Biologia Juliana Santos.
Dica 2– Não perca as dicas aqui do nosso blog! Aproveite também para revisar sobre O derretimento das Calotas Polares! https://blogdoenem.com.br/geografia-derretimento-calotas-polares/

Como sabemos a Floresta Amazônica é caraterizada pela sua imensa fauna e flora. Ambientes extremamente úmidos e com temperaturas elevadas. Encontramos dois tipos de matas: Matas de Inundação e Matas de Terra firme. Vamos entender o que são essas matas?

Matas de Inundação: são aquelas sujeitas a inundações, dividem-se em Matas de Igapó e de Várzea.

Igapó – estão localizadas junto aos rios, portanto sempre alagadas. Suas plantas são aquáticas (vitória-régia) temos ainda cipós, trepadeiras.

Várzea- estão localizadas nos lugares alagados em períodos de cheias.

Matas de Terra firme- são aquelas livres de inundação, pois se localizam em áreas de altitudes elevadas.

A devastação da Floresta é algo constante, e infelizmente pouco se faz a respeito. A principal degradação é o desmatamento seguido de expansão urbana, extração de produtos e a implantação de áreas para a realização da prática agropecuária.

O desmatamento na região é feito em sua grande parte por empresas madeireiras ilegais, pois estas precisam de licença ambiental do IBAMA, porém muitas atuam na clandestinidade não se preocupando com o reflorestamento.

Dica 3- Fique por dentro de mais uma aula preparada especialmente para você! Trata-se das Multinacionais ou Transnacionais, você conhece essas empresas? Então confira! https://blogdoenem.com.br/geografia-multinacionais-transnacionais/

Não perca nenhuma dica, leitura sempre enriquece não é mesmo? Então acesse essa reportagem do Portal Brasil sobre a Região Norte! Boa leitura!

http://www.brasil.gov.br/governo/2011/06/ministerio-dos-transportes-vai-investir-r-10-bilhoes-no-norte-do-pais

Agora é sua vez! Vamos exercitar o que você aprendeu?

ENEM 2008 – Calcula-se que 78% do desmatamento na Amazônia tenha sido motivado pela pecuária – cerca de 35% do rebanho nacional está na região – e que pelo menos 50 milhões de hectares de pastos são pouco produtivos. Enquanto o custo médio para aumentar a produtividade de 1 hectare de pastagem é de 2 mil reais, o custo para derrubar igual área de floresta é estimado em 800 reais, o que estimula novos desmatamentos. Adicionalmente, madeireiras retiram as árvores de valor comercial que foram abatidas para a criação de pastagens. Os pecuaristas sabem que problemas ambientais como esses podem provocar restrições à pecuária nessas áreas, a exemplo do que ocorreu em 2006 com o plantio da soja, o qual, posteriormente, foi proibido em áreas de floresta.

Época, 3/3/2008 e 9/6/2008 (com adaptações).

A partir da situação-problema descrita, conclui-se que:

a) o desmatamento na Amazônia decorre principalmente da exploração ilegal de árvores de valor comercial.
b) um dos problemas que os pecuaristas vêm enfrentando na Amazônia é a proibição do plantio de soja.
c) a mobilização de máquinas e de força humana torna o desmatamento mais caro que o aumento da produtividade de pastagens.
d) o superávit comercial decorrente da exportação de carne produzida na Amazônia compensa a possível degradação ambiental.
e) a recuperação de áreas desmatadas e o aumento de produtividade das pastagens podem contribuir para a redução do desmatamento na Amazônia.

Resposta letra E.

Elizabeth Geografia Enem
Os textos e exemplos acima foram preparados pela professora Elizabeth Noceti Pereira- formada em Licenciatura Plena em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atua como docente nas redes estadual e municipal da região da Grande Florianópolis.
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