Os 10 conteúdos que mais caem de Biologia no Enem: aulas gratuitas.

1 - Ecologia, 2 - DNA, 3 - Manipulação Genética, 4 - Fisiologia; 5 - Saúde; 6 - Fotossíntese; e 7 - Relações Ecológicas estão entre os 10 conteúdos de Biologia que mais caem na prova do Enem. Veja as dicas e vídeos da Khan Academy e outros selecionados pela professora Juliana Evelyn Santos.

Revisão gratuita dos conteúdos top 10 de Biologia Enem: Você se dedica uma vida até chegar ao final do Ensino Médio e depois ainda tem o Enem e o Vestibular! Não dá mesmo para lembrar de tudo sempre.

Veja aqui uma revisão dos conteúdos ‘top 10 de Biologia’: O Ciclo do Carbono, O Ciclo do Nitrogênio, Cadeias Alimentares, DNA e RNA, Células-Tronco, Diferença entre Soro e Vacina,  e muito mais! Assim você chega para o Enem e o Vestibular com tudo mais fresco na memoria, e encara com segurança os dois dias de prova e ‘mata’ a parte principal das questões de Biologia.

Nós aqui do Blog do Enem revisamos as provas dos últimos anos e fizemos para você uma super lista com os 10 conteúdos de Biologia que mais caem no Enem. Veja para mandar bem no Enem.

1 – A primeira dica é você assistir uma aula sobre Os Seis Biomas Brasileiros: 1 – Mata Atlântica; 2 – Pantanal; 3 – Floresta Amazônica;  4 – Caatinga;  5 – Cerrado;  6 Campos Sulinos (os Pampas). É básico para você mandar bem nas questões de Ecologia e Meio Ambiente, que sempre caem nas provas.

Veja aula gratuita com a professora Juliana Evelyn Santos.

.

Conteúdo 2:  Cadeias Alimentares – Teias e Pirâmides Alimentares:

As cadeias alimentares também são um assunto bastante explorado pelo Enem. Este é um tema importante, uma vez que as ações humanas podem desequilibrar estas relações. Por isso, fique ligado neste conteúdo!

Veja uma aula completa sobre Ecologia e Cadeias Alimentares aqui. E, veja os vídeos complementares abaixo.

.

Conteúdo 3: Aquecimento Global – Ciclos do Carbono e do Nitrogênio

O Enem adora cobrar ciclos Biogeoquímicos. Sempre há uma questão sobre o assunto na frente de Ciências da Natureza. É um conteúdo vasto e interessante que possibilita relacionar muitas atualidades (como o aquecimento global), outras disciplinas (como química e física) e explorar a relação homem natureza.

O ciclo mais explorado nos últimos anos é o ciclo do carbono.  Portanto, querida estudante, querido estudante, a dica é dar uma espiadinha neste tema. Pode ajudar muito! Tem um post-aula completo aqui sobre o Ciclo do Carbono.

E, abaixo, você pode ver estas estas vídeo-aulas. Ciclos da água e do carbono:

O Ciclo do  Nitrogênio:

O nitrogênio é encontrado abundantemente na atmosfera em sua forma molecular (N2). Em temperatura ambiente este ametal é encontrado em sua forma gasosa e corresponde a aproximadamente 78% dos gases que compõem a atmosfera.

Além disso, o nitrogênio é encontrado em abundância na biosfera, constituindo importantes moléculas orgânicas como as proteínas e os ácidos nucleicos. Veja um resumo completo sobre o Ciclo do NitrogênioO Ciclo do Nitrogênio

Também encontramos grande quantidade de nitrogênio na litosfera, estando presente tanto nos combustíveis fósseis como no solo combinados a outros elementos e tendo uma forma sólida, como nos íons nitrato nitrito e amônio.

Apesar de sua abundância na atmosfera o nitrogênio, este gás inerte, insípido, inodoro e incolor, não é absorvido diretamente pelos seres vivos.

Conteúdo 4: Relações Ecológicas.

Mais um assunto de ecologia muito recorrente! Assim como no tema anterior, é importante conhecer estas relações para entender como os seres humanos e suas atividades podem influenciar nos ecossistemas. Você se lembra de Mutualismo, Parasitismo, Simbiose, e outras relações?

Veja uma revisão completa sobre as diferentes Relações Ecológicas aqui. E, complete com as vídeo-aulas abaixo.

.

Conteúdo 5: Biocombustíveis: Biodiesel e Etanol.

O Brasil é um dos maiores produtores de biocombustíveis do mundo. O etanol feito de cana-de-açúcar é utilizado para movimentar automóveis e também indústrias. A palha da cana também vira energia. E ainda tem o Biodiesel.

Este é um assunto muito discutido no mundo todo. Pode até virar tema de Redação.  Vale a pena revisar! Confira  uma aula completa de Biocombustíveis aqui, com geração de energia por Biomassa.

Depois assista aos vídeos selecionados.

Dica do Blog do Enem – Veja também os conteúdos que mais caem em Matemática no Enem:  https://blogdoenem.com.br/matematica-enem-o-que-revisar/

Conteúdo 6: DNA e RNA – Os Ácidos Nucleicos.

Todo ano tem uma questão sobre o DNA e o RNA no Enem e nos Vestibulares. Geralmente relacionados à manipulação do DNA para a produção de transgênicos ou utilização de seres vivos na produção industrial (como a produção de medicamentos ou alimentos).

Para revisar a importância dos ácidos nucleicos para os seres vivos e seus mecanismos de funcionamento, veja esta aula completa de Ácidos Nucleicos – DNA e RNA aqui, e depois assista os vídeos a seguir.

Resumo rápido de DNA & RNA com a professora Juliana Evelyn Santos. Veja:

.

Vídeo-aula da Khan Academy que traz os principais aspectos do DNA e sua relação com a evolução. Veja:

.

Conteúdo 7: As Leis de Mendel e a Genética.

Genética é um conteúdo que você pode relacionar com a saúde humana, com a manipulação de características de interesse industrial e com a manutenção de populações. A origem de tudo na ciência está nos experimentos de Gregor Mendel.

Você se lembra das Leis de Mendel? Para dar uma revisada nos mecanismos genéticos comece por esta Aula de Introdução à Genética aqui, desde as Leis de Mendel.

Depois veja os vídeos a seguir:

Veja agora uma aula de Introdução à Genética com a professora Juliana Evelyn Santos:

.

Conteúdo 8: Células Tronco – Clonagem e Transgênicos.

Atualidades são importantes em qualquer frente do Enem. Não poderia ser diferente em Biologia. E o que há de mais atual nesta disciplina do que transgenia, clonagem e células-tronco? Relembre o assunto dos Transgênicos e das Células Tronco aqui.

Depois assista a esta vídeo-aula:

Conteúdo 9: Saúde humana. Veja a diferença entre Soro e Vacina.

As questões relacionadas à saúde humana são recorrentes no Enem. Muitas dessas questões têm afinidade com a qualidade ambiental, relacionando conteúdos como poluição do ar e saneamento básico.

Porém, um conteúdo que bomba nas provas é a defesa do organismo relacionada às vacinas e soros. Para saber mesmo veja a revisão sobre a diferença entre Soro e Vacina aqui.

E, depois, complemente com a vídeo-aula a seguir:

.

Conteúdo 10:  A Teoria da Evolução das Espécies.

Evolução é um conteúdo que permeia toda a Biologia. Por isso, dar uma relembrada nas principais teorias da evolução da vida na Terra é essencial!

Comece com esta revisão completa sobre as Principais Teorias sobre a Origem da Vida.

Depois, Veja os vídeos a seguir com resumos sobre as principais teorias da evolução:

Veja uma vídeo-aula super legal da Khan Academy que mostra que a evolução nem sempre “produz” seres mais complexos.

Conseguiu revisar os principais conteúdos? Beleza! Agora, fique tranquilo (sei que é difícil, mas tente relaxar e descanse um pouquinho!) e arrase na prova!

Dica do Blog do Enem: Precisa revisar mais conteúdos de Biologia? Veja os vídeos de Biologia da Khan Academy já traduzidos para o Português pela equipe da Fundação Lemann no http://www.fundacaolemann.org.br/khanportugues/#videos
Juliana Biologia Enem
Os textos e exemplos acima foram preparados pela professora Juliana Santos para o Blog do Enem. Juliana é formada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Catarina. Dá aulas de Ciências e Biologia em escolas da Grande Florianópolis desde 2007. Facebook: https://www.facebook.com/juliana.evelyndossantos.
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Intensivo
gapixel

intensivogapixel