Resumo de funções orgânicas, com exercícios resolvidos

Lembra das Funções Orgânicas? - É conteúdo clássico de Química para o Enem e os Vestibulares. Não fique nessa de 'acho que lembro'. Faça a revisão agora para mandar bem nas provas.

Resumo de funções orgânicas – Compostos Orgânicos. Revisão Enem sobre cetonas, aldeídos, ácidos carboxílicos, alcoóis, fenóis, ésteres, éteres e amidas. Vamos lá?

A melhor dica para você ou aprender Funções Orgânicas é fazer uma revisão básica sobre os Compostos Orgânicos.  Eles se diferenciam dos compostos inorgânicos por apresentarem átomos de carbono distribuídos em cadeias e/ou átomos de carbono ligados diretamente a hidrogênio.

Para uma cadeia carbônica ser inserida na classe de compostos orgânicos, ela precisa conter, além de carbonos e hidrogênios, um grupo funcional.

Em química orgânica, grupo funcional se define como uma estrutura molecular que confere às substâncias comportamentos químicos semelhantes.

Os Compostos Orgânicos

O conjunto de compostos que apresentam o mesmo grupo funcional são denominados Funções Orgânicas. As principais Funções orgânicas são: cetonas, aldeídos, ácidos carboxílicos, alcoóis, fenóis, ésteres, éteres e amidas.

Resumo de Funções Orgânicas

Confira com o professor Sobis, do canal Curso Enem Gratuito, um resumo simples e rápido sobre As Funções Orgânicas.

Valeu o resumo de Funções Orgânicas? Muito bom o professor Sobis. Vamos seguir.

Uma dica importante: Apesar de uma compreensão geral de que a Química Orgânica abarca somente os compostos do Carbono,  tecnicamente ela abarca também os Compostos dos Hidrocarbonetos, das Funções Halogenadas, das Funções Oxigenadas, e das Funções Nitrogenadas.

O blog do Enem preparou uma tabela para que você lembre de uma forma bem simples as funções orgânicas. Não desista!Funções orgânicas - Química Enem

Vamos rever mais um pouco sobre os compostos orgânicos? No blog do Enem você encontra uma revisão sobre as propriedades dos compostos orgânicos que vai te ajudar a resolver a prova do Enem e dos vestibulares de todo Brasil. Veja aqui as características dos Compostos Carbônicos.

Funções Orgânicas – Exercícios resolvidos

Veja agora com a professora Larissa Campos, do canal do Curso Enem Gratuito, as dicas para resolver exercícios de Funções Orgânicas:

Veja os nomes das Funções Orgânicas

E a nomenclatura dos compostos orgânicos pertencentes a cada função você lembra? Não?Mas o blog do Enem não te deixa na mão! Separamos para você uma serie de links, onde você pode acessa-los e relembrar a nomenclatura de cada função orgânica. É para mandar bem na prova do Enem!

Mas antes de começar a dar “nome ao bois”conheça como foi criada a nomenclatura IUPAC, quais as suas principais finalidades e aprenda as regras básicas a serem seguidas para se nomear os compostos orgânicos. https://www.brasilescola.com/quimica/nomenclatura-iupac.htm

Agora e só acessar os links abaixo e relembrar a nomenclatura dos compostos orgânicos.  Saia na frente!

Dica 3 -Prepare-se para o vestibular resolvendo questões da Fuvest, Unicamp, Unesp e Enem.
647127.shtml, nele você pode montar a sua própria prova,colocando as matérias que mais tem dificuldade, testando o tempo que demora para resolver cada questão.
Os textos e exemplos de apresentação desta aula foram preparados pela professora Munique Dias para o Blog do Enem.
Munique é formada em química pela UFSC, tem mestrado e atualmente cursa o doutorado em Engenharia. Química, também pela UFSC. Facebook: https://www.facebook.com/MuniqueDias .
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Intensivo
gapixel

intensivogapixel