Sistemas da Informação: o curso, a profissão e o mercado de trabalho

Ao escolher o curso que pretende fazer, pense antes na profissão, pesquise o mercado de trabalho, e veja o que será preciso estudar. Nesse post você vai saber tudo sobre o curso de graduação em Sistemas da Informação. Confira!

O curso de Sistemas da Informação prepara você para lidar com as atividades mais importantes do mundo da informatica. Quem estuda neste curso torna-se um profissional habilitado para tratar dados de acordo com processos pré-estabelecidos, administrar ciclos de informações de determinadas organizações, planejar e organizar o processamento, armazenamento e recuperação de dados.

Você já ouvir a expressão ‘banco de dados’? Então, os bancos de dados estão no coração do mundo corporativo moderno. Este curso proporciona diversas oportunidades de desenvolvimento profissional, visto que a demanda por profissionais de tecnologia da informática vem crescendo no Brasil a fim de acelerar o desenvolvimento da nação e suas relações.

Algumas outras funções deste profissional são: administração de redes e bancos de dados, domínio do raciocínio lógico-matemático, criação, adaptação e instalação de programas, montagem e gerenciamento de bancos de dados além de desenhar e desenvolver sites.

Veja aqui como estão os salários para quem faz os cursos de graduação e os cursos técnicos da área da Informática. Tem salários de até R$ 17 mil.Sistemas da Informação: o curso, a profissão e o mercado de trabalho

O curso de graduação em Sistemas da Informação

O aluno do curso de Sistemas da Informação deve possuir o hábito da pesquisa e da leitura, uma vez que precisará se atualizar constantemente para conhecer as novas tecnologias disponíveis. Além disso, a versatilidade e a criatividade são ferramentas indispensáveis para este profissional.

O domínio da Língua Inglesa também é essencial, visto que a grande maioria dos softwares disponíveis está neste idioma bem como as linguagens de programação mais utilizadas. O gosto e habilidade por matemática também é essencial visto que matérias como cálculo e raciocínio lógico acompanharão o aluno durante todo o curso e carreira profissional.

Disciplinas

O curso tem duração média de 4 anos e em geral apresenta as seguintes disciplinas: Banco de Dados; Cálculo e Raciocínio Lógico; Estágio curricular obrigatório; Inteligência Artificial; Linguagens de Programação e Projeto de Conclusão de Curso.

Mercado de Trabalho para o profissional de Sistemas da Informação

O profissional formado em Sistemas da Informação pode atuar em qualquer tipo de empresa de quase todos os setores existentes tendo sua maior demanda concentrada nos grandes centros urbanos onde se localizam as principais empresas de desenvolvimento de software.

Algumas áreas de atuação para esta área são: Criação de aplicativos para tablets, smartphones e computadores pessoais, gerenciamento empresarial, e-commerce, prestação de serviços, desenvolvimento de softwares, ensino, fluxo de informações.

Há mercado também para gerência de projetos, logística, marketing e vendas, modelagem, segurança da informação (em empresas diversas como instituições bancárias, por exemplo) além de suporte técnico.

Em geral o salário inicial nesta área é em média R$2000,00 dependendo da especialização e tipo de serviço prestado.

Perfil do Profissional após a formação

O profissional formado em Sistemas da Informação possui perfil generalista podendo se especializar em uma das áreas ou funções citadas. Sua profissão exige grande gosto pelo estudo e leitura, pois as atualizações constantes são necessárias.

Além disso, este profissional deve ter grande gosto por desafios a fim resolver os mais variados tipos de problemas além de propor novas ferramentas e soluções tecnológicas.

Veja em detalhes uma explicação sobre o Curso de Sistemas de Informação produzida em vídeo pela TV UNESP, da Universidade Estadual Paulista. Em 13 minutos você fica sabendo sobre o curso, a profissão, e o mercado de trabalho.

Dica 1: tirar uma nota boa no Enem faz toda a diferença na sua vida. Pode abrir as portas da universidade e do mundo. Estude com as apostilas e aulas gratuitas que o Blog do Enem selecionou para você: https://blogdoenem.com.br/apostilas-gratis/

4 cursos de Sistema da Informação com conceito 5 no Enade

O conceito do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) leva em conta uma série de critérios, como: o desempenho dos estudantes do curso em uma prova realizada anualmente, o corpo docente, a infraestrutura, os recursos didático-pedagógicos, além dos programas de pós-graduação. Todos são sintetizados em um único indicador, que varia de 1 a 5. Os cursos com nota acima de 3 são considerados satisfatórios pelo Ministério da Educação.

Confira, a seguir 4 universidades com conceito 5 para o curso de Sistemas da Informação:

  • Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR);
  • Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio);
  • Universidade Estadual Paulista (Unesp), campus de Bauru;
  • Universidade de São Paulo (USP), campus de São Carlos.

Quer conhecer outros cursos de Sistemas da Informação com conceito 5 ou checar o conceito de cursos de outras instituições do país? Acesse e faça a busca por estado no mapa ou a busca textual pelo nome da instituição, pelo nome do curso, conceito no Enade e muitos outros critérios!

Achou o seu curso? Ih, ainda não é Sistema da Informação? Então clique aqui e conheça o nosso Guia de profissões.

Este texto foi escrito por Camila Lima. Natural de São Paulo, Camila é servidora pública e trabalha na área de manutenção ferroviária. Tem formação em Mecânica e Metalurgia, Elétrica, e Processos Gerenciais. br.linkedin.com/pub/camila-rigorfi-lima/58/853/509/

Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel