Sisu – Das 10 maiores federais, apenas duas não aderiram ao sistema

Plano do MEC de substituir vestibulares pelo Enem começa a se efetivar com adesão das maiores universidades federais ao Sisu.

Em março deste ano, seis das dez maiores universidades federais brasileiras ainda não haviam aderido ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu), processo seletivo do Ministério da Educação (MEC) que utiliza como critério a nota do Enem. Mas, a maioria dessas universidades estudava mudanças para esse ano. Quase três meses depois, só duas dessas dez instituições ainda não aderiram ao Sisu: a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Semana passada, a Universidade Federal da Bahia (UFBA) anunciou a adesão ao Sisu a partir de 2014. A universidade já adotava o Enem como primeira fase do vestibular, mas enfrentava algumas resistências internas quanto a adesão ao sistema do MEC.

No começo deste mês, a Universidade Federal do Pará (UFPA) também anunciou a utilização do Sisu como processo seletivo. A universidade disse ter aderido ao sistema por dificuldades financeiras, já que a presidente Dilma Rouseff sancionou, em abril, uma lei que isenta do pagamento da taxa de inscrição alunos de escola pública e bolsistas integrais de escolas particulares.

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) seguiu o exemplo da UFBA e da UFPA e extinguiu seu processo seletivo para utilizar apenas o Sisu. Já a Universidade de Brasília (UnB) optou por aderir ao Sisu de outra forma e não extinguiu completamente seus outros processos seletivos. O Sisu será utilizado no lugar do extinto vestibular de verão da universidade e a seleção de inverno e o programa de avaliação seriada foram mantidos.

Além da UFBA, UFPA, UnB e UFPB, outras quatro universidades federais do País  já haviam aderido ao sistema do MEC: a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Federal Fluminense (UFF), Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Na lista das dez maiores, segundo o Censo da Educação Superior, restam apenas a UFRGS e a UFPE.

A reitoria da UFPE confirmou, em maio deste ano, a utilização do Enem como primeira fase do seu processo seletivo. A segunda fase serão as provas específicas aplicadas pela própria instituição. Na UFRGS, o uso da nota do Enem é opcional para compor a nota final do vestibular. Em março, a instituição disse que estuda ampliar o peso do exame nacional, mas até agora nenhuma mudança foi anunciada.

sisu

Confira o Simulado Enem 2013 – Clique AQUI.

Confira Como se preparar para o Enem 2013 – Clique AQUI.

Agora que você já sabe tudo sobre o Sisu, que tal conhecer nossa rede de blogs?

– Blog do Fies

– Blog do Prouni

– Blog do Sisu

Gostou do post? Use os botões abaixo e ao lado para espalhar por suas redes sociais (sabemos que o Facebook está aberto ai no cantinho do seu computador). E, claro, também usar os espaços para comentários abaixo, deixando sua critica, sugestão e também xingamentos.

Nossas redes sociais:

Facebook: /RedeEnem (Clique AQUI para saber como receber TUDO sobre o Enem 2013)

Twitter: @RedeEnem

Canal no Youtube: Rede Enem

Google+ : Rede Enem

Fonte: Terra

Felipe Figueiredo

Lorem Ipsum é simplesmente uma simulação de texto da indústria tipográfica e de impressos, e vem sendo utilizado desde o século XVI, quando um impressor desconhecido pegou uma bandeja de tipos e os embaralhou para fazer um livro de modelos de tipos.
Categorias: Sisu, Universidades Públicas Tags: , , , , ,
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel