Veja novas regras do Sisu 2024 e como se inscrever

O MEC confirmou as Inscrições do SISU: 22 a 25 de janeiro. E tem muita mudança. Confira como o Sisu funciona, o cronograma e como fazer a inscrição para concorrer a uma vaga! Agora serão 264 mil vagas em rodada única.

Acabou a expectativa pelo cronograma. O martelo já está batido, e daqui a pouco começa a guerra para você conseguir a sua vaga nas instituições públicas de todo o Brasil. Saiba todas as datas, o que é o Sisu 2024, como funciona, e as dicas para você vencer.

  • Cronograma do SISU 2024
  • Inscrições: 22 a 25 de janeiro
  • Resultado: 30 de janeiro
  • Matricula: 01 a 7 de fevereiro
  • Lista de Espera: 30/01 a 7/02
  • Chamadas da Lista: em cada IES
  • As 10 novas regras do SISU – O SISU mudou. Agora e uma edição única, em janeiro, com todas as 264.360 vagas do Ano.
  • O sistema de Cotas e a forma de participação na disputa também são novos. São dez mudanças: Confira as 10 novas regras do Sisu para não se perder na disputa.

Resumo sobre as mudanças do SISU

Confira com João Wesley, do canal do Curso Enem Gratuito, as principais mudanças do SISU:

O que é o Sisu 2024

O Sisu é um sistema no qual instituições públicas oferecem vagas para quem prestou o Enem. Ou seja: para concorrer a vagas em universidade públicas, você deve se inscrever no Sisu depois de ter feito o Enem. Calcule suas chances agora. Você pode simular para ver onde poderia ser mais fácil de entrar:

Simulador do Sisu: veja todos cursos e universidades

Calcule suas chances agora no Simulador das Notas de Corte do Sisu. A disputa de vagas na rodada oficial é feita com as notas obtidas no resultado do Enem. O jogo das notas de corte define quem passa de primeira, ou fica na lista de espera. 

As Notas de Corte das Universidades mais procuradas

Qual a diferença entre o Sisu e o Prouni

Os estudantes que se inscrevem no Sisu estão concorrendo a vagas em universidades públicas. Isso quer dizer que é um programa totalmente gratuito, pois não existe nenhuma taxa de inscrição, matrícula ou mensalidade em instituições públicas de ensino.

Enquanto isso, o Programa Universidade para Todos (Prouni) é um sistema de distribuição de bolsas de estudo em instituições de ensino privadas. Existem duas modalidades de bolsa no Prouni: as integrais e as parciais. Assim, quem recebe bolsa integral não precisa pagar as mensalidades. Já quem recebe bolsa parcial precisa arcar com metade do valor das mensalidades.

Quem pode participar do Sisu 2024

De acordo com as regras da última edição do Sisu, é preciso cumprir os seguintes requisitos:

  • Ter feito a edição do Enem 2023;
  • Não ter zerado a redação;
  • Não ter participado na condição de treineiro.

As novas regras depois da mudança em 2024:

  • 1 – Disputa só em janeiro. Todas as vagas do ano em oferta única;
  • 2 – Mesmo nas Cotas, a disputa começa na Ampla Concorrência;
  • 3 – O limite da renda familiar mensal per capita caiu para 1 salário mínimo nas cotas socioeconômicas;
  • 4 – Agora os Quilombolas estão oficialmente incluídos nas cotas étnico-raciais;
  • 5 – A proporção de vagas para as cotas étnico-raciais precisa obedecer os resultados do último Censo do IBGE em cada Estado;
  • 6 – As cotas valem também nas Escolas Técnicas Federais;
  • 7 – Os cotistas passam a ter prioridade nos programas oficiais de Auxílio Estudantil;
  • 8 – Os cotistas também passam a contar com critérios específicos para os estudos de pós-graduação;
  • 9 – Nas Vagas Remanescentes, quando houver, os cotistas tem a preferência na lista de chamada;
  • 10 – Os critério de cotas precisam ser respeitados nos diferentes turnos de oferta dos cursos.

Como o Sisu funciona

Para se inscrever no Sisu 2024 é só acessar a página oficial do sistema durante o período de inscrições. Lá você vai poder escolher duas opções de curso. Assim, se você não for aprovado na 1ª opção, ainda tem chance de ser aprovado na 2ª. Além disso, é possível alterar suas opções quantas vezes quiser durante as inscrições.

Geralmente as inscrições do Sisu duram 4 dias, de terça a sexta-feira na semana seguinte ao resultado do Enem. Durante esse período você pode monitorar sua classificação parcial na opção de curso escolhido. A classificação parcial é calculada a partir das notas dos candidatos inscritos na mesma opção.

Conforme os candidatos vão se inscrevendo, essa nota pode mudar. Isso ocorre porque o Sisu calcula uma vez por dia a nota de corte para cada curso com base no número de vagas disponíveis e no total de candidatos inscritos naquele curso, por modalidade de concorrência.

Por exemplo: se a nota de corte para a sua opção é 500 e a sua nota para aquela opção é 540, você tem chances de ser selecionado. Entretanto, se sua nota estiver abaixo dessa média, suas chances são menores. Como é possível acompanhar as mudanças nas notas de corte, você pode ver se vale a pena continuar com aquelas duas opções ou se o melhor é mudar.

Depois que termina o período de inscrições do Sisu, basta aguardar pelo dia do resultado da primeira chamada. Se não conseguir passar em nenhuma das opções, você pode se inscrever na lista de espera.

Para saber todas as regras das notas de corte do Sisu, confira o vídeo do Curso Enem Gratuito:

Como fazer a inscrição do Sisu 2024

As inscrições do Sisu são gratuitas e ocorrem exclusivamente na em acessounico.mec.gov.br/sisu. Lá você deverá fazer o login no sistema gov.br, que é o mesmo utilizado nas inscrições do Enem. Depois disso, o sistema irá solicitar seu número de telefone e e-mail para que o Sisu possa entrar em contato com você.

Veja o passo a passo completo de como fazer a inscrição do Sisu

Em seguida, você já poderá realizar a pesquisa de vagas disponíveis em diferentes cursos e instituições. Também é nesta busca que são informadas as modalidades disponíveis (ampla concorrência e diferentes tipos de cotas). Depois disso, é só escolher a sua 1ª e 2ª opção de curso.

Nos dias seguintes você poderá conferir sua classificação parcial em cada opção. Lembrando que você pode mudar suas opções quantas vezes quiser até o fim do período de inscrições.

Veja abaixo um exemplo de classificação parcial. Perceba que são mostradas tanto suas notas de corte nas modalidades selecionadas quando as notas de corte necessárias para a aprovação naquela data:

Inscrição do Sisu - resultado parcial

Notas de corte do Sisu

A nota de corte é a menor nota que você precisa tirar para ficar entre os aprovados. No período de inscrição, o Sisu calcula todos os dias a nota de corte de cada curso com base no número de vagas disponíveis e no total dos candidatos inscritos naquele curso, por modalidade de concorrência.

Durante o período de inscrições no Sisu, você pode consultar seu boletim de desempenho para conferir sua classificação parcial nas duas opções de cursos escolhidos. A classificação parcial é calculada a partir das notas dos candidatos inscritos na mesma opção. Portanto, é apenas uma referência para auxiliar o monitoramento da sua inscrição.

Ao final do período de inscrição, a lista de selecionados é divulgada no site do Sistema. No boletim de acompanhamento, o candidato pode consultar sua classificação e o resultado final.

Melhores estratégias para o Sisu

Saiba as melhores dicas para conseguir uma vaga na universidade com o Sisu! Neste vídeo te apresentamos as melhores estratégias para o Sisu e, com elas, fica mais fácil entrar na faculdade com a nota do Enem!

Aqui no Blog nós temos listas com as notas de corte de todos os cursos e instituições que participaram do Sisu 2023. Assim você consegue ter uma noção de qual nota é necessária para entrar no curso que você deseja.

Confira as notas de corte dos cursos mais buscados:

Simulador de notas de corte do Sisu

Veja também as notas de Corte do Prouni e do Fies

Lista de espera do Sisu

Os candidatos que não forem aprovados em nenhuma das duas opções podem manifestar interesse na lista de espera do Sisu. Nesse caso, podem escolher entrar na lista de espera da 1ª ou da 2ª opção selecionada no momento da inscrição. Mas lembre-se que se você for aprovado em qualquer das opções, não pode entrar na lista de espera.

A fim de participar da lista de espera, o candidato deve acessar o sistema durante o período especificado no cronograma. É só entrar no boletim de desempenho e clicar no botão que corresponde à confirmação de interesse em participar da lista de espera do Sisu.

Diferentemente da 1ª chamada, na lista de espera são as instituições de ensino que divulgam os aprovados em seu próprio site. Assim, é importante acompanhar as convocações da lista de espera no site da universidade que você se inscreveu.

Edital do Sisu 2024 – Completo

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR

EDITAL SISU 2024. Número 22, DE 26 DE DEZEMBRO DE 2023 SISTEMA DE SELEÇÃO UNIFICADA – SISU PROCESSO SELETIVO – EDIÇÃO DE 2024

O SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR SUBSTITUTO, no uso das atribuições que lhe confere o § 2º do art. 2º da Portaria Normativa MEC nº 21, de 5 de novembro de 2012, torna público o cronograma e demais procedimentos relativos ao processo seletivo do Sistema de Seleção Unificada – Sisu referente à edição de 2024.

1.   DAS INSCRIÇÕES

  1. As inscrições para participação no Sisu serão efetuadas exclusivamente pela internet, por meio do endereço eletrônico https://acessounico.mec.gov.br/sisu, o qual ficará disponível para inscrição dos CANDIDATOS no período de 22 de janeiro de 2024 até as 23 horas e 59 minutos de 25 de janeiro de 2024, observado o horário oficial de Brasília- DF.
  1. No ano de 2024, o processo seletivo do Sisu será constituído de 1 (uma) única etapa de inscrições de CANDIDATOS às vagas ofertadas pelas instituições participantes.
  1. Na edição do processo seletivo do Sisu de 2024 serão ofertadas vagas de cursos cujo início das aulas ocorrerá no primeiro e no segundo semestre, de acordo com os Termos de Adesão emitidos pelas instituições.
  1. No caso das vagas ofertadas cujo início das aulas ocorrerá no segundo semestre serão aplicadas as seguintes regras:
  1. – as vagas serão preenchidas pelas instituições exclusivamente segundo a ordem de classificação dos CANDIDATOS, de acordo com as notas obtidas no Enem;
  2. – o CANDIDATO não poderá optar pelo ingresso no primeiro ou no segundo semestre; e
  3. – a instituição deverá garantir que o CANDIDATO selecionado para uma das vagas do segundo semestre realize a matrícula no período estabelecido neste Edital.
  1. Ao acessar o endereço eletrônico informado no subitem 1.1, o CANDIDATO deverá acionar a opção “Fazer inscrição” para ser redirecionado à página de login do sistema de inscrição do Sisu, na qual deverá:
  1. – efetuar seu cadastro no “Login Único” do governo federal e criar uma conta gov.br, meio de acesso digital do usuário aos serviços públicos digitais, caso seja o seu primeiro acesso nessa plataforma de acesso digital; ou
  2. – inserir o seu número de Cadastro de Pessoa Física – CPF e senha, caso já possua uma conta gov.br.
  1. Após realizar o procedimento informado no subitem 1.3, I, o CANDIDATO deverá retornar à página de login do sistema de inscrição do Sisu e proceder conforme disposto no inciso II do subitem 1.3.
  1. Somente poderá se inscrever no processo seletivo do Sisu referente à edição de 2024 o CANDIDATO que tenha participado da edição de 2023 do Exame Nacional do Ensino Médio – Enem e que, cumulativamente, tenha obtido nota acima de zero na prova de redação, conforme disposto na Portaria MEC nº 391, de 7 de fevereiro de 2002, e não tenha participado do referido Exame na condição de “treineiro”.
  1. O CANDIDATO poderá se inscrever no processo seletivo do Sisu em até 2 (duas) opções de vaga.
  1. Ao se inscrever no processo seletivo do Sisu, o CANDIDATO deverá obrigatoriamente:
  1. – preencher o cadastro socioeconômico e confirmar a veracidade das informações prestadas;
  2. – optar, em ordem de preferência, por curso(s), turno(s), local(is) de oferta e instituição(ões), nos termos do disposto no subitem 1.5; e
  3. – optar por uma ou mais entre as modalidades eventualmente adotadas pelas instituições em seus Termos de Adesão no(s) curso(s) de opção.
  1. Ao efetuar a inscrição em uma das modalidades de que trata a Lei nº 12.711, de 2012, o CANDIDATO deverá manifestar sua concordância na classificação e seleção de acordo com o disposto no caput do art. 20 da Portaria Normativa nº 21, de 2012, observada a renda familiar bruta per capita da modalidade escolhida.
  1. A inscrição do CANDIDATO no processo seletivo do Sisu implicará:

I – a concordância expressa e irretratável com o disposto na Portaria Normativa MEC nº 18, de 11 de outubro de 2012, na Portaria Normativa MEC nº 21, de 5 de novembro de 2012, no Termo de Adesão da instituição ao Sisu, neste Edital, bem como nos editais das instituições para as quais se inscreva; e

II – o consentimento para a utilização e a divulgação de suas notas obtidas no Enem 2023 e das informações prestadas no referido Exame, inclusive aquelas constantes do questionário socioeconômico, das informações relacionadas ao seu CPF no Censo da Educação Superior, assim como os dados referentes à sua participação na edição de 2024 do Sisu.

1.8. Durante o período de inscrição, o CANDIDATO poderá alterar as suas opções, bem como efetuar o seu cancelamento, devendo inclusive se certificar das opções escolhidas até o término do prazo de inscrição.

1.9. Para fins do disposto neste Edital, a classificação no processo seletivo do Sisu será realizada com base na última alteração efetuada e confirmada pelo CANDIDATO no sistema.

1.9.1. Compete exclusivamente ao CANDIDATO se certificar de que cumpre os requisitos estabelecidos para concorrer às vagas no processo seletivo de que trata este Edital.

1.10. O Sisu disponibilizará ao CANDIDATO, em caráter exclusivamente informativo, a nota de corte para cada instituição participante, local de oferta, curso, turno e modalidade de  concorrência, a qual será atualizada periodicamente conforme o processamento das inscrições efetuadas.

1.10.1. Considera-se nota de corte a menor nota para que o CANDIDATO se classifique dentro do número de vagas ofertadas no(s) curso(s) de opção e modalidade de concorrência no período de inscrição, não constituindo qualquer garantia de seleção para a(s) vaga(s) ofertada(s), mas tão somente mera referência de auxílio no monitoramento de sua inscrição.

1.11. Não haverá cobrança de taxa de inscrição dos CANDIDATOS às vagas ofertadas pelo Sisu.

1.12. As instituições participantes deverão disponibilizar acesso gratuito à internet para a inscrição de CANDIDATOS aos processos seletivos do Sisu, nos dias e horários de funcionamento regular da instituição.

2. DA CHAMADA REGULAR

2.1. O processo seletivo do Sisu referente à edição de 2024 será constituído de 1 (uma) única chamada.

3. DA DIVULGAÇÃO DO RESULTADO

3.2. O CANDIDATO poderá consultar o resultado da chamada regular na página do Sisu na internet, no endereço eletrônico https://acessounico.mec.gov.br/sisu, e nas instituições para as quais efetuou sua inscrição.

3.3. A classificação no processo seletivo do Sisu observará o disposto no art. 19 da Portaria Normativa MEC nº 21, de 2012, bem como a seguinte ordem de critérios em caso de empate de notas:

I – maior nota na redação;

II – maior nota na prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias;

III – maior nota na prova de Matemática e suas Tecnologias;

IV – maior nota na prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias;

V – maior nota na prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias.

3.4. Observado o disposto no subitem anterior, no caso de notas idênticas, todos os CANDIDATOS que estejam empatados na(s) última(s) vaga(s) serão convocados e o desempate ocorrerá no momento da matrícula, nos termos do § 2º do art. 44 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, e do item 4 deste Edital.

3.5. O CANDIDATO será selecionado em apenas uma de suas opções, nos termos do art. 20 da Portaria Normativa MEC nº 21, de 2012, observado o seguinte:

I – exclusivamente em sua 1ª opção, caso tenha obtido nota suficiente para classificação nessa opção; ou

II – em sua 2ª opção, caso possua nota suficiente para tal, desde que não tenha sido selecionado em sua 1ª opção.

4. DAS MATRÍCULAS OU DO REGISTRO ACADÊMICO NAS INSTITUIÇÕES PARTICIPANTES DO SISU

4.1. O CANDIDATO selecionado deverá realizar sua matrícula ou seu registro acadêmico na instituição para a qual foi selecionado no processo seletivo do Sisu, na chamada regular, no período de 1º a 7 de fevereiro de 2024, devendo ainda observar os dias, horários e locais de atendimento definidos por cada instituição em seu edital próprio, nos termos do inciso II do subitem 4.2 deste Edital.

4.2. É de exclusiva responsabilidade do CANDIDATO observar:

I – os prazos estabelecidos neste Edital e divulgados na página eletrônica do Sisu na internet no endereço eletrônico https://acessounico.mec.gov.br/sisu, assim como suas eventuais alterações e demais procedimentos referentes ao processo seletivo do Sisu; e

II – as condições, os procedimentos e os documentos para matrícula ou registro acadêmico, quando for o caso, aqueles estabelecidos na Portaria Normativa MEC nº 18, de 2012, e em edital próprio da instituição, inclusive os horários e locais de atendimento por ela definidos.

4.2.1. O disposto no inciso II do subitem 4.2, deve ser observado, inclusive nos casos em que a instituição disponha aos CANDIDATOS acesso eletrônico para matrícula ou registro acadêmico e encaminhamento de documentação necessária para a matrícula.

4.3. A seleção do CANDIDATO assegura apenas a expectativa de direito à vaga para a qual se  inscreveu, estando sua matrícula ou seu registro acadêmico condicionado à comprovação, junto à instituição para a qual foi selecionado, do atendimento dos requisitos legais e regulamentares pertinentes, inclusive aqueles previstos na Lei nº 12.711, de 2012, e regulamentação em vigor.

4.3.1. Compete exclusivamente à instituição de ensino a análise e a decisão quanto ao atendimento, pelo CANDIDATO selecionado, dos requisitos legais e regulamentares para a matrícula, especialmente no que se refere à Lei nº 12.711, de 2012, e às vagas ofertadas em razão de políticas de ações afirmativas que tenha adotado.

4.4. Nos casos de ocorrência do previsto no subitem 3.4 deste Edital, o desempate ocorrerá por meio da comprovação da renda familiar pelo CANDIDATO na instituição para a qual foi convocado, devendo a IES aplicar o critério definido pelo § 2º do art. 44 da Lei nº 9.394, de 1996.

5. DO LANÇAMENTO DA OCUPAÇÃO DAS VAGAS NO SISU PELAS INSTITUIÇÕES

PARTICIPANTES

5.1. As instituições participantes deverão lançar a ocupação das vagas no Sisu, referente à chamada regular, no período de 1º a 9 de fevereiro de 2024.

5.2. O sistema ficará ininterruptamente disponível para lançamento da ocupação das vagas pelas instituições participantes no período estabelecido no subitem b5.1.

6. DA MANIFESTAÇÃO DE INTERESSE PARA CONSTAR NA LISTA DE ESPERA DO SISU

6.1. Para participar da lista de espera, o CANDIDATO deverá manifestar seu interesse por meio da página do Sisu na internet, no endereço eletrônico https://acessounico.mec.gov.br/sisu, no período de 30 de janeiro de 2024 até as 23 horas e 59 minutos de 7 de fevereiro de 2024.

6.2. O CANDIDATO somente poderá manifestar interesse na lista de espera em apenas um dos cursos para o qual optou por concorrer em sua inscrição ao Sisu.

6.3. O CANDIDATO selecionado na chamada regular em uma de suas opções de vaga não poderá participar da lista de espera, independentemente de ter realizado sua matrícula na instituição para a qual foi selecionado.

6.4. A manifestação de interesse na lista de espera assegura ao CANDIDATO apenas a expectativa de direito à vaga ofertada no âmbito do Sisu para a qual a manifestação foi efetuada, estando a sua matrícula ou o seu registro acadêmico condicionados à existência de vaga e ao atendimento de todos os requisitos legais e regulamentares.

6.5. Compete exclusivamente ao candidato se certificar de que realizou devidamente a manifestação de interesse na lista de espera.

7. DA LISTA DE ESPERA DO SISU

7.1. A lista de espera do Sisu será utilizada prioritariamente pelas instituições participantes para preenchimento das vagas eventualmente não ocupadas na chamada regular referida no item 2 deste Edital.

7.2. Os procedimentos para preenchimento das vagas referidas no subitem 7.1 deverão ser definidos em edital próprio de cada instituição participante, de acordo com a Portaria Normativa MEC nº 21, de 2012, ressalvado o disposto no art. 2º do Decreto nº 11.781, de 14 de novembro de 2023, e no art. 3º da Portaria MEC nº 2.027, de 16 de novembro de 2023.

7.3. É de exclusiva responsabilidade da instituição publicar, em suas páginas eletrônicas, na internet, a lista de espera, por curso, turno, local de oferta e modalidade de concorrência.

7.4. As instituições participantes poderão convocar os CANDIDATOS constantes em lista de espera para manifestação de interesse na matrícula em número superior ao de vagas disponíveis, devendo, para tanto, definir os procedimentos e prazos em edital próprio.

7.5. É de responsabilidade do CANDIDATO o acompanhamento das convocações efetuadas pelas instituições para preenchimento das vagas em lista de espera, observando prazos, procedimentos e documentos exigidos para matrícula ou para registro acadêmico, estabelecidos em edital próprio da instituição, inclusive horários e locais de atendimento por ela definidos, bem como nos casos em que a instituição disponha aos CANDIDATOS acesso eletrônico para registro acadêmico e encaminhamento de documentação necessária para a matrícula.

8. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

8.1. É de responsabilidade do CANDIDATO a observância dos prazos e procedimentos estabelecidos neste Edital, na Portaria Normativa MEC nº 18, de 2012, quando for o caso, na Portaria Normativa MEC nº 21, de 2012, e demais normas pertinentes ao Sisu, bem como o acompanhamento de eventuais alterações por meio da página do Sisu na internet, no endereço eletrônico https://acessounico.mec.gov.br/sisu, ou pela Central de Atendimento do MEC (0800 616161).

8.2. Eventuais comunicados do Ministério da Educação acerca do processo seletivo do Sisu têm caráter meramente complementar, não afastando a responsabilidade do CANDIDATO de manter-se informado acerca dos prazos e procedimentos referidos no subitem 8.1.

8.3 O Ministério da Educação não se responsabilizará por inscrição realizada ou alterada por meio de engenharia social, bem como por aquela não recebida por quaisquer motivos de ordem técnica de computadores, falhas de comunicação, congestionamentos das linhas de comunicação, por procedimento indevido, e por outros fatores que impossibilitem a transferência de dados, sendo de responsabilidade do CANDIDATO acompanhar a situação de sua inscrição.

8.4 O MEC não se responsabilizará por falta, erro ou não divulgação do resultado por parte das instituições participantes.

8.5. Compete exclusivamente ao CANDIDATO a responsabilidade pela guarda e sigilo de sua senha para inscrição e participação no processo seletivo de que trata este Edital.

8.6 O CANDIDATO não deverá compartilhar sua senha e dados cadastrais com outras pessoas ou realizar qualquer outra ação que possa comprometer a segurança de sua inscrição.

8.7 A prestação de informações falsas ou a apresentação de documentação inidônea pelo CANDIDATO, apurada posteriormente à matrícula, em procedimento de competência exclusiva de cada instituição participante, que lhe assegure o contraditório e a ampla defesa, ensejará o seu cancelamento, sem prejuízo das sanções penais eventualmente cabíveis

8.8 A Secretaria de Educação Superior, nos termos do disposto no § 2º do art. 2º da Portaria Normativa MEC nº 21, de 2012, inclusive por meio da sua Diretoria de Políticas e Programas de Educação Superior, poderá proceder à alteração do cronograma informado neste Edital por meio de ato normativo próprio, caso seja necessário.

Distribuição de cotas

De acordo com a Lei nº 12.711, de 29 de agosto de 2012, 50% das vagas ofertadas por instituições federais de ensino superior devem ser reservadas aos estudantes de escola pública. Dentre essas vagas, 50% são destinadas aos estudantes oriundos de famílias com renda igual ou inferior a 1,5 salário-mínimo per capita.

Além disso, essas vagas deverão ser preenchidas por candidatos que se autodeclarem pretos, pardos e indígenas e também por pessoas com deficiência.

Para saber mais sobre as diferentes modalidades de cotas, assista ao vídeo do canal do Curso Enem Gratuito:

Notas de corte para estudantes de escola pública são, em média, 6% menores

Dúvidas sobre o Sisu 2024

Se você teve algum problema no momento da inscrição e não encontrou a resposta aqui, recomendamos que você entre em contato com os canais oficiais do Inep. Você pode enviar mensagem no perfil oficial do Inep no Facebook ou Instagram, ou ligar no número 0800 616161.

João Vianney dos Valles Santos

Psicólogo e jornalista, Vianney é diretor do Blog do Enem. Tem doutorado em Ciências Humanas, coordenou o Laboratório de Ensino a Distância da UFSC, e Dirigiu o Campus Unisul Virtual. É consultor de EaD da Hoper Educação.
Categorias: Notas de corte, Sisu
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Intensivo
gapixel

intensivogapixel