Como superar medo e ansiedade em provas do Encceja e do Enem. Veja aqui.

Realmente não é um momento fácil. Aí é que o equilíbrio se torna essencial! Aprenda Dicas poderosas para enfrentar o medo e a ansiedade nas provas do Encceja ou do Enem.

Existem técnicas que ajudam você a se controlar, sabia? Você pode vencer o medo e a ansiedade, e ainda render mais nos estudos. Confira.

O período que antecede o Encceja ou o Enem geralmente é marcado por tensão, medo, ansiedade, cansaço e até dificuldade de dormir. É muita pressão de auto cobrança. Sem contar também a pressão que chega pela cobrança da família, dos amigos, e dos colegas de escola ou do trabalho. ‘E aí, como está para o Encceja ou o Enem?’. ‘Então, já escolheu o curso que vai fazer?’. ‘Será que a sua média vai dar para tirar o Certificado do Ensino Médio?’  Será que você supera as Notas de Corte do Enem? – Você já deve ter escutado isso mais de mil vezes! Medo e Ansiedade no Enem

Nem sempre é fácil lidar com a pressão. Mas, depois de você dedicar tanto tempo de estudo e dedicação não vale a pena passar por um desgaste emocional tão grande que pode colocar tudo perder na hora da prova, não é mesmo? Veja nestas dicas da naturóloga Caroline Nunes como manter o equilíbrio emocional e o foco nos estudos.

Tudo começa por aumentar a sua autoconfiança. Você só depende de você!

Nos últimos meses ou semanas que antecedem as provas do Encceja ou do Enem de nada adianta ficar debruçado sobre os livros sem descanso ou lazer. Bem pelo contrário. Estressar o cérebro e cansar o corpo pode prejudicar você nos dias das provas, causando o conhecido “deu branco” ou falta de clareza na leitura e interpretação do que é pedido nas questões.

Controle o seu corpo, domine a sua respiração.

O corpo é capaz de promover calma e diminuir a ansiedade de forma natural antes das provas do Enem ou do Encceja. Você quer saber como? É mais simples do que você imagina! Basta respirar de maneira apropriada. Sim, respiramos o tempo todo, mas a forma como respiramos é que vai promover a calma ou a ansiedade.

Eu te convido, agora mesmo, a fazer um exercício para melhorar o seu autocontrole. É simples, e dá resultado. Vamos lá?  Coloque uma das suas mãos no abdome e a outra no tórax. Agora, inspire. Vamos lá.

Perceba o seu corpo durante a inspiração. O ideal é que o ar chegue primeiramente ao abdome e depois no tórax. É como se você puxasse o ar ‘da barriga para o peito’. Ao fazer assim o seu diafragma vai trabalhar levando mais oxigênio para o cérebro. Faça pelo menos três respirações assim, lentamente, com os olhos fechados. Você vai sentir o seu corpo relaxar.

Então, fez o exercício? Como você se sente agora? Respirando assim algumas vezes você reduz a ansiedade e combate o stress antes das provas do Enem ou do Encceja.

Veja aqui uma orientação da psicanalista Mônica Nicola sobre como evitar o “branco” na hora das provas. O vídeo tem apenas 2 minutos e 22 segundos, está disponível no canal da Monica no Youtube, e tem dicas muito boas . Depois seguimos com a nossa conversa para você ficar mais autoconfiante e aprender a controlar o seu corpo e a sua respiração. Agora, confira o que diz a Mônica:

 A Respiração como elemento essencial

Você já viu um bebê respirando? Na inspiração o abdome infla, e, na expiração, desinfla. E é assim que deveríamos respirar. Porém, com o tempo mudamos nossos hábitos. Se você perceber, observará que quando está em momento de tensão a sua respiração fica superficial, travada. E, então, quando você “suspira” é como se “mudasse a respiração” e com isso ficasse mais aliviado.

Esse exercício que você aprendeu de fazer uma respiração que começa pela região abdominal e depois em direção ao tórax pode e deve ser feito diariamente. Experimente fazer ao acordar, nas horas de prova, quando sentir que a ansiedade está batendo, e também toda noite antes de dormir. Assim você vai conseguir se controlar nos momentos de stress e vai ainda ganhar um sono mais tranquilo e de maior qualidade.

Manter contato social com os amigos só ajuda!

Outro ponto importante nesses momentos de preparação para provas do Enem, do vestibular ou do Encceja é manter o contato com as pessoas e fazer atividades de lazer ou esporte. Mesmo que você esteja já na reta final, você não deve abandonar totalmente essas atividades, pois são elas que ajudarão a diminuir o estresse, liberar hormônios que proporcionam calma e relaxamento.

Sob extrema tensão é difícil ter clareza de pensamento e buscar na memória tudo o que você aprendeu. O ideal é manter um certo equilíbrio entre estudo, atividades sociais e lazer, basta você se programar e saber o limite de cada coisa.

Cuidados com a alimentação

Nesse período é muito importante cuidar da alimentação. Não consuma alimentos de difícil digestão, principalmente na véspera da prova. Também evite bebidas energéticas, como refrigerantes, café, chocolate, pois elas influenciam no Sistema Nervoso e podem aumentar a ansiedade.

Lembre-se de ver o local da prova com antecedência. Pense no trajeto até o local e no horário eu você deve sair de casa, principalmente porque muitas pessoas estarão indo para o mesmo lugar, na mesma hora.

Um dia antes, deixe todo o material preparado: roupa que vai usar, canetas (lembre-se de levar mais de uma), documentos, água e uma barra de cereal se forem permitidos.

Dicas do Blog do Enem:

Veja aqui uma aula especial sobre como aumentar a sua autoconfiança. É um post do Blog do Enem com mais dicas da Naturóloga Caroline Nunes.

Dica 1 – Não deixe a ansiedade atrapalhar os seus sonhos nas provas do Enem ou do Encceja. Veja aqui as dicas da psicóloga Renata Tagliari, do Colégio Energia, de Florianópolis, para ajudar você a se controlar melhor: https://blogdoenem.com.br/enem-ansiedade-provas/

Dica 2: Você está distraído na hora do estudo? Confira as dicas para evitar esse sabotador: https://blogdoenem.com.br/distracoes-auto-sabotagem-estudos/

Dica 3: Se você está perdendo o foco na hora do estudo, acesse o link e aprenda 7 formas de manter o seu foco: https://blogdoenem.com.br/manter-foco-estudar-enem-vestibular/

Minha última dica é que você comece esses exercícios de mudança de rotina, de cuidados com a alimentação e com o controle de respiração AGORA MESMO. Assim você começa a treinar seu corpo, sua mente e suas emoções para o momento da prova!

Por fim, quando chegar o dia, leia a prova com atenção e lembre-se: você fez tudo o que podia fazer. Será a hora de dar o melhor de si!

Caroline Nunes - Enem
Este post foi escrito por Caroline Nunes. Ela é formada em Naturologia pela UNISUL e em Coaching, PNL e Consultoria de Projetos de Vida com certificações Internacionais. Ministra Workshops de Planejamento e organização de tempo e treinamentos voltados para desenvolvimento humano. Caroline está no facebook: https://www.facebook.com/caroline.c.nunes.3
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Intensivo
gapixel

intensivogapixel