10 Temas de Redação Enem – Veja a lista e as dicas

Os temas da redação do Enem envolvem questões sociais e de amplo impacto. Veja agora as dicas para Assédio Sexual, Meio Ambiente; Energia, Preconceito e Corrupção:

As dicas com os Temas de Redação Enem são fortes, e vale a pena conferir as recomendações dos professores do Colégio Etapa e do Curso Enem Gratuito para aumentar suas chances de uma boa nota na hora da correção oficial. Você pode ganhar confiança e qualidade no seu texto ao produzir rascunhos com estas dicas das listas de temas a seguir.

Temas de Redação Enem

Quem elaborou a primeira lista dos temas com mais chances de cair foi a professora Simone Motta, que é a coordenadora de Português do Colégio Etapa. Ela sugere atenção para Homofobia, Superação Pessoa, O Novo Modelo de Família, Cuidados com o Idoso, As Novas Formas de Trabalho, e Meio-Ambiente, entre outros temas de Redação Enem que você verá abaixo. Temas de Redação Enem

A equipe do Blog do Enem também fez uma segula lista, com nova seleção de temas que estão na ordem do dia, com estes seis destaques: 1 – Mobilidade Urbana;  2 – Terrorismo;  3 – Redução da Maioridade Penal;  4 – Mobilização Social; 5 – Assédio Sexual; e, por que não, 6 – O DNA da Corrupção no Brasil.

Temas & Atualidades

Com base em todos os acontecimentos recentes, sugerimos a você mergulhar mais fundo na leitura de alguns tópicos que podem ser um dos Temas de Redação Enem nos próximos anos. Se você não está por dentro destes temas, a dica é tirar meia-hora por dia para ler jornais (online mesmo) e ligar o radar.

Veja um resumo de cada tema, e os links para uma aula completa sobre como desenvolver o ponto de vista, criar os argumentos, e propor uma intervenção considerando os Direitos Humanos:

1 – Assédio Sexual- O tema está em destaque no Brasil e no mundo.  As mulheres  jovens são as maiores vítimas, e estão ganhando cada vez mais voz e apoio para relatar os casos de abuso. Mas, nem por isso os casos vêm diminuindo.  Veja o que é o Assédio Sexual nas diversas dimensões que podem ser abordas num Tema de Redação Enem.

2 – Mobilidade Urbana

Esse é um tema contemporâneo muito comentado pelos professores e professoras de redação.  A sociedade está buscando caminhos para sair das armadilhas criadas pelo transporte individual em automóveis em todo o mundo. As cidades ficam congestionadas e praticamente intrasitáveis nos horários de pico.
Tema Redação Enem Mobilidade Urbana Você já pensou o que poderia ser feito no seu bairro ou na sua cidade para melhorar os deslocamentos?  Veja uma aula completa sobre Mobilidade Urbana como Tema de Redação Enem, elaborada pela doutora Renata Florentino Santos, da ONG Rodas da Paz.

3 – A Redução da Maioridade Penal

Afinal,  os menores de 18 anos que cometem crimes devem ser julgados e condenados como se fossem já adultos? Um jovem de 16 anos pode votar para escolher presidente da república, governadores, senadores, deputados, prefeitos e vereadores.

Mas, e perante a lei criminal, ele tem ou não tem consciência dos seus atos e deve responder plenamente por eles?Redução da Maioridade PenalVeja uma aula completa sobre a Redução da Maioridade Penal como tema de Redação Enem. Confira os argumentos de quem defende a redução da idade penal, e os argumentos de quem acha que um jovem de 16 anos não deve ser tratado como adulto na questão criminal. Confira:

4 – A Corrupção como Tema de Redação Enem

O brasileiro tem a corrupção no seu DNA? Jogar papel na rua ao invés de procurar uma lixeira é um sintoma de corrupção? Furar a fila do cinema ou do terminal de ônibus não é uma forma de corrupção? DNA da corrupção destaqueOu, a corrupção é apenas aquela que os políticos  e seus comparsas praticam?  Veja uma aula completa sobre O DNA da Corrupção como um dos temas de Redação Enem.

5 – Terrorismo, Racismo e Xenofobia

A violência do terrorismo está colocando o mundo em alerta nos últimos anos. A Europa e os países do Oriente Médio, principalmente nos países de maioria muçulmana estão enfrentando clima de tensão permanente.

Homens-bomba; carros-bomba; grupos suicidas de assalto com metralhadoras e fuzis invadindo jornais e teatros matando centenas de pessoas, e diversas explosões em áreas de concentração  têm resultado em centenas de mortos e milhares de feridos.
Terrorismo, Racismo e XenofobiaComo se trata de uma temática bastante polêmica, pode ser cobrada no Exame para solicitar dos candidatos um texto dissertativo-argumentativo para você desenvolver um ponto de vista e uma argumentação. Veja aqui uma aula completa sobre Terrorismo, Racismo e Xenofobia. Pode virar Tema de Redação Enem.

6 – Mobilização Social

Desde o ano de 2013 e até 2020 o Brasil vive sucessivas ondas de revelações sobre corrupção na esfera pública Federal, nos Govrnos Estaduais e nas prefeituras. Nas ruas, manifestações populares de grande envergadura e muita indignação na sociedade.  As mobilizações seguiram fortes a favor e contra o Impeachment da ex-presidente Dilma Roussef em 2015 e 2016, e depois continuaram acesas nas fases de investigações e punições aos corruptos flagrados na Operação Lava-Jato até 2020.

E novas denúncias surgiram no cenário nacional, inclusive em investigações contra a família do presidente da república eleito em 2018, Jair Bolsonaro, com o uso de “rachadinhas” no salário dos funcionários de gabinetes na Câmada dos Deputados, na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro, e na Câmara Municipal da cidade do Rio de Janeiro.

Será que a Democracia brasileira está ficando mais consistente com o povo nas ruas?  A classe política está encurralada pela opinião pública? Ou, será que o jogo do poder tradicional ‘vai dar a volta por cima’, e nada vai mudar?

Veja uma aula completa sobre Mobilização Social e as relações entre a Burocracia e a Opinião Pública. Pode ser Tema de Redação Enem ou conteúdo para questões de Sociologia e atualidades. Mobilização Social Tema de Redação

Dicas Enem Gratuitas

Simone produziu uma relação atualizada a partir das observações dela sobre os assuntos da atualidade que estavam na pauta da sociedade brasileira no segundo semestre de 2016, e que ainda estão em alta na avaliação do Blog do Enem. A ênfase das apostas da Simone está relacionada aos diversos tipos de Intolerância e Preconceito (temas em alta).

  • Veja os Temas de Redação indicados pelo Colégio Etapa:
  • Intolerância
  • Homofobia
  • Preconceito Religioso
  • Preconceito Linguístico
  • Superação Pessoal
  • Superioridade Cultural
  • O Novo Modelo de Família
  • Cuidados com o Idoso na Sociedade Brasileira
  • A Regulamentação de Novas Formas de Trabalho
  • O Envelhecimento da População no Brasil
  • Meio-Ambiente e Formas Alternativas de Energia

Os passos para uma Redação Enem Nota 1000

O Blog do Enem separou para você um guia completo para  conseguir uma Redação Enem Nota 1000. Aqui você encontra uma aula sobre ‘Como Elaborar o Texto Dissertativo Argumentativo‘, para você não se confundir na hora sobre a forma de escrita solicitada pelo Enem.

E, no canal do Youtube do Curso Enem Gratuito a professora Daniela Garcia preparou uma aula para você conquistar o 1000 na redação:

 

redação enem nota 1000

A dicas da professora Simone Motta sobre os Temas de Redação Enem não ficaram só na dica do que pode cair. Ela também se preocupou em dar as dicas para você manter o foco  ‘na hora da prova’. A coordenadora de Redação do Colégio Etapa fez uma lista de dicas especiais para você não ‘tremer nas bases’ na hora da Redação do Enem.

Veja como criar o texto para os temas de redação Enem:

  • Atenção na leitura do Enunciado – É ali que está ‘o caminho’ da sua produção textual
  • Buscar uma relação entre o Tema e o Assunto. Vai aqui uma dica do Blog do Enem > se ficou difícil para você entender o que são o Tema e o Assunto, e as diferenças entre eles veja esta aula gratuita do Blog do Enem para você não confundir Tema com Assunto:  redação diferença tema assunto

 

Definir um ponto e vista a ser trabalhado. Aqui você estabelece a sua ‘opinião’. Veja agora uma dica do Blog do Enem sobre como defender um ponto de vista na Redação:   redação enem ponto de vista

Dicas para não se perder na Redação:

  • Jamais colocar frases soltas, aleatórias
  • Produzir um esquema para organizar as ideias e só então fazer o rascunho
  • Utilizar o recurso de organizar as ideias e a argumentação com uma Introdução (onde se apresenta a ideia); um Desenvolvimento (onde você explica, justifica e até exemplifica); e, uma Conclusão (onde acontece o fecho alinhado com os argumentos). Esta dica vale para todos os temas de redação Enem.
  • Não colocar novas ideias na conclusão

Veja aqui uma Dica do Blog do Enem, com um resumo simples e direto sobre A Estrutura da Redação redação estrutura destacada

Simulados Enem Gratuito

Quem testar o seu nível para os temas que mais caem nas provas, em todas as matérias? Então, a hora do Enem é agora para você conferir o seu desempenho. Na tabela abaixo você pode escolher a matéria e fazer um Simulado Online com dez questões.

Você decide a matéria. O gabarito sai na hora,  e ainda tem aulas de revisão para as questões que você não acertar. Confira e faça um Simulado agora para se testar:

Biologia

Filosofia

Física

Geografia

Gramática

História

Inglês

Literatura

Matemática

Química

Espanhol

Sociologia

Encceja

 

Este post com as dicas sobre Temas de Redação Enem foi elaborado a partir das informações da publicação do Colégio Etapa no canal G1, neste link

João Vianney dos Valles Santos

Psicólogo e jornalista, Vianney é diretor do Blog do Enem. Tem doutorado em Ciências Humanas, coordenou o Laboratório de Ensino a Distância da UFSC, e Dirigiu o Campus Unisul Virtual. É consultor de EaD da Hoper Educação.
Categorias: Apostilas Enem Gratuitas, Redação Enem Tags: ,
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel