10 Temas de Redação Enem com chances de cair. Veja os resumos

1 Redução da Maioridade Penal, 2 Meio Ambiente, 3 Mobilidade Urbana, 4 Assédio Sexual, 5 Política e Cidadania, e mais cinco temas da Redação Enem para cair nas provas.

Se liga no que pode cair no Tema da Redação Enem e dos vestibulares também. Os assuntos da hora e que mais têm a ver com o perfil de problemas que o Exame Nacional do Ensino Médio costuma escolher são o: 1 – Assédio Sexual, 2 – Movimento Anti-Vacinação, 3 – Redução da Maioridade Penal, 4 – Diversidade, e, 5 – Trabalho Doméstico.

10 Temas de Redação Enem

Os professores do Curso Enem Gratuito completaram esta lista com mais cinco  sugestões quentes de Temas para a Redação: 6 – Ditadura Militar, 7 – Política e Cidadania, 8 – Diversidade e Lutas Identitárias, 9 – Mobilidade Urbana, e 10 –  Migração e a Crise dos Refugiados.

Para cada Tema da Redação Enem indicados os professores prepararam resumos e uma aula completa. São dez temas de Redação Enem selecionados, e ainda duas aulas gratuitas com foco na elaboração do texto dissertativo-argumentativo dentro das regras oficiais do Ministério da Educação.

Escolha um dos Tema da Redação Enem:

  1. Redução da Maioridade Penal
  2. Movimentos de Resistência à Vacinação
  3. O impacto do homem no Meio Ambiente
  4. Assédio Sexual
  5. Mobilidade Urbana
  6. A Ditadura Militar no Brasil
  7. Política e Cidadania
  8. Diversidade e Lutas Identidárias
  9. O Trabalho Doméstico e a Criação dos Filhos
  10. Migração e a Crise dos Refugiados
  11. Veja as técnicas para abordar o Tema

Então, a dica da hora e se ligar nos assuntos da atualidade e fazer seus rascunhos para mandar bem na construção do Ponto de Vista (Introdução), de apresentar os Argumentos (Desenvolvimento), e da Proposta de Intervenção (Conclusão).

Confira abaixo cada um dos Temas de Redação Enem sugeridos e veja os resumos correspondentes. Confira também as duas aulas gratuitas sobre as técnicas para elaborar a Redação e sobre a Estrutura do texto dissertativo-argumentativo.

1 – Redução da Maioridade Penal

A polêmica é grande. Quem tem menos de 18 anos deve responder pelos crimes que comete? Deve ser investigado e preso como se fosse um ‘adulto’ condenado pela Justiça? Veja como se preparar para este tema na Redação Enem:

O Menor de 18 anos é inimputável para efeitos penais no Brasil. Ou seja, caso cometa algum ilícito, este não é considerado um crime, mas um ato infracional. O adolescente, assim, não é chamado de criminoso, mas considerado menor infrator.

É assim que está no Estatuto da Criança e do Adolescente, o ECA.estatuto da criança e do adolescenteNesta condição o menor infrator não cumpre pena, e sim um medida socioeducativa.

Esse teto de ser ‘menor infrator’ até os 18 anos é o que se chama de maioridade penal. Mas, em muitos outros países não é assim. Mesmo crianças de 12 anos e até menos, se cometem crimes onde ocorreu a clara intenção e o planejamento, cumprem penas como se adultos fossem.

O tratamento jurídico do adolescente no Brasil se dá com base no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), enquanto o dos adultos (após os 18 anos de idade) é determinado pelo Código Penal.

– As Perguntas do Blog do Enem para os Temas da Redação:

  • – Você já sabia que era assim, a situação legal da Maioridade Penal no Brasil?
  • – Você concorda ou discorda desta situação vigente?
  • – Antes de responder e manifestar a sua posição, veja aula completa sobre Redução da Maioridade Penal. Você vai conhecer diversos aspectos do Tema, chegará ao Enunciado para desenvolver a proposta de Redação, e poderá então criar o seu texto como uma preparação para a Redação do Enem.
  • Construa, então, o seu posicionamento contra ou a favor da Redução da Maioridade Penal.

 

2 – Movimentos de Resistência à Vacinação

Para você ter uma ideia do quanto a vacinação é importante, no início do século passado, antes de as vacinas se popularizarem, uma em cada cinco crianças morria de uma doença infecciosa antes dos cinco anos. Ou seja, inúmeras crianças morriam de doenças facilmente prevenidas hoje, como o sarampo.

A partir disso, é possível afirmar que se não fossem as vacinas haveria grandes chances de eu não estar escrevendo este texto agora ou você o lendo.

Porém, apesar de suas vantagens comprovadas (tanto através de experimentos científicos, como pelos números de diminuição de mortalidade em todos os países que têm vacinação continuada) há grupos de pessoas que militam de maneira quase religiosa contra a vacinação e se negam veementemente a imunizar seus filhos.

Resumo sobre Vacinas e Anti-Vacinação

Veja aula gratuita sobre o movimento anti-vacinação,  entenda no vídeo acima a origem das vacinas,  sobre como elas atuam no corpo humano, e a diferença entre Soro e Vacina.

  • O Movimento Anti-Vacinação:
  • Quais seus argumentos?
  • Quais as consequências da adesão da população a este movimento?
  • Como funcionam as vacinas?
  • Como são produzidas?
  • Saiba disso e muito mais neste post para você arrebentar nos Temas da Redação Enem e nas questões de Ciências da Natureza e de Atualidades do Enem e dos vestibulares!

 

3 – Tema de Redação Enem: O Impacto do homem no Meio Ambiente

Quando você se deparar com um tema que aborde meio ambiente, é sempre importante que logo no início você elenque alguns pontos pertinentes ao tema da Redação Enem. Para isso, elabore em uma parte do rascunho algumas perguntas sobre o tema que irão te orientar na montagem da sua redação.

10 perguntas essenciais sobre Redação Enem & Meio Ambiente:

  1. – Em relação ao tema proposto, como é a realidade brasileira (ou da região abordada)?
  2. – Por que ela é assim? Quais as causas disso?
  3. – Quais as possíveis consequências do fato abordado?
  4. – A relação homem-natureza sempre foi assim ou em outras épocas era diferente?
  5. – Como essa relação se estabelece em outras culturas ou povos em outras partes do mundo?
  6. – Trata-se de algo benéfico/maléfico para qual aspecto?
  7. – É possível mudar?  É necessário mudar?
  8. – Existem exemplos concretos de intervenções (atuais, históricos, fictícios)?
  9. – Quais as consequências dessa relação para a saúde humana e de outros seres vivos?
  10. – O que esperar do resultado das relações homem-natureza estabelecidas?

Responder a estas perguntas, formando tópicos ou pequenos parágrafos, vai te ajudar a selecionar informações mais críticas e adequadas ao gênero dissertativo, organizando suas ideias.

Veja uma aula completa sobre o Tema de Redação Meio Ambiente, e confira no vídeo com o professor Raphael Carrieri o que o Impacto Ambiental e as consequências da ação do homem sobre a natureza.

Excelente a perspectiva adotada pelo professor Carrieri para que você possa compreender todas as dimensões do Impacto Ambiental como Tema da redação do Enem.

 

4 – Tema de Redação Enem: O Assédio Sexual

Assédio Sexual é o tema em destaque – Os útimos anos estão marcados pela explosão de denúncias de assédio sexual envolvendo pessoas famosas. Esses acontecimentos tiveram enorme repercussão e deram início a um debate a nível global sobre o assunto. Com tantas abordagens possíveis envolvendo o Assédio Sexual, este é um tema forte para a Redação Enem. Clique na imagem para ver um post completo sobre o Assédio Sexual na redação do Enem > Tema de Redação Enem - Assédio Sexual

5 – Mobilidade Urbana é a aposta da hora

Veja aqui uma aula completa com as diversas dimensões do tema da Mobilidade Urbana. O Brasil ‘mudou do campo para a cidade’ no último século, e as ruas das cidades se encheram de carros nas últimas décadas, estabelecendo um caos de engarrafamentos.

O transporte público de massa é deficiente, e todos saem perdendo. Confira aula gratuita sobre Mobilidade Urbana na Redação do Enem: tema-de-redacao-mobilidade-urbana

Treinar e treinar para a Redação do Enem – Escreva sobre cada um deles como se fosse um texto dissertativo argumentativo valendo para o Exame Nacional do Ensino Médio, e vá treinando.

Aula Gratuita: Redação Enem Nota 1000

Veja agora uma aula de cinco minutos com a professora Tharen Teixeira, do canal Curso Enem Gratuito, com as dicas para uma Redação Enem nota 1000:

Muito bom este resumo.

6 – Tema de Redação Enem: A Ditadura Militar no Brasil

O  Golpe Militar de 64– Uma grande possibilidade na Redação Enem é questionarem a herança deixada pelo golpe militar: a impunidade de todos os militares que cometeram atrocidades contra as pessoas consideradas subversivas.O Golpe Militar de 1964 A falta de liberdade e participação da população na vida de sua comunidade; a falta de vivência de democracia, de iniciativa e de noção de direitos  além da decadência da vida política em todos os níveis foram a marca do período de 1964 a 1985.

O então presidente João Goulart foi deposto em 1964. Assumiu em nome dos militares o general Castelo Branco. Veja aqui uma aula completa sobre o Golpe Militar de 1964 e o caminho até à Redemocratização.

7 – Política e Cidadania

O país está em crise política nos últimos dez anos. Foram eleições importantes para a Presidência da República seguidas por frustrações pelas promessas não cumpridas, pelos escândalos de corrupção.

A degradação da alta cúpula da política nacional culminou até com processos de Impeachment para tirar do poder políticos que não estavam conseguindo condições de governabilidade, e com a prisão do ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva por corrupção e lavagem de dinheiro.

Confira as dicas dos professores do Curso Enem Gratuito sobre como você pode abordar um Tema de Redação do Enem com foco em Política e Cidadania.

 

8 – A Diversidade e Lutas Identitárias

As questões vinculadas à Diversidade sexual e as afirmações identitárias compõem um tema em destaque, com muitas chances. A mídia mostra todos os dias movimentos de afirmação de identidades sociais ou de opções de sexualidade. E, complementados por mobilizações em causas de apoio a estes movimentos.

Ao mesmo tempo são muito altos no Brasil os casos de discriminação, de perseguição, e mesmo de mortes violentas por assassinatos a pessoas que de alguma forma exercem as suas opções pessoais e que por isso são socialmente marginalizadas.

Veja um resumo completo sobre Diversidade e Lutas Identitárias para você ficar por dentro dos aspectos que podem ajudar na hora de criar um Ponto de Vista, estabelecer os Argumentos, e de apresentar uma Proposta de Intervenção na Conclusão da Redação do Enem.

9 – O Trabalho Doméstico e a criação dos filhos

Existe uma transição muito rápida no modelo de família no Brasil. O modelo tradicional de pai e mãe, vinculados à determinação biológica de um espécime macho e outro fêmea, homem e mulher, tem dado espaço à emergência de novas formas de relacionamento familiar.

A legislação foi alterada para se adaptar aos novos costumes, e casais homoafetivos já têm a permissão legal para adotar crianças. Bem como mulheres homoafetivas têm a opção de terem filhos naturais a partir de programas de fertilização assistida, por exemplo.

A criação dos filhos em novos desenhos familiares, e mesmo nos modelos tradicionais de família está em transição. É crescente a contestação sobre os costumes onde o trabalho doméstico e a criação dos filhos era ‘responsabilidade da mulher’.

Veja aula gratuita completa sobre este Tema de Redação Enem abordando o Trabalho Doméstico e a Criação dos filhos.

10 – Migração e a Crise dos Refugiados

O Brasil é um país de tradição acolhedora para os imigrantes que chegam fugindo de situações de guerra, como os sírios recém chegados, para imigrantes em situação de decadência econômia e política nos países de origem, como é o caso dos venezuelanos que têm fugido para o nosso país.

Ainda nos tempos do Segundo Reinado no Brasil, no final do século XIX, Dom Pedro Segundo incentivou a vinda de imigrantes europeus que vieram em busca de construir vidas  mais prósperas.  Veja os fluxos migratórios contemporâneos.

Mas, há um outro lado na história dos imigrantes que é a dificuldade de inserção na sociedade. Muitas vezes ficam submetidos a trabalhos praticamente clandestinos e em condições degradantes. Estas situações já foram verificadas em São Paulo com imigrantes bolivianos confinados em subsolos e trabalhando em facções de roupas e lingeries sem nenhum tipo de registro profissional, direitos trabalhistas ou garantias previdenciárias.

11 – Como abordar o Tema da Redação Enem

Veja aula gratuita completa com os professores do Curso Enem Gratuito sobre o passo a passo do texto dissertativo-argumentativo exigido pelo MEC na Redação do Exame Nacional do Ensino Médio.

Aumente suas chances para disputar uma Nota 1000. Acesse na imagem: Tema da Redação Enem - Veja como desenvolver

 

Veja as técnicas do texto dissertativo-argumentativo

Aprenda a elaborar a Redação do Enem de acordo com as regras oficiais do Ministério da Educação e do INEP, o órgão vinculado ao MEC e responsável pela aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio.

O Ministério publicou um Manual do Participante da Redação, onde indicou de maneira objetiva como os candidatos devem partir do Tema sugerido para desenvolver uma Tese (Ponto de Vista), apresentar os Argumentos (Desenvolvimento), e chegar então a uma Proposta de Intervenção (Conclusão).A Estrutura da Redação do EnemConfira na imagem acima aula gratuita sobre A Estrutura da Redação do Enem,  de acordo com as regras oficiais para o text dissertativo-argumentativo.

Veja mais Temas da Redação Enem

Quem elaborou a lista de temas abaixo foram os professores Vinícius Beltrão e Alana Vivas, do Sistema SAS. Eles pinçaram uma relação com sete dicas. Todas com abordagem inédita para o que pode virar Tema de Redação Enem.

  1. Ciberbullying e Crimes Virtuais;
  2. Homofobia e sua Criminalização;
  3. Desafios da Mobilidade Urbana;
  4. O Sistema Prisional Brasileiro;
  5. Ativismo nas Redes Sociais;
  6. O Envelhecimento da População;
  7. O Conceito de Família no Século XXI
  8. Para cada um destes sete Temas você tem um resumo gratuito para ir se preparando. Bora lá clicar e ver os resumos de cada um dos temas sugeridos,  e fazer os rascunhos para ir se preparando. 

 

Cuide do Tema de Redação Enem e Fuja da Nota Zero:

O Blog do Enem lembra que o limite da Redação no Enem é de até 30 linhas, não se esqueça disso para não ‘estourar’ o limite no rascunho e depois não ter como passar a limpo dentro da página oficial de transcrição.

O mínimo são sete linhas. Veja na imagem uma aula completa sobre como elaborar o texto dissertativo-argumentativo: Redação Enem texto dissertativo argumentativo

Olha só alerta do professor Wilson: Mesmo nos rascunhos você deve sempre pensar na estrutura clássica da Redação: Introdução, Desenvolvimento, e Conclusão.

10 temas de Redação EnemVamos lá ver as dicas de outros Temas para Redação Enem. Com você escrevendo e escrevendo pode ficar facinho, facinho.

A – Racismo nos campos de futebol Os xingamentos de macaco podem virar tema da Redação Enem. São muitos os casos de repercussão. Os primeiros começaram na Europa, porém não tardaram os casos no Brasil. Desde que o problema ficou evidente também nos gramados nacionais, passou-se a discutir punições para combatê-lo.

Quais as possíveis causas? Como resolver? Que atitudes podem ser tomadas? Atitudes contra os torcedores ou contra os times? São alguns questionamentos importantes, que podem aparecer nos ENEM e nos Vestibulares.

O Terrorismo praticado por radicais islâmicos é uma abordagem que também pode aparecer nos temas de atualidades. Veja:racismo xenofobia terrorismo destacada  Veja uma aula completa sobre Racismo e Xenofobia aqui. Confira também as aulas de redação do Curso Enem Gratuito:

Curso Enem Online Gratuito

Agora você pode mandar bem no próximo Exame estudando a distância no melhor horário e local para a sua concentração. O Curso Enem Gratuito tem aulas de todas as matérias das provas objetivas e para uma Redação Enem Nota Mil também. Confira:   curso enem gratuito

B – Corrupção pode ser tema de redação:

 Veja aqui a sugestão do Blog do Enem  para a Redação do Enem: Estude Ética e Moral nas aulas de Filosofia para poder escrever sobre Corrupção no Governo e no dia a dia da sociedade.

Afinal de contas, furar uma fila no cinema ou no campo de futebol, ou  jogar papel na rua ao invés de esperar por uma lixeira também  são formas de corrupção em relação às regras gerais.

Confira na imagem o tema de Redação Enem  ‘O DNA da Corrupção na sociedade brasileira‘:manifestação contra corrupção

C – Águao ouro do século XXI–O crescimento desordenado das cidades gera dois graves problemas: poluição e consumo. A poluição é determinada pelo lançamento e acúmulo, nas águas, de esgotos domésticos e despejos industriais. Uma vez poluída, a água não pode ser consumida, afetando a saúde humana, bem como as outras formas de vida.

Estudos feitos pela UNESCO mostram que, desde o começo do século, o consumo d’água aumenta numa proporção de duas vezes o crescimento populacional.A previsão é de que, nos próximos 50 anos, o consumo de água deverá superar a quantidade disponível para o uso.

Veja um post especial sobre A Crise da Água no Brasil como Tema de Redação Enemcrise da água

Seguem abaixo algumas dicas, que você poderá usar na sua redação Enem, de como reduzir o consumo da água:

  • economia de água, evitando o desperdício;
  • saneamento básico, ou seja, tratamento dos esgotos domésticos;
  • tratamento dos poluentes líquidos industriais para que possam ser reutilizados;
  • projetos de irrigação, evitando o consumo exagerado;
  • proteção dos mananciais das regiões de nascentes dos rios.

D – Liberação das drogas

Melhoria ou retrocesso? A questão é saber se a liberação das drogas vai combater o tráfico e a violência causada por ele. O Tema está em discussão e julgamento no Supremo Tribunal Federal em relação ao consumo e porte de quantidades de até 3 (três) gramas de maconha.

Seria possível pensar que, dessa forma – sem a constante luta contra o tráfico –a polícia poderia concentrar suas forças para evitar assaltos e assassinatos, tornando assim uma sociedade mais segura e igualitária? A polêmica é grande.

Dica do Blog do Enem sobre o tema de Drogas: https://blogdoenem.com.br/quimica-drogas/

E – Lixo urbano – O que se pode fazer para reduzir a quantidade de lixo depositada de forma inadequada?O destino adequado para o lixo urbano é o aterro sanitário, com estrutura para o tratamento dos gases e do chorume.

Outra alternativa é a incineração, que também deve conter sistemas de tratamento para os gases liberados. Cabe como um bom tema na Redação do Enem . Veja um aula gratuita sobre LIxo e Poluição.

Poluição Ambental

Mas o processo de incineração e a implantação de aterros sanitários para o tratamento de grandes quantidades de lixo são caros, por isso é necessário que haja a conscientização da população, de forma que produza menos lixo, o que pode ocorrer por meio de ações como a coleta seletiva e a reciclagem.

Dica do Blog do Enem:– Veja aqui como argumentar em defesa de um ponto de vista na Redação Enem 2014: https://blogdoenem.com.br/redacao-argumentar-ponto-de-vista/

F – Sistema prisional – Com o sistema prisional atual não há reabilitação. É possível modificar o sistema penal do Brasil? O que poderia ser feito para que o prisioneiro não fosse tratado como “lixo humano” e houvesse, então, reabilitação? A privatização dos presídios seria a solução?

G – Analfabetismo funcional no Brasil–É considerada analfabeta funcional a pessoa que, mesmo sabendo ler e escrever um enunciado simples, como um bilhete, por exemplo, ainda não tem as habilidades de leitura, escrita e cálculo necessárias para participar da vida social em suas diversas dimensões: no âmbito comunitário, no universo do trabalho e da política, por exemplo.

Como o analfabetismo funcional interfere no crescimento econômico do país? Há formas de mudar essa situação?

Plano de Estudos para Redação Enem

Confira uma aula especial elaborada pela professora Fabiana de Lazzari, do Colégio Bandeirantes, de São Paulo, com um Plano de Estudos para Redação Enem. São dez passos para você conseguir uma boa nota na correção do texto dissertativo argumentativo.

Veja aqui a aula de Redação Enem.  Ela também sugere três temas para a Redação, Ação do Homem na sua Realidade, e à Saúde Pública:

  • A violência nas escolas;
    A ação do cidadão para lidar com a saúde pública – como no combate ao mosquito Aedes aegypti; e,
    A relação dos adolescentes com as drogas, entre outros.
  • Clique na imagem para ver a aula completa:10 passos redação Enem

Homofobia – É dever do Estado regular as situações que causam a exclusão ou mesmo violência ao indivíduo, como forma de garantir o bem estar de forma igualitária, preservando as opiniões, formações e diferenças e garantindo que o indivíduo possa ter um mínimo possível para sua existência, pois a dignidade de um ser humano é o seu maior bem.

Por que a sociedade perde com a homofobia? Como se pode modificar essa situação?

Veja um post especial sobre o Casamento Gay como Tema da Redação no Enem:casamento gayVeja o casamento homoafetivo no Enem

Inclusão social dos deficientes– Passos fundamentais devem ser dados para mudar o quadro de marginalização das pessoas com deficiência, como: alteração da visão social; inclusão escolar; acatamento à legislação vigente; maiores verbas para programas sociais; uso da mídia, da cibercultura e de novas tecnologias.

 Dica do Blog do Enem– Veja aqui como organizar seu parágrafo para alcançar a nota 1000 na Redação Enem: https://blogdoenem.com.br/paragrafacao-redacao-enem/   

Confira aqui 10 exemplos de Redação Enem Nota 1000.  Veja textos dissertativos argumentativos corrigidos e avaliados com nota máxima noEnem 2014, 2013, e no Enem 2012. Clique na imagem para ver os 10 textos selecionados.

Veja exemplos de Redação Nota 1000
Veja exemplos de Redação Nota 1000

Valeu, Galera! E até o próximo! 

Wilson Redação
Este post foi elaborado pelo professor Wilson Rochenbach Nunes para o Blog do Enem. Wilson é formado em Letras pela Unilasalle Canoas – RS e Mestre em Linguística Aplicada pela PUCRS. Dá aulas de Português para concursos em cursos da Grande Florianópolis e Grande Porto Alegre desde 2002.
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Intensivo
gapixel

intensivogapixel