Tornados, que fenômenos são esses?- Geografia Enem

A ocorrência de fenômenos climáticos é mais comum do que você imagina. Mas, como ocorrem e quais suas consequências? Estamos falando dos tornados. Você sabe como se formam? Veja nesta aula de geografia.

Vários fatores climáticos influenciam o continente Americano. Entre eles temos as correntes marítimas e os efeitos da continentalidade. Vamos entender um pouco cada uma delas e perceber como a inter-relação entre esses fatores dá origem a fenômenos meteorológicos peculiares.

As correntes marítimas influenciam no clima, especialmente no oceano pacífico, elas retiram a umidade do ar tornando o clima semiárido. Isso acontece na parte oeste dos EUA. A localização geográfica também coloca a região vulnerável em relação às cadeias de montanhas que servem de barreira a umidade vinda do pacífico.

Portanto há a ocorrências de desertos nessa região como os de Sonora e Nevada. A continentalidade por sua vez, atinge os EUA, que devido a sua imensa extensão territorial apresentando amplitudes térmicas diárias. O solo é aquecido durante o dia e a noite  ele libera esse calor rapidamente para a atmosfera novamente. Essa combinação de fatores mexe com o clima.

Dica 1- Você sabe o que significa a expressão xenofobia? Não? Então fique atento, é um tema atual que está sendo muito discutido. Acompanhe nesta aula de geografia! https://blogdoenem.com.br/xenofobia-racismo-europa/

Mas o que são os tornados?

São fenômenos meteorológicos mais intensos da natureza. São redemoinhos que tem um poder destrutivo, com ventos que podem chegar a 480 km/h. Podem durar várias horas e deixar centenas de rastros de quilômetros de destruição. São formados a partir de ar quente e úmido próximo ao solo que se choca com o ar frio numa altitude elevada. Assim é formada uma coluna giratória de ar no topo das nuvens. Essa “supercélula” cria condições propícias para a formação de um tornado.  Ele se caracteriza em forma de “funil” e toca o solo.

Tornados - Geografia Enem
Figura 1
– Formação de um tornado. Disponível em: http://hypescience.com/como-nasce-um-furacao/

Muito comum nos EUA, tornados destroem cidades inteiras, pessoas morrem e muitos ficam feridos. Provocam medo na população, pois causam muitos danos catastróficos. Eles acontecem geralmente nas grandes planícies, no período de março a julho. Pois, trata-se da época quando o ar frio e seco das Montanhas Rochosas choca-se com as correntes quentes e úmidas vindas do Golfo do México.

Os piores tornados da história.

Os tornados são catastróficos como já vimos, eles tem um histórico bem peculiar na América do Norte, mais precisamente nos EUA. A cada ano cerca de mil atingem esse país. Um dos mais devastadores foi o de Manchester, o qual, em 24 de junho de 2003 devastou a cidade, aniquilando-a e assim se tornando uma “cidade fantasma”. Manchester era uma cidade pequena com grandes campos agrícolas. Ele foi classificado em F4 e destruiu prédios, plantações, casas, etc.

Tornados - Geografia Enem
Figuras 2 e 3
– Destruição causada por tornados.

A Escala Fujita

Elaborada em 1971, essa escala é a mais utilizada internacionalmente para classificar os tornados. Criada pelo cientista Tetsuya Theodore Fujita, ela   é usada para medir os eventos meteorológicos (tornados) a partir da destruição que esse fenômeno causa. Pode variar de F0 a F5. Sendo:

Tornados - Geografia Enem

Fonte: escala de Fujita. In Infopédia [Em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2014. [Consult. 2014-09-08].Disponível em www: <URL: http://www.infopedia.pt/$escala-de-fujita>.

Dica 2- Vamos revisar os Aspectos Populacionais do Continente Americano em uma aula de geografia? Então acesse esse post e verifique a imensa miscigenação ocorrida com a colonização. https://blogdoenem.com.br/aspectos-populacionais-geografia-enem/

Amplie seus conhecimentos sobre fenômenos climáticos com esta aula do professor Carrieri.

Responda a questão de geografia abaixo e teste seus conhecimentos!

Faculdade SATC  – Geografia – 2008– “Apesar dos ventos com velocidade estimada em 150 km/h, o tornado registrado na localidade de Lajeado, em Tubarão, no limite com o município de Treze de Maio, no Sul do Estado, foi considerado de  intensidade  moderada.”(Diário Catarinense –19/02/08)

É correto afirmar que:

a) Tornados são pouco frequentes no Brasil.
b) Tornados são causados em função do aquecimento global.
c) Os tornados se formam a partir de tormentas. Superam a violência do furacão, mas sua  duração é menor,  e a área afetada é de menor extensão.
d) Existe apenas uma escala para classificar os tornados, a desenvolvida pelo professor Fujita que classifica os tornados como F0 a F5.
e) O tornado que atingiu a cidade de Tubarão em 17.02.08 foi classificado em F2.

RESPOSTA CORRETA LETRA C.

Elizabeth Geografia Enem
Os textos e exemplos acima foram preparados pela professora Elizabeth Noceti Pereira- formada em Licenciatura Plena em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atua como docente nas redes estadual e municipal da região da Grande Florianópolis.
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Intensivo
gapixel

intensivogapixel