Ciência da Computação – curso de graduação, carreira e melhores cursos do Brasil

Já pensou no curso de Ciência da Computação? Conheça melhor o curso de graduação, as perspectivas profissionais e veja a lista dos melhores cursos de Ciência da Computação do Brasil.

Informação é uma ferramenta poderosa para quem está tentando escolher uma profissão. Na nossa série de Guia de Profissões, apresentamos as particularidades de cada curso de graduação e, neste post, trazemos mais detalhes sobre o curso de Ciências da Computação. Conheça melhor como é a graduação, o que faz um profissional formado na área, os melhores cursos e as notas de corte para Ciência da Computação no Sisu!

Como é o curso de Ciência da Computação

A graduação em Ciência da Computação, com duração de quatro anos, exige facilidade para raciocínios abstratos e para envolvimento com verdadeiras maratonas de cálculos.

As disciplinas básicas incluem matemática, eletricidade e fundamentos da computação. Fique preparado para atuar com atividades que buscam o aprimoramento da capacidade de expressão. Entre as optativas estão princípios de interação homem-computador e informação, comunicação e a sociedade do conhecimento. A maioria dos cursos inclui disciplinas de administração e empreendedorismo. Na conclusão, exige-se uma monografia.

Optar por cursar Ciência da Computação deve ser uma atitude tomada com base em fatores que não sejam apenas a afinidade com jogos, MP3 ou computadores. “A formação básica é composta essencialmente por lógica e matemática pura. É preciso ter habilidade com as Ciências Exatas. Se o candidato não souber entender uma regra de três, por exemplo, ele não vai conseguir levar o curso”, disse a professora Renata Pontin de Mattos Fortes, coordenadora do curso de Ciência da Computação da Universidade de São Paulo (USP), ouvida pelo G1.

Por isso, muitos alunos se decepcionam com o curso quando se deparam com os dois primeiros anos de graduação cheios de números e cálculos, quando esperavam já desenvolver jogos e programas para computadores.

Os dois primeiros anos do curso de Ciência da Computação possuem muitas disciplinas que envolvem matemática, cálculos, geometria, álgebra e lógica.

Só depois do terceiro ano é que os futuros cientistas da computação terão contato com as disciplinas mais específicas do curso, que inclui formulação de projetos, linguagem de programação, engenharia de software, banco de dados, inteligência artificial, arquitetura de computadores, multimídia, computação gráfica, rede e sistemas, etc.

 Perfil do profissional

Ciência da Computação é o conjunto de técnicas e conhecimentos exigidos  para a criação de programas de informática. O profissional graduado em Ciência da Computação se baseia na necessidade dos usuários para criar programas e aplicativos, gerencia equipes de criação, e instala sistemas de computação. Criação de softwares também são sua responsabilidade, desde programas mais básicos até os mais complexos sistemas de processamento de informações.

Mas trabalhar com criação não é a única alternativa possível para esse profissional. Oferecer assistência aos usuários, manter rede de computadores funcionando e assegurar conexões com a internet fazem parte do seu trabalho. Em indústrias e institutos de pesquisa, quem é graduado em Ciência da Computação implanta bancos de dados e instala sistemas de segurança para as operações de compra e venda pela rede.

O curso de graduação em Ciência da Computação forma profissionais capacitados para atuar desde o desenvolvimento de algoritmos até a criação e administração de um software. Simplificando, o cientista da computação é um criador de softwares (conjunto de produtos que inclui os programas para computadores e manuais, especificações, etc.).

Trabalhando em equipe com o engenheiro da computação e com o bacharel em sistemas de informação ou análise de sistemas, esse profissional promove a migração de métodos manuais de trabalho para a informatização e a automação.

 Mercado de trabalho

Assim como todas as outras carreiras em Tecnologia da Informação (TI), o mercado de trabalho está extremamente favorável para profissionais formados em Ciência da Computação.

O bacharel é contratado para atuar no desenvolvimento de aplicativos para web, softwares e jogos. Pode, também, se dedicar à análise de problemas e soluções à informatização de folhas de pagamento ou, ainda, trabalhar em pesquisa genética. Incentivos dados pelo governo federal ao setor ajudam a aquecer o mercado para esse profissional, diz Jussara Marques de Almeida, coordenadora do curso na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), ouvida pelo Guia do Estudante.

Como todas as atividades relacionadas à web oferecem subsídio as outras áreas de TI, o cientista da computação é um profissional muito requisitado. O desenvolvimento de aplicativos para smartphones é uma das áreas recentes que emprega muitos graduados em Ciência da Computação.

As melhores oportunidades para esse profissional estão na Região Sudeste, onde estão também a maioria das oportunidades. Porém, a Região Sul e em Recife também são locais com um bom mercado.

Melhores cursos de Ciência da Computação do Brasil

Confira abaixo as instituições públicas de ensino que possuem cursos de biomedicina avaliados com conceitos 4 ou 5 no Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes).

O Enade leva em conta uma série de critérios, como: o desempenho dos estudantes do curso em uma prova realizada anualmente, o corpo docente, a infraestrutura, os recursos didático-pedagógicos, além dos programas de pós-graduação. Todos são sintetizados em um único indicador, que varia de 1 a 5.

Os cursos com nota acima de 3 são considerados satisfatórios pelo Ministério da Educação. Aqui, consideramos os melhores cursos com aqueles avaliados com conceito 5 no Enade.

Cursos de Bacharelado em Ciência da Computação com conceito 5 no Enade

  • Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
  • Universidade Federal de Viçosa (UFV)
  • Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
  • Escola de Engenharia de Piracicaba (EEP/FUMEP)
  • Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
  • Universidade Federal do Paraná (UFPR)
  • Universidade Federal Fluminense (UFF)
  • Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
  • Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  • Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
  • Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
  • Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Universidade Federal do Ceará (UFC)
  • Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
  • Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
  • Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
  • Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)
  • Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
  • Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
  • Fundação Universidade Federal do ABC (UFABC)

Cursos de Licenciatura em Ciência da Computação com conceito 5 no Enade

  • Universidade de Brasília (UnB)
  • Universidade Federal do Paraná (UFPR)
  • Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
  • Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
  • Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM)
  • Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP)

 

Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Intensivo
gapixel

intensivogapixel