Buscar no Blog

Biomedicina – curso de graduação, a carreira e o mercado

Já pensou no curso de graduação em Biomedicina? O Blog do Enem traz informação para te ajudar a decidir se essa é a escolha certa para você. Tudo sobre o curso, a profissão, mercado de trabalho, e as notas de corte.

Informação é uma ferramenta poderosa para quem está tentando escolher uma profissão. Você pode ver aqui dicas preciosas sobre o curso de graduação em Biomedicina, conhecer a carreira, o mercado de trabalho, e ainda ver as Notas de Corte no Sisu.

Vale saber se o curso tem mais matérias de exatas ou humanas, práticas ou teóricas, se o mercado de trabalho está aquecido para determinada profissão, quanto é o salário inicial, entre outros fatores pode ajudar o estudante a encontrar uma carreira com a qual se identifica e que o ajudará a alcançar os objetivos que tem na vida.

O post de hoje é sobre Biomedicina! Seu sonho é se tornar um biomédico? Então leia atentamente esse post e descubra se essa é mesmo a escolha ideal para você.

O QUE É BIOMEDICINA?

A Biomedicina é uma área das Ciências Biológicas que estuda as doenças humanas, suas causas e meios de tratá-las. O trabalho do biomédico é identificar, classificar e estudar os microrganismos causadores de doenças e procurar medicamentos e vacinas para combatê-los. Esse profissional faz exames e interpreta análises clínicas para diagnosticas doenças e faz também análises bromatológicas para identificar contaminações em alimentos.

Trabalha sempre em equipe, com médicos, enfermeiros, bioquímicos, biólogos e farmacêuticos, podendo atuar em hospitais, laboratórios e órgãos públicos de saúde, fazendo pesquisas e testes. O profissional é capacitado para coletar, processar e emitir laudos de exames e análises clínicas.

biomedicina  Biomedicina – Pode ser esta a sua escolha?

Apesar de trabalharem lado a lado, Medicina e Biomedicina possuem diferenças fundamentais. Ambas investigam os agentes causadores de doenças humana e desenvolvem medidas de prevenção e tratamento dessas enfermidades. Porém, apenas a medicina inclui, na formação do profissional, o contato direto com as pessoas e a responsabilização pelo tratamento dos pacientes.

O curso de Biomedicina também tem um período de duração mais curto do que o curso de Medicina: apenas quatro ou cinco anos, comparados com os seis anos necessários para formar um médico (sem contar o período de residência).

MERCADO DE TRABALHO

Hoje, os profissionais formados em Biomedicina encontram mais oportunidades em hospitais, clínicas e laboratórios. A maioria dos profissionais trabalha em laboratórios de análises clínicas e diagnóstico por imagem. Já alguns optam por seguir carreira acadêmica.

“É comum continuar na universidade como pesquisador, principalmente na área de saúde”, diz Wilson de Mello Junior, coordenadordo bacharelado em Ciências Biomédicas, da Unesp de Botucatu (SP), ouvido pelo Guia do Estudante.

Segundo publicado pelo Guia do Estudante, Outras áreas também têm demandado esse profissional, como a análise forense, na função de perito criminal. Nas capitais e grandes cidades, clínicas de reprodução assistida oferecem vagas a quem se especializa em biologia molecular, genética e microbiologia. Nas regiões de concentração de indústrias alimentícias – como a cidade de Ribeirão Preto e o Vale do Paraíba, no interior de São Paulo, e o sul do país, a procura é grande por profissionais para a análise de qualidade. Boa porta de entrada para o mercado de trabalho são institutos de pesquisa como a Fundação OswaldoCruz, no Rio de Janeiro, e o Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo. Ambos vêm investindo em biologia molecular e pesquisas com célula-tronco.

Salário inicial: R$ 1.603,00 – Fonte: Sindicato dos Biomédicos Profissionais do Estado de São Paulo

sisu todos os cursos Veja a nota de corte no Sisu para Biomedicina, Direito, Engenharias, Medicina e todos os outros cursos de graduação. Aqui: http://blogdoenem.com.br/notas-corte-universidades/

O CURSO DE GRADUAÇÃO EM BIOMEDICINA

O currículo do curso de Biomedicina, que tem duração média de quatro anos, concentra, obviamente, muitas matérias relacionadas a biologia humana. Durante o curso, o aluno tem aulas de fisiologia, bioquímica, informática e administração laboratorial, metodologia científica e inglês – sendo essas duas últimas disciplinas imprescindíveis para a elaboração e a interpretação de textos e trabalhos científicos.

Quase a metade do currículo é dedicada a práticas de laboratório, em que o aluno aprende a lidar com equipamentos, substâncias e compostos químicos. Desde o início do curso, o estudante deve participar de seminários, feiras e congressos para reciclar seus conhecimentos, pois essa é uma das áreas científicas em que as inovações mais ocorrem. No último ano, é preciso escolher uma área específica para fazer estágio e escrever uma monografia.

E DEPOIS DA FACULDADE?

O Guia do Estudante preparou uma lista com as opções de caminhos que o estudante de Biomedicina pode seguir depois de formado. Confira a lista abaixo e veja se algum desses caminhos combina com os objetivos de vida que você tem:

Analise Ambiental

Fazer análises físico-química e microbiológicas para saneamento do meio ambiente, inclusive de água e esgoto.

Análises bromatológicas

Estudar as propriedades dos alimentos, composição química e calórica, desde a produção, passando pela coleta e pelo transporte, de modo a garantir que não haja adulteração.

Análises Clínicas

Realizar exames clínicos em laboratórios e hospitais, assinando os respectivos laudos, para identificar agentes causadores de doenças.

Anatomia

Estudar a estrutura e a forma dos organismos.

Biofísica

Investigar os processos fisiológicos dos seres vivos, utilizando conceitos da física.

Biologia Molecular

Pesquisar a estrutura e o funcionamento das moléculas de DNA e RNA, das proteínas e dos genes responsáveis pela transmissão dos caracteres hereditários. Atuar nos processos de fertilização para reprodução animal e humana.

Bioquímica

Analisar o metabolismo dos animais e vegetais, verificando a composição química deles.

Biotecnologia Manipular

Substâncias e microrganismos para a industrialização de alimentos ou fabricação de medicamentos e cosméticos, entre outros produtos.

Citologia

Estudar a estrutura, a composição e as funções das células.

Diagnóstico por Imagem

Realizar exames que possibilitem diagnóstico por imagens, como ultrassonografia.

Docência e Pesquisa

Pesquisa orientar projetos de pesquisa e ministrar aulas teóricas e práticas.

Embriologia

Estudar a formação dos tecidos e órgãos animais, inclusive humanos.

Farmacologia

Estudar as propriedades físicas e químicas, os efeitos bioquímicos e fisiológicos e os usos terapêuticos dos fármacos.

Genética

Pesquisar as leis e os processos de transmissão de caracteres hereditários e o papel dos genes na definição das características de um ser.

Histologia

Examinar tecidos e órgãos de animais e plantas.

Imunologia

Investigar o sistema de defesa do organismo humano para a produção de vacinas e medicamentos.

Microbiologia

Estudar microrganismos, como bactérias, vírus e fungos. Parasitologia analisar os organismos animais e vegetais que sobrevivem à custa de outros.

Patologia

Estudar, diagnosticar e tratar doenças.

Psicobiologia

Estudar as relações entre o sistema nervoso e o comportamento humano.

Sanitarista

Atuar em órgãos de vigilância sanitária.

Toxicologia

Analisar efeitos adversos de substâncias que possam ser tóxicas, como cosméticos, medicamentos, veneno de insetos etc.

Dica 3 – Vai fazer o próximo Enem ou Vestibular? Veja aqui o que mais cai nas provas e as melhores dicas de estudo para todas as matérias: http://blogdoenem.com.br/cai-na-prova/

ONDE ESTUDAR? (CURSOS QUE FORAM CLASSIFICADOS COMO 5 ESTRELAS PELO GUIA DO ESTUDANTE)

– Universidade Federal do Pará (UFPA) – Belém, PA

– Universidade Estadual de Londrina (UEL) – Londrina, PR

– Universidade Estadual Paulista (Unesp) – Botucatu, SP

– Universidade de São Paulo (USP) – Ribeirão Preto, SP

– Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) – São Paulo, SP

guia de cursos de graduação do Blog do Enem Veja aqui mais de 70 opções de cursos de graduação: http://blogdoenem.com.br/guia-de-cursos-e-profissoes/

O Blog do Enem preparou uma série de posts sobre profissões, para você conhecer um pouco mais sobre o curso, a carreira e o mercado daquelas que te interessam e de outras que você ainda não conhecia, mas podem ser uma boa escolha! Veja abaixo o link dos posts sobre algumas profissões que já foram publicados no Blog do Enem:

Administração – http://blogdoenem.com.br/profissoes-saiba-mais-administracao/
Arquitetura e Urbanismo – http://blogdoenem.com.br/tudo-sobre-curso-arquitetura-graduacao/
Direito – http://blogdoenem.com.br/direito-tudo-sobre-carreira/
Pedagogia – http://blogdoenem.com.br/pedagogia-tudo-sobre-curso/
Psicologia – http://blogdoenem.com.br/tudo-sobre-curso-psicologia/
Enfermagem – http://blogdoenem.com.br/tudo-sobre-enfermagem-curso/
Jornalismo – http://blogdoenem.com.br/tudo-sobre-curso-jornalismo/
Relações Internacionais – http://blogdoenem.com.br/tudo-sobre-relacoes-internacionais/
Ciência da Computação – http://blogdoenem.com.br/tudo-sobre-computacao-carreira/
Dica 4 – Tirar uma nota boa no Enem faz toda a diferença na sua vida. Pode abrir as portas da universidade e do mundo. Estude com as apostilas e aulas gratuitas que o Blog do Enem selecionou para você: http://blogdoenem.com.br/apostilas-gratis/
Dica 5 – Veja as Notas de Corte em todas as Universidades Públicas no Estado de São Paulo e que adotaram a nota do Enem para selecionar os estudantes, acabando com o vestibular: http://blogdoenem.com.br/notas-corte-universidades/