Faltam:
para o Resultado do ENEM

Sobrou vaga no Prouni 2016: Inscrição aberta para bolsas remanescentes. Veja o Edital!

Saiu o Edital com as vagas remanescentes do Prouni. A notícia é oficial, e muito boa. Vale para todos que fizeram o Enem desde 2010, e que terão agora mais uma chance de entrar no Ensino Superior com uma bolsa de estudos pelo Prouni 2016. Inscrições abertas de 1º a 26 de agosto. Veja as regras aqui.

O Ministério da Educação publicou no Diário Oficial da União Edital com as novas regras para concorrer  a vagas remanescentes de bolsas de estudo pelo Prouni 2016 do 2º semestre. Se vocês participou de alguma edição do Enem desde o ano de 2010 é hora de participar e concorrer: Inscrições abertas.  Veja como chegar lá!

Desta vez você pode fazer tudo através do site do MEC, no sistema SisProUni.  Se você preencher o perfil socioeconômico de candidatos a Bolsa de Estudos do Prouni, pode estudar no curso que escolher com 100% ou 50% de bolsa. Pode estar ali uma vaga à sua espera.

Veja o Curso Enem Online Gratuito
Veja o Curso Enem Online Gratuito

As inscrições para as Bolsas de Estudo remanescentes do Prouni estão abertas de 1º a 26 de agosto de 2016 para quem ainda não estiver matriculado num curso de graduação na instituição em que pretende estudar com a Bolsa do Prouni. Leia o post para você entender as regras. e ver o link de inscrições com a lista de vagas que ainda estão sobrando. Uma pode ser a sua.

Prouni

Até o final de 2013 as vagas remanescentes eram definidas em processo seletivo das próprias instituições, sem  o controle direto do MEC. Agora, em 2015 e 2016,  você pode concorrer através do site do Prouni, no Ministério da Educação. Todos aqueles que fizeram o Enem desde 2010, sabendo quais são as vagas em todo o País. Uma chance que não dá para perder!

Tira-Dúvidas do Prouni – Veja nos links as informações sobre o Prouni:

Os 10 cursos mais procurados no Prouni Como calcular a Renda Familiar Per Capita Veja o que é, e quem pode e quem não pode ter as Bolsas do Prouni

As regras  para quem pretende começar agora, ou para quem já está estudando e quer conseguir uma bolsa de Estudos do Prouni na mesma instituição em que já está matriculado. E valem também para quem já é professor na rede pública e quer fazer um novo curso de licenciatura. Neste caso não precisa nem ter feito o Enem.

Inscrições para Bolsas de Estudo Remanescentes – Para se habilitar ao Prouni, além dos critérios socioeconômicos é preciso ter feito pelo menos 450 pontos de nota média nas provas objetivas e não ter zerado na redação. Vale o Enem desde 2010; Uma chance e tanto, concorda?  Inscrições no Prouni aqui

Tem novidade: Bolsas de Estudo de até 70% – Inscrição Simplificada

Se você não se encaixar nas regras do Prouni, ou se não alcançar a Nota de Corte do Programa, veja aqui uma alternativa de Bolsas de Estudos diretamente com 396 faculdades conveniadas ao Programa Quero Bolsa.

Veja como ter uma Bolsa de Estudos de até 70%
Veja como ter uma Bolsa de Estudos de até 70%

Há oportunidades em cursos em todo o Brasil que não conseguiram alunos suficientes para completar as turmas. E, as faculdades privadas abrem vagas com Bolsas de Estudo e descontos especiais. Tem vaga para Direito, Administração, Psicologia, Administração, Pedagogia, Engenharias, e mais de cem cursos de graduação.

INSCRIÇÃO VAGAS REMANESCENTES DO PROUNI

– Confira no site do MEC todas as regras, os prazos e como fazer a sua inscrição para concorrer às bolsas de estudo que sobraram pelo Prouni:  http://siteprouni.mec.gov.br/

prouni destacada
Conheça o Prouni

Dica 2 – Antes de escolher o seu curso pelo Prouni veja as carreiras que formam para as profissões com maior chance de emprego no Brasil nos próximos anos: http://blogdoenem.com.br/guia-de-cursos-e-profissoes

Dica 3 – Você sabia que as universidades federais estão obrigadas a reservar 50% das vagas para alunos de escolas públicas? É a Lei de Cotas, e que já está em fase de implementação. Veja aqui como funciona a Lei de Cotas:http://blogdoenem.com.br/lei-de-cotas-enem-2013/

Dica 4 – Vai fazer o próximo Enem ou vestibular? Veja aqui as questões que mais caem nas provas, e dicas para Matemática, Linguagens, Ciências Humanas, Ciências da Natureza, e para Redação:http://blogdoenem.com.br/category/cainaprova/

Confira o Edital e o Tira-Dúvidas Completo das vagas remanescentes para saber como participar:

Tira-dúvidas oficial do MEC sobre Vagas Remanescentes nas Bolsas de Estudo do Prouni

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR EDITAL Nº 69, DE 27 DE JULHO DE 2016

PROGRAMA UNIVERSIDADE PARA TODOS – PROUNI PROCESSO SELETIVO – SEGUNDO SEMESTRE DE 2016

O SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR, no uso das atribuições que lhe confere o art. 2º do Decreto nº 5.493, de 18 de julho de 2005, e tendo em vista o disposto na Portaria Normativa MEC nº 6, de 26 de fevereiro de 2014, torna público o cronograma e demais procedimentos relativos à oferta de bolsas remanescentes do Programa Universidade para Todos – Prouni referente ao segundo semestre de 2016.

1. DAS BOLSAS REMANESCENTES 1.1. As bolsas de que trata este Edital correspondem às bolsas eventualmente remanescentes do processo seletivo do Programa Universidade para Todos – Prouni referente ao segundo semestre de 2016.

2. DAS INSCRIÇÕES 2.1. As inscrições para a ocupação das bolsas remanescentes do Prouni serão efetuadas exclusivamente pela internet, por meio da página do Prouni no endereço eletrônico http://siteprouni.mec.gov.br, observado os seguintes períodos: I – de 1º de agosto até o dia 26 de agosto de 2016, para o ESTUDANTE não matriculado na instituição de educação superior – IES em que deseja se inscrever à bolsa remanescente; ou II – de 1º de agosto até o dia 14 de novembro de 2016, para o ESTUDANTE matriculado na IES em que deseja se inscrever à bolsa remanescente. 2.2. Poderá se inscrever às bolsas remanescentes de que trata este Edital o ESTUDANTE que atenda ao disposto nos artigos 1º e 2º da Lei nº 11.096, de 13 de janeiro de 2005, e satisfaça a uma das condições a seguir:

I – seja professor da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica e integrando o quadro de pessoal permanente da instituição pública, conforme o disposto no art. 3º do Decreto nº 5.493, de 18 de julho de 2005;

ou II – tenha participado do Exame Nacional do Ensino Médio – Enem a partir da edição de 2010 e que tenha obtido nota igual ou superior a 450 (quatrocentos e cinquenta) pontos e nota na redação superior a 0 (zero).

2.3. É vedada a inscrição de ESTUDANTE:

I – que tenha Termo de Concessão de Bolsa emitido no processo seletivo regular do Prouni referente ao segundo semestre de 2016;

ou II – que tenha Termo de Concessão de Bolsa Remanescente emitido no segundo semestre de 2016.

2.4. O ESTUDANTE matriculado na IES poderá se inscrever à bolsa remanescente em curso de área afim da própria instituição, com o objetivo de transferência da bolsa para o curso em que se encontra regularmente matriculado, nos termos do art. 5º-A da Portaria Normativa MEC nº 6, de 26 de fevereiro de 2014, que dispõe sobre a ocupação das bolsas remanescentes do Prouni.

2.5. A conclusão da inscrição assegura ao ESTUDANTE apenas a expectativa de direito à bolsa, estando sua concessão condicionada à comprovação do atendimento dos requisitos legais e regulamentares do Prouni.

2.6. O ESTUDANTE poderá efetuar o cancelamento da sua inscrição, na página do Prouni na internet, até as 23h59min do dia em que se encerra o prazo de comparecimento à IES para comprovação das informações.

3. DA COMPROVAÇÃO E DA AFERIÇÃO DAS INFORMAÇÕES PELAS IES

3.1. O ESTUDANTE que tenha efetuado inscrição à bolsa de que trata este Edital deverá comparecer à respectiva IES nos 2 (dois) dias úteis subsequentes ao da sua inscrição para proceder à comprovação das informações prestadas, devendo atender às mesmas exigências dos estudantes pré-selecionados nas chamadas regulares do processo seletivo do Prouni referente ao segundo semestre de 2016.

3.1.1. Considerando a especificidade do calendário escolar do município do Rio de Janeiro em razão da realização dos Jogos Olímpicos, os prazos referidos no subitem

3.1 ficarão suspensos no período de 5 a 22 de agosto de 2016 para os ESTUDANTES que se inscrevam nos cursos e turnos de locais de oferta localizados no referido município.

3.2. Para a comprovação das informações dos ESTUDANTES inscritos às bolsas remanescentes, as IES deverão observar o atendimento dos requisitos previstos nos artigos 1º e 2º da Lei nº 11.096, de 2005, aplicando-se, no que couber, os procedimentos estabelecidos na Portaria Normativa MEC nº 1, de 2 de janeiro de 2015.

3.3. É de exclusiva responsabilidade do ESTUDANTE a observância do local, data e horário de atendimento e demais procedimentos estabelecidos pela IES para a aferição das informações.

3.4. A apresentação de informações ou documentos falsos implicará a reprovação do ESTUDANTE pelo coordenador do Prouni e sua exclusão definitiva do processo seletivo, sujeitando-o às penalidades previstas nos arts. 297 a 299 e 304 do Decreto-Lei nº 2.848, de 7 de dezembro de 1940 – Código Penal.

4. DO REGISTRO NO SISPROUNI E DA EMISSÃO DOS TERMOS PELAS IES

4.1. O registro da aprovação ou reprovação do ESTUDANTE no Sistema Informatizado do Prouni – Sisprouni e a emissão dos respectivos termos de concessão ou termos de reprovação pelas IES deverão ser realizados até as 23h59min do dia útil seguinte ao final do prazo de comparecimento do estudante para aferição das informações.

4.2. O ESTUDANTE que não tiver sua aprovação ou reprovação registrada no Sisprouni, com a emissão do respectivo Termo até o final do prazo definido no subitem anterior, será considerado reprovado por ausência de registro do coordenador do Prouni.

4.3. A transferência, nos termos do subitem 2.4 deste Edital, poderá ser efetuada pela IES até o limite de 1/5 (um quinto) da quantidade de bolsas ofertadas em cada curso no processo seletivo referente ao segundo semestre de 2016 e o registro da transferência e a emissão do respectivo termo deverão ser realizados até as 23h59min do dia útil seguinte ao do registro de Concessão de Bolsa.

5. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

5.1. As bolsas remanescentes concedidas no âmbito deste Edital não terão efeitos retroativos, vigendo a partir da data de emissão do correspondente Termo de Concessão de Bolsa.

5.1.1. É vedada a cobrança de quaisquer valores referentes a mensalidades, semestralidades ou anuidades de estudantes não matriculados na instituição para a qual a bolsa remanescente for concedida.

5.2. Nos casos em que a matrícula do ESTUDANTE para a qual a bolsa remanescente foi concedida for incompatível com o período letivo da IES, acarretando sua reprovação por faltas, a instituição deverá emitir o Termo de Concessão de Bolsa e suspender seu usufruto até o período letivo seguinte, nos termos dos artigos 6º e 7º da Portaria Normativa MEC nº 19, de 20 de novembro de 2008. 5

.3. É de exclusiva responsabilidade do ESTUDANTE a observância dos prazos estabelecidos no presente Edital, das regras estabelecidas na Portaria Normativa MEC nº 6, de 2014, bem como o acompanhamento de eventuais alterações por meio da página do Prouni no endereço eletrônico http://siteprouni.mec.gov.br ou pela Central de Atendimento do MEC (0800 616161). S

É de exclusiva responsabilidade da IES divulgar a todo o corpo discente, inclusive mediante afixação em locais de grande circulação de estudantes e em suas páginas na internet, o inteiro teor deste Edital, bem como o disposto na Portaria Normativa MEC nº 6, de 2014. 5.5. Para os fins deste Edital, será observado o horário oficial de Brasília – DF.

5.6. Este Edital entra em vigor na data de sua publicação.

PAULO MONTEIRO VIEIRA BRAGA BARONE (Publicação no DOU n.º 145, de 29.07.2016, Seção 3, página 47)