Expressionismo e Vanguardas Europeias – Literatura Enem

Futurismo, Expressionismo, Cubismo, Dadaísmo, e Surrealismo - Relembre sobre os movimentos da Vanguarda Europeia nesta aula preparatória para as questões de Literatura Enem. Pronto para o desafio? Agora, vai ficar com tudo pra gabaritar literatura!

As Vanguardas Europeias dialogaram com os Modernistas no Brasil. Veja o que estava acontecendo na Europa nas primeiras décadas do Século XX. Entenda o Futurismo, o Cubismo e o Dadaísmo. No final do post tem aula gratuita e um Simulado Enem para você. O Futurismo inaugura as Vanguardas Europeias:

O Futurismo foi um movimento surgido na Itália pelas mãos do escritor Filippo Tomasso Marinetti, com o seu Manifesto Futurista. O texto foi publicado no jornal Le Figaro, Em 1909. Era uma tentativa de romper com a cultura opressiva que dominava o ambiente cultural da Itália. Veja na imagem uma obra futurista de Fortunato Depero, chamada Arranha-céus e túneis, de 1930.O Futurismo pregava o dinamismo, a adequação da arte à vida moderna, com novas formas e novo estilo.

A proposta de Marinetti era convocar ‘todos aqueles que se considerassem jovens, bonitos e revolucionários e capazes de inventar um novo conceito de vida’ (fonte: https://goo.gl/vZO2cy).  Estava feita a convocação para o surgimento das Vanguardas Europeias.

O propósito do Futurismo repudiava tudo que lembrasse o passado, queria a demolição dos museus e das bibliotecas; no seu amor à velocidade, exaltou o culto ao perigo; nacionalista apaixonado, exaltou a violência e a guerra e teve no Fascismo italiano seu herdeiro doutrinário no campo político.

Introdução às Vanguardas Europeias.

Confira agora com a professora Camila Zuchetto, especializada em Literatura e História da Arte, uma síntese sobre as Vanguardas Europeias:

O Expressionismo

O Expressionismo é um movimento surgido na Alemanha no início do século XX e que visava à expressão das vivências íntimas, da reação subjetiva aos estímulos exteriores, buscando “a verdade atrás das coisas”. Ao expressionista não interessa a realidade circundante, e sim o que desperta em seu interior.

O Expressionismo Alemão

Movimento surgido na Alemanha no início do século XX e que visava à expressão das vivências íntimas, da reação subjetiva aos estímulos exteriores, buscando “a verdade atrás das coisas”. Ao expressionista não interessa a realidade circundante, e sim o que desperta em seu interior.Os maiores destaques do Impressionismo Alemão foram no cinema. Veja na imagem uma cena de Metrópolis, fiome que se tornou um clássico de Fritz Lang, em 1927.

Outro filme que entrou para a história do Impressionismo Alemão foi  ‘O Vampiro de Dusseldorf’, em 1931, do mesmo diretor.

Resumo do Expressionismo

Aprenda  no resumo da professora Camila Brambilla, do canal do Curso Enem Gratuito, as dicas básicas de literatura sobre o movimento expressionista.

Picasso e o Cubismo

Movimento nascido em 1907, das experiências de Pablo Picasso na pintura, valorizando as formas geométricas e, ao mesmo tempo, revelando um objeto em seus múltiplos ângulos. Na literatura o que vogava era “as palavras em liberdade”, a “invenção de palavras”, e se propunha a “destruição das sintaxes já condenadas pelo uso”.

A estratégia criava um texto marcado pelos substantivos soltos, jogados aparentemente de forma anárquica, e pelo menosprezo dos verbos, adjetivos e pontuação.

Pregava-se ainda a utilização do verso livre e a consequente negação da estrofe, da rima e da harmonia. Picasso levou o conceito para as telas, e produziu obras que se tornaram ícones daquela época. Observe:Guernica, de Picasso, um rei nas Vanguardas EuropeiasVeja na imagem acima o clássico mural Guernica, de Picasso, retratando a cidade  dilacerada na Guerra Civil Espanhola (1936-1939), durante bombardeio promovido pela Alemanha e pela Itália em apoio aos falangistas de Francisco Franco, que implantou uma ditadura fascista no país.

Resumo das Vanguardas Europeias:

Saiba mais sobre as Vanguardas Europeias nesta aula do professor Rolo!

Valeu pra você? Sim, com certeza. O professor Rolo é show!

O Dadaísmo

Movimento literário, mais precisamente poético, surgido na França durante a Primeira Guerra Mundial. Os dadaístas procuravam libertar as palavras de seu sentido lógico, cotidiano, associando-as desordenadamente à procura de sentidos e efeitos diferenciados. Leia esta Receita para fazer um poema dadaísta, do romeno Tristan Tzara:

  • Pegue um jornal. Pegue uma tesoura.
  • Escolha no jornal o artigo do tamanho que você deseja dar a seu poema.
  • Recorte o artigo.
  • Recorte em seguida com atenção algumas palavras que formam esse artigo e meta-as num saco.
  • Agite suavemente.
  • Tire em seguida cada pedaço um após o outro.
  • Copie conscienciosamente na ordem em que
  • Elas são retiradas do saco.
  • O poema se parecerá com você. E ei-lo um escritor infinitamente original e de uma sensibilidade grandiosa; ainda que incompreendido do público.

O Surrealismo

Corrente estético-filosófica surgida na França depois da Primeira Guerra. Pregava a sondagem do mundo interior, em busca do homem primitivo, da libertação do inconsciente, da valorização do sonho.

O maior autor do surrealismo foi o espanhol  (da Catalunha) Salvador Dali, que encantou o mundo com seus objetos derretidos em paisagens surreais. figura_08.jpgVeja nesta imagem acima o quadro A Persistência da Memória.

Simulado Enem Gratuito sobre as Vanguardas Europeias:

Teste agora o seu nível em 10 questões online sobre as Vanguardas Europeias. O Gabarito sai na hora, com aulas de reforço para os temas que você não acertar de primeira. Confira aqui na imagem > Simulado Enem sobre as Vanguardas Europeias

O que foi o Concretismo

E aproveite para saber mais sobre o Concretismo com a prof. Camila

Desafios

Questão 01

Em dezembro de 1917, Anita Malfatti realizou em São Paulo uma exposição de arte com cinquenta e dois trabalhos que apresentavam forte tendência expressionista, dentre os quais “A estudante russa”.

Sobre a obra, é correto afirmar:figura_09.jpg

A estudante russa, 1917.

a) O tratamento realista que recebeu tornou-a alvo de críticas mordazes dos modernistas durante a exposição de 1917.

b) Revela o principal objetivo dos artistas modernistas brasileiros: a elaboração de obras de difícil compreensão para o público.

c) É resultado da busca de padrões acadêmicos europeus para a reprodução da natureza com o máximo de objetividade e beleza.

d) Marca o rompimento com o belo natural na arte brasileira, refletindo a liberdade do artista na interpretação do mundo.

e) Demonstra uma artista ligada a movimentos sociais.

Gabarito: D

Questão 02

Observe a obra “A Negra”, de Tarsila do Amaral, e responda às questões 02 e 03.figura_10.jpg

A Negra, 1923.

Dica 1 – Conheça a história a as obras dos principais mestres da Literatura Brasileira em mais uma aula de Literatura Enem. Estude agora sobre a vida de Lima Barreto – https://blogdoenem.com.br/lima-barreto-literatura-enem/

Em “A Negra”, Tarsila estabelece um diálogo entre uma poética construtiva europeia e uma das vertentes do modernismo brasileiro. São elas, respectivamente:

a) Cubismo e Movimento Pau-Brasil.

b) Futurismo e Movimento Pau-Brasil.

c) Surrealismo e Movimento Antropofágico.

d) Impressionismo e Movimento Antropofágico.

e) Expressionismo e Movimento Tropicalista.

Gabarito: A

Dica 2 – Conheça a história do autor de “O Sítio do Pica-Pau Amarelo” nesta aula de Literatura Enem sobre Monteiro Lobato – https://blogdoenem.com.br/monteiro-lobato-literatura-enem/

Questão 03

A partir da observação da figura, é correto afirmar que a obra apresenta:

a) Preocupação em retratar fielmente a realidade humana e social do país através de um tratamento formal naturalista.

b) Um afastamento da realidade física e humana do Brasil, a partir da adesão aos postulados e procedimentos das vanguardas históricas europeias.

c) Características conservadoras contrárias às conquistas estéticas do Movimento Modernista Brasileiro.

d) Um espaço realista que representa um retorno aos valores plásticos do Renascimento italiano.

e) Uma relação entre imaginário popular e procedimentos plásticos extraídos das vanguardas europeias.

Gabarito: E

Dica 3 – Relembre sobre as principais características do Pré-Modernismo em mais esta aula de revisão para Literatura Enem – https://blogdoenem.com.br/pre-modernismo-literatura-enem/

Questão 04

Assinale a alternativa que menciona somente movimentos artísticos das Vanguardas Europeias.

a) Barroco, Rococó, Art-nouveau.

b) Expressionismo, Cubismo, Surrealismo.

c) Neoclassicismo, Impressionismo, Romantismo.

d) Pop-art, Dadaísmo, Futurismo.

e) Construtivismo, Concretismo, Naturalismo.

Gabarito: B

Questão 05

Em 1924, os surrealistas lançaram um manifesto no qual anunciaram a força do inconsciente na criação de novas percepções. Valorizavam a ausência de lógica das experiências psíquicas e oníricas, propondo novas experiências estéticas. Sobre o Surrealismo, é correto afirmar:

a) Acredita que a liberação do psiquismo humano

e dá por meio da sacralização da natureza.

b) Baseia-se na razão, negando as oscilações do temperamento humano.

c) Destaca que o fundamental, na arte, é o objeto visível em detrimento do emocionalismo subjetivo do artista.

d) Concede mais valor ao livre jogo da imaginação individual do que à codificação dos ideais da sociedade ou da história.

e) Busca limitar o psiquismo humano e suas manifestações, transfigurando-os em geometria a favor de uma nova ordem.

Gabarito: D

Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel